Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
16/12/2013 (Nº 46) O CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO “LATU SENSU” EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1683 
  

O CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO “LATU SENSU” EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS DE JABOTICABAL

 

Mario Marcos Lopes¹; Fernando Frachone Neves²

 

 

¹Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UNIARA), Tutor do Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Faculdade São Luís de Jaboticabal. Rua Floriano Peixoto, 839-873 - Centro - Jaboticabal - SP - CEP 14870-370; mmarlopes@ig.com.br

²Doutor em Biologia Comparada (FFCLRP-USP), Coordenador e Docente do Curso de Pós-Graduação em Direito e Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal.

 

Resumo: Este artigo busca discutir e caracterizar o Curso de Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Faculdade São Luís de Jaboticabal - SP, identificando seu papel estruturante quanto ao desenvolvimento da temática socioambiental. Entende-se a pós-graduação, como um espaço propício para um programa ambiental, por ter maior abertura para a incorporação interdisciplinar da dimensão ambiental. A presente pesquisa aponta para uma comunidade nascente de pesquisadores envolvidos na produção do conhecimento relacionado à educação ambiental, propiciando uma nova maneira de agir, além de contribuir como um espaço positivo para discussões da própria reformulação estrutural dentro dos espaços acadêmicos, pois ao buscar articulação multidisciplinar que permita integrar as diversas áreas de conhecimento, pode tentar romper com o modelo estrutural cartesiano que ainda prevalece em algumas instituições.

 

Palavras-chave: Especialização; Educação; Interdisciplinaridade

 

INTRODUÇÃO

 

Cada vez mais, torna-se indispensável, que a educação ambiental esteja em discussão no ensino superior. A universidade, visto como instituição de investigação e centro de educação tem papel essencial na reconfiguração do mundo, devendo assumir maior responsabilidade no processo de produção e profusão do conhecimento, dentro da temática ambiental, nos sistemas de educação.

A urgência e necessidade de formação de educadores ambientais decorre de preceitos hauridos em diversos fóruns internacionais, como Estocolmo (1972) e Tbilisi (1977), que recomendaram e delimitaram diretrizes para a educação ambiental no contexto educacional, com vistas ao princípio do desenvolvimento sustentável, além de grande diversidade de eventos nacionais, regionais e locais sobre a conexão meio ambiente e universidade, que contribuíram na apreciação do papel da universidade como espaço de vinculação com a temática ambiental.

Nesse contexto, estudos realizados por diversos pesquisadores (MORALES, 2009; CARVALHO; TOMAZELLO e OLIVEIRA, 2009; ZAKRZEVSKI; DEFFACI e LOSEKANN, 2006), chegam a constatações que o ensino superior deve contribuir direta e indiretamente na formação de educadores ambientais. Para Heemann (2001, p.15) “o processo de formação do pesquisador [...] passa por um entendimento sobre a finalidade primordial da pós-graduação”.  Assim observa-se que a formação em educação ambiental se dá no ensino superior, e especificamente na pós-graduação que está ocorrendo essa inserção ambiental com mais intensidade, sendo que a temática ambiental na educação ambiental tem encontrado na pós-graduação sua porta de entrada.

Assim, este artigo busca discutir e caracterizar o Curso de Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Faculdade São Luís de Jaboticabal, identificando seu papel estruturante quanto ao desenvolvimento da temática socioambiental na sociedade de inserção desta Instituição de Ensino. Para tanto, foram pesquisados o Plano do Curso e outros documentos correlatos, com o objetivo de conhecer sua dimensão político-pedagógica e trajetória.

Alicerçada nesta ideia, destaca-se neste cenário a inserção da Educação a Distância articulada a Educação Ambiental, a qual traz elementos inovadores nos sistemas educativos.

 

MATERIAL E MÉTODO

 

A presente pesquisa é um diagnóstico da penetração da temática ambiental inserida por intermédio da Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal, realizada a partir do levantamento de dados (Projeto Pedagógico, Relação de Alunos, Trabalhos de Conclusão de Curso, etc.) no acervo do Curso de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Instituição de Ensino pesquisada. Além disso, foi realizada pesquisa bibliográfica, para estudo de trabalhos científicos que abordem o “estado da arte” sobre a temática.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

A pós-graduação parece ser o espaço mais conveniente de um programa ambiental específico, por ter maior abertura para a incorporação interdisciplinar da dimensão ambiental.

