Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
O que fazer para melhorar o meio ambiente
16/12/2013 (Nº 46) FESTAS SUSTENTÁVEIS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1642 
  
FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL

O QUE FAZER PARA MELHORAR O MEIO AMBIENTE

Leonardo Francisco Stahnke – Biólogo

leosinos@gmail.com

 

 

 

FESTAS SUSTENTÁVEIS

Leonardo Francisco Stahnke – Biólogo

 

 

Com a chegada do final do ano e das férias, aumentam as festividades e, com isso, o volume de resíduos que são enviados aos aterros sanitários, muitos dos quais sem sequer passar por uma usina de triagem previamente. Assim, práticas simples na preparação e também durante as festividades podem auxiliar com a sustentabilidade planetária, diminuindo a exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis e o consumo de energia; evitando a poluição do solo, da água e do ar; melhorando a qualidade do composto produzido a partir da matéria orgânica; reaproveitando materiais que iriam para o aterro sanitário; diminuindo o desperdício; gerando renda pela comercialização de recicláveis; diminuindo os gastos com a limpeza urbana; além de criar oportunidade de fortalecer organizações comunitárias, gerando empregos.

  Espaço:

Áreas abertas, em espaços naturais, são boas ideias para se reenergizar e colocar seus convidados para perceberem também esses benefícios. Parques, jardins botânicos e até mesmo zoológicos são ótimos espaços para comemorações, pois além de terem grandes espaços para brincadeiras e dinâmicas ao ar livre, propiciam condições para o conhecimento sobre a fauna e flora locais, evitam o consumo de energia (ar-condicionado, lâmpadas, etc) e favorecem a prática de exercícios ao invés de jogos eletrônicos.

  Decoração:

Evite copos, utensílios, pratos, guardanapos e embalagens excessivamente descartáveis, mas se necessários, priorize aqueles que podem ser reutilizados. De preferência para copos de vidro e pratos de porcelana, evitando detergentes que não sejam biodegradáveis.

Instale coletores seletivos em toda a área do evento, faça cartazes para orientação dos convidados e destine os resíduos produzidos às cooperativas de catadores.

  Convites:

Envie convites virtuais, mas caso optar por impressões, faça de modo a reutilizar o papel em ambos os lados, priorizando papeis não clorados e usando fontes que reduzam o consumo de tinta (ecoeficientes).

  Comes e Bebes:

Na alimentação, evite consumir alimentos ameaçados de extinção (como palmito) ou que não foram localmente produzidos. Alimentos produzidos a grandes distâncias, fora de sua estação ou sem certificação orgânica geralmente gastam muitos insumos devido às dificuldades de mobilidade, de controle de pragas ou de adequação e fertilização do solo, podendo conter pesticidas oriundos de práticas agrícolas não sustentáveis.

Prefira sucos naturais aos refrigerantes, açúcar mascavo ao açúcar cristal, e reduza o consumo de carnes e alimentos gordurosos que trazem prejuízos à saúde.

Durante e após a festa os resíduos devem ser descartados adequadamente para posterior reciclagem ou compostagem. Os alimentos não consumidos devem ser doados a instituições que os necessitam.

  Presentes:

Os presentes devem ser bem pensados, de modo a avaliar sua utilidade, durabilidade e a possibilidade de reutilização ou reingresso nas cadeias produtivas. Use a criatividade e tente produzir você mesmo um presente personalizado e interessante.

Fomente o artesanato e reflita sobre como algumas lojas podem vender produtos por R$1,99? Seria salutar a qualidade desses produtos e de seus trabalhadores? Passariam esses por alguma inspeção sanitária de modo a avaliar sua segurança ou a presença de elementos contaminantes?

Reutilize as embalagens e evite rasga-las ao desembrulhar. Nunca amasse o papel, pois essa prática quebra as fibras impossibilitando sua reciclagem.

 

 

Guirlandas, árvores de Natal e muitas outras opções de decoração podem ser produzidas a partir de materiais que antes seriam descartados.

Foto: Blog Toque de Magis

Ilustrações: Silvana Santos