Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
20/09/2003 (Nº 6) Dinâmica: Sentindo e Percebendo o Ambiente
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=169 
  
Nova pagina 1

Dinâmica: Sentindo e Percebendo o Ambiente

Berenice Gehlen Adams

 

Objetivo: Sensibilizar utilizando os órgãos dos sentidos.  

Público Alvo: Crianças e adultos (se o grupo for novo - onde as pessoas não se conhecem - é necessária outra dinâmica de apresentação, antes de dar prosseguimento a esta).

Desenvolvimento:

- Atividade de relaxamento: Todos deitam, fecham os olhos, ouvem uma música suave, respirando profundamente até estarem relaxados (podemos utilizar recursos como incenso, sons, toque, visualização criativa, etc, para enriquecer a dinâmica).Alguém do grupo (ou o/a coordenador/a) lê (pausadamente) o texto que segue:

Sentindo o Ambiente

Através dos nossos sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição) é que percebemos o ambiente em que vivemos. Vemos, ouvimos, sentimos gostos, sentimos cheiros, percebemos se está frio ou quente. Cada uma destas sensações nos traz emoções. Se vivermos em um ambiente saudável, limpo, tranqüilo, arborizado, nossas emoções certamente serão agradáveis, mas, se vivermos em um ambiente sujo, mal-cheiroso, agitado, barulhento, sem plantas, nossas emoções serão desagradáveis. É importante percebermos o quê o meio nos passa, para que possamos compreender o quanto um ambiente equilibrado e cuidado é fundamental para a qualidade de vida.

O ambiente urbano é um ambiente agitado, onde as pessoas vivem fundamentalmente para trabalhar. Nossa sociedade está voltada para a produção de bens de consumo e é difícil escaparmos  ilesos desta maneira de viver. Como não podemos “escapar” desta forma de organização social, temos que encontrar uma forma de conviver com esta realidade. Nosso corpo necessita de uma atenção especial para conservar a saúde física, mental e espiritual. Por isto, é fundamental que dediquemos um tempo na semana para estarmos em um ambiente que favoreça, através dos nossos sentidos, um resgate à tranqüilidade, ao equilíbrio. Pode ser uma praça, um parque, um quintal, um jardim, ou até mesmo um local tranqüilo dentro de seu próprio lar.

- Após a leitura, pedir que cada um abra os olhos, começando a  movimentar-se lentamente, espreguiçando-se, esticando bem todas as partes do corpo.

- Formar quatro grupos.

- Discutir sobre o texto, dando ênfase para as sensações percebidas.

- Solicitar que cada grupo liste sugestões de atividades que possam favorecer a percepção ambiental, como, por exemplo, andar descalço na terra, na grama, no piso; olhar para o céu.

- Cada grupo vai à frente e comanda o grande grupo, aplicando as atividades que foram listadas, vivenciando as sensações de cada ação.

- Confeccionar um cartaz com as atividades sugeridas, por exemplo: sinta mais a vida... Ande de pés descalços, Respire com tranqüilidade, etc.

Referências da Atividade: Esta atividade é sugerida para a conscientização quanto à forma de vida que levamos. A rotina corrida não permite a utilização dos nossos órgãos dos sentidos, de uma forma mais consciente. Nesta dinâmica estaremos proporcionando a sensibilização através dos sentidos.

Ilustrações: Silvana Santos