Frente a isso, essa pesquisa buscou conhecer a Especialização “Lato Sensu” em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável para melhor compreender esse processo frente a formação de profissionais em educação ambiental. O curso de especialização em estudo foi autorizado pela Portaria Ministerial nº 2584 de 22 de Julho de 2005, na sede (Jaboticabal) e nos pólos, onde houvesse demanda, e tendo inicio já em 2005 com a 1ª turma, na modalidade presencial. A denominação inicial “Educação Ambiental” foi ampliada para “Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável”, visando ampliar os objetivos do curso que buscam uma visão holística, pautada numa proposta pedagógica direcionada para a sustentabilidade da vida na biosfera (FACULDADE, 2009), em alinhamento à Política Nacional da Educação Ambiental (Lei 9.795/99).

Nesta trajetória, em dezembro de 2011, o Curso em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável passa também a ser oferecido na modalidade a distância (EAD), contribuindo para a democratização do conhecimento.

A Educação Ambiental e a Educação a Distância são dois campos que cada vez mais passam a se encontrar, constituindo novas redes culturais, ressignificando compreensões de mundo e contribuindo com práticas horizontais na construção de saberes.

Por se tratar de um tema interdisciplinar, ou seja, que transpassa todas as áreas do conhecimento, o curso atrai docentes com formação diversificada, o que compõe um mosaico de diversas áreas de conhecimento. Tais docentes contribuem para uma abordagem socioambiental de modo multidisciplinar, não somente com sua experiência práticas, mas com as reflexões e a produção de conhecimentos com ênfase na relação entre o ser humano e a natureza, subsidiado em um campo heterogêneo e interdisciplinar que é a educação ambiental.

O curso de Pós-graduação em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Faculdade São Luís de Jaboticabal, apresenta objetivos inovadores que estão centrados em: capacitar, teórica e tecnicamente, profissionais de todas as áreas, no intuito de expandir seus conhecimentos na área, a fim de buscar possíveis soluções para os problemas ambientais, que dizem respeito ao futuro da humanidade; propiciar oportunidade de desenvolver valores e atitudes que sustentem o desafio de empregar tempo e esforço, para proteger o meio ambiente; e criar novas formas de conduta, em indivíduos, grupos e na sociedade em geral, em relação à preservação da biodiversidade que começa na escola (FACULDADE, 2009). Para alcançar esses objetivos principais, o curso busca:

a) Capacitar os profissionais que possam contribuir, decisivamente, para explicitar os vínculos de sua área com as questões ambientais, visando à preservação do planeta para as futuras gerações;

b) Formar um profissional consciente capaz de atuar em gestão ambiental,  junto a empresas públicas e privadas, com consultoria técnica de atividades e também em políticas públicas na área de preservação ambiental.

Frente ao objetivo do curso, percebe-se que esses estão focados na formação do profissional, buscando formar diversos profissionais para que possam analisar as questões socioambientais segundo as relações sociedade, natureza e educação e, refletir sob as bases epistemológicas do conhecimento ambiental, da educação ambiental e do desenvolvimento, por meio de práticas interdisciplinares.

No núcleo das disciplinas específicas, conforme as ementas, o conhecimento a ser trabalhado está situado nas discussões e reflexões ao entorno da relação natureza-educação-sustentabilidade. O curso é divido em 4 (quatro) eixos temáticos que discutem os temas da conservação dos recursos naturais e equilíbrio ecológico, percepção e educação ambiental e desenvolvimento sustentável e meio ambiente; e ainda o processo de produção do conhecimento científico.

Nota-se também que, a relação entre a teoria e a prática estão presentes em todos os assuntos a serem abordados, estabelecendo momentos de reflexão crítica para analisar, discutir, contestar e identificar os campos de disputas que permeiam a apropriação do significado da temática, conforme consta nas ementas do curso.

