Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Breves Comunicações
16/12/2013 (Nº 46) A QUESTÃO AMBIENTAL E SUA ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PIO XII E ALCIDES MARQUES, JAGUARÃO-RS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1656 
  

A QUESTÃO AMBIENTAL E SUA ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PIO XII E ALCIDES MARQUES, JAGUARÃO-RS

 

 

RODRIGUES, Thiago

tsoaresrodrigues@bol.com.br

 

Resumo

Este trabalho constitui parte da pesquisa que estamos desenvolvendo para o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, cujo objetivo é fazer uma reflexão a respeito do ensino sobre meio ambiente nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Para posteriormente refletirmos sobre o trabalho deste tema em Geografia, e, dessa forma, compreender qual sua importância para essa fase de escolaridade com vistas ao desenvolvimento geral da criança. Para isso dividimos esse trabalho em dois momentos a fim de fazer uma reflexão sobre o modo como ensino da Geografia foi inserida no currículo nas Séries Iniciais. Primeiramente refletindo sobre os encaminhamentos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino de Geografia nas Séries Iniciais. Posterior, analisamos os conteúdos previstos através da matriz curricular do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais Alcides Marques e Pio XII. As escolas trabalham dentro de suas possibilidades, no entanto para que se trabalhe o que está previsto nos PCNs, se faz necessário recursos que subsidiem o trabalho do educador nos mais diversos projetos que tratam a problemática ambiental. Contudo, o PCN se apresenta como um referencial para professores. Assim, se trabalhado de acordo com a proposta inicial do documento, os conteúdos podem se transformar em ganchos para possíveis conexões entre os temas transversais e a matéria corrente do ensino formal. A análise documental nos permitiu perceber a riqueza de possibilidades que se pode tratar a questão a partir da análise curricular. Ao fazer esta análise documental, chegamos ao nosso objetivo de saber como é tratada a questão ambiental no âmbito da Geografia. Esperamos que a escolha de analisar uma proposta curricular à luz dos PCN’s possa servir como base para a nossa formação acadêmica.

 

Palavras-chave: Geografia, Educação Ambiental, PCN’s.

 

 

 

Introdução

Este trabalho constitui parte da pesquisa que estamos desenvolvendo para o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, cujo objetivo central é fazer uma reflexão a respeito do ensino sobre meio ambiente nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais Alcides Marques e Pio XII, para posteriormente podermos refletir sobre o trabalho deste tema em Geografia, e, dessa forma, compreender qual sua importância para essa fase de escolaridade com vistas ao desenvolvimento geral da criança.

 

Metodologia

            Para isso dividimos esse trabalho em dois momentos a fim de fazer uma reflexão sobre o modo como ensino da Geografia foi inserida no currículo das escolas em referência. Primeiramente refletindo especificamente sobre os encaminhamentos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino de Geografia nas Séries Iniciais.

 

Resultados e discussões

            No que diz respeito, a concepção de trabalho com a questão ambiental, o documento do MEC é enfático ao afirmar que há uma necessidade de se formar cidadãos conscientes que decidam e se comprometam com a realidade socioambiental.

Neste sentido, no que se refere à apresentação conceitual do tema, pode-se afirmar que o documento expõe uma postura crítica quanto à realidade e visando sua transformação.

Quanto à concepção de Geografia apresentada nos Currículos, esta não está tão explicitada, não apresentando suas etapas e objetivos onde deparamos aí com uma Geografia Tradicional, pouco crítica, porém o documento deixa claro que a abordagem crítica é a que melhor contempla a ideia defendida nos PCNs, na qual objetiva formar pessoas conscientes e críticas, capazes de transformar o espaço.

        

 

“A principal função do trabalho com tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso é necessário que mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de procedimentos. E esse é um grande desafio para a educação.” (PCN,p.1871998)

 

Contudo, o PCN se apresenta como um referencial para professores e não como uma regra. Assim, se trabalhado de acordo com a proposta inicial do documento, os conteúdos podem se transformar em ganchos para possíveis conexões entre os temas transversais e a matéria corrente do ensino formal.

 

Considerações Finais

            Este trabalho teve a intenção de apresentar as aproximações da disciplina Geografia com a Educação Ambiental se apropriando dos conteúdos propostos pelos PCNs.

A análise documental nos permitiu perceber a riqueza de possibilidades que pode-se tratar a questão a partir da análise de diversos aspectos da prática docente. Ao fazer esta análise documental, chegamos ao nosso objetivo de saber como é tratada a questão ambiental no âmbito da Geografia.

Esperamos que a escolha de analisar uma proposta curricular à luz dos PCN’s possa servir como base para a nossa formação como acadêmico-pesquisadores e que desta forma a nossa própria prática como docente possa enriquecer essas considerações teóricas e fornecer ferramentas para fazer uma análise crítica de nossa prática docente no que trata a Educação Ambiental.

 

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia Brasília: MEC/SEF, 1997.

 

BRÜGGER, P. Visões estreitas na educação ambiental. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 24, n. 141, p. 62-65, 1998.

 

CARVALHO, I.C.M. Territorialidades em lutas: uma análise dos discursos ecológicos. Brasília: Secretaria do Meio Ambiente, Instituto Florestal, 1991. 56 p. (Série Registros, 9).

 

Ilustrações: Silvana Santos