Observa-se ao decorrer do curso um elevado aumento do número de profissionais que procuram essa área de estudo. Os egressos (modalidade presencial) que concluíram entre os anos de 2005 a 2012 somam 750 (setecentos e cinquenta) alunos, provenientes de várias áreas do saber: Agronomia, História, Administração, Direito, Arquitetura, Ciências Econômicas, Turismo, Ciências Sociais, Artes, Pedagogia, Física, Engenharia Civil, Veterinária, Biologia e Geografia, o que evidencia a diversidade de olhares e percepções voltados para a unidade socioambiental, provenientes, dos diversos núcleos: São Vicente (SP), Poços de Caldas (MG), Santo André (SP), Sorocaba (SP), São Paulo (SP), Perdões (MG), Santos (SP), São Carlos (SP), entre outros.

Nota-se uma comunidade nascente de pesquisadores envolvidos na produção do conhecimento relacionado à educação ambiental, propiciando uma nova maneira de agir.

Diante desse processo ação-reflexão-ação, encontram-se os trabalhos monográficos, que em sua maioria, após problematização e construção teórica, refletem a intervenção prática a partir do fazer reflexivo. O ensino formal foi o nível de ensino investigado pela maioria dos trabalhos, através do levantamento das concepções, práticas, procedimentos e objetivos da educação ambiental junto a professores e alunos. Poucos trabalhos revelaram o processo de ensino e aprendizagem da temática desenvolvida pelos professores. Entretanto, observa-se uma diversidade de objetos de estudo e de enfoques, contribuindo positivamente para a evolução do campo da pesquisa em educação ambiental.

 

CONCLUSÕES

 

O curso de pós-graduação em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável vem alcançando bons resultados, devido à busca dos alunos por esse novo campo de trabalho.

A Educação Ambiental ancora a importância e a responsabilidade das instituições educacionais de inserir a dimensão ecológica no cotidiano, fazendo com que o ambientalismo não seja apenas um modismo, mas incorporado aos espaços acadêmicos, aos projetos de vida, despertando assim a criticidade na análise dos problemas que a humanidade atravessa, buscando estratégias que possam garantir uma vida mais sustentável. Nessa mesma linha, a Educação a Distância vem transformar os métodos de ensino e contribuir com a disseminação do conhecimento e formação de educadores ambientais.

Desta forma, a Faculdade de Educação São Luís, na tentativa de superar o conhecimento simplificador, por meio da complexidade ambiental, contribui com a formação em educação ambiental que, focada na prática socioambiental, torna-se transformadora, crítica e reflexiva.

O trabalho aqui exposto é um convite para que outros contextos de formação e, principalmente os idealizadores dos cursos de pós-graduação Lato-sensu também possam refletir, discutir e experienciar o processo coletivo de pensar a formação em educação ambiental.

 

REFERÊNCIAS

 

CARVALHO, L. M.; TOMAZELLO, M. G. C.; OLIVEIRA, H. T. Pesquisa em educação ambiental: panorama da produção brasileira e alguns de seus dilemas. Cad. Cedes, Campinas, v. 29, n. 77, p. 13-27, jan./abr. 2009.

FACULDADE São Luís. Projeto pedagógico do Curso de Especialização, Lato Sensu “Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável”. Jaboticabal: FSLJ, 2009.

HEEMANN, A. A finalidade da pós-graduação. In: Tecnologia, sociedade e meio ambiente. Curitiba: CEFET, p. 15-20, 2001. Publicação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia.

MORALES, A. G. M. A formação dos profissionais educadores ambientais e a universidade: trajetórias dos cursos de especialização no contexto brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, n.34, pp. 185-199, 2009.

ZAKRZEVSKI, S. DEFFACI; A. C.; LOSEKANN, C. C. A pesquisa em educação ambiental nos programas de pós-graduação stricto sensu: um estudo nas universidades gaúchas. UNIrevista, v. 1, n. 2, ab., 2006.

Ilustrações: Silvana Santos