Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
16/12/2013 (Nº 46) EDITORIAL 46ª EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO – DEZ/2013
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1636 
  

EDITORIAL 46ª EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO – DEZ/2013

Este é sempre um período do ano de muita agitação, correria, falta de tempo, mas também, de muita satisfação, pois é tempo de festas, comemorações e, também, do lançamento da revista Educação Ambiental em Ação.

O trabalho, que é realizado por uma equipe que se conecta de norte a sul, há mais de 10 anos, é reconhecido nacionalmente por todos aqueles que se preocupam em promover ações para uma mudança de paradigma, e não são poucas pessoas.

Atualmente, o contador da revista ultrapassa quatro milhões e meio de visitantes. Certamente, cada uma destas pessoas vem até a revista para colher ideias que aqui são plantadas para serem multiplicadas, então, pode-se dizer que a revista é um viveiro virtual ecológico de ideias e práticas de educação ambiental, e é isto o que a revista representa para mim. Trocando ideias com alguns membros da nossa equipe, considerei importante trazer o que alguns deles pensam e sentem em relação a este trabalho.

O Julio Trevisan, que é um dos editores responsáveis - além de ser o arquiteto virtual da revista e nosso mentor para os assuntos da web -, percebe a revista como um movimento que segue em direção da promoção de um reencontro do ser humano com a sua natureza, através da difusão de ideias conscientizadoras e de conteúdos práticos que podem inspirar ou ser utilizados na realização de novos projetos ligados a Educação Ambiental e sustentabilidade. Para ele, o fundamental mesmo é nos tornarmos consumidores conscientes e nos deixa esse recado: “Antes de comprar algo novo, dê um passo atrás e se pergunte se você realmente precisa daquilo”. 

Sandra Barbosa, outra editora responsável, diz que a Revista Educação Ambiental em Ação reflete um exercício diário para sermos mais complacentes, mais flexíveis. Para ela é um aprendizado constante, principalmente com a leitura dos trabalhos que recebe. Com isto pode perceber que a Educação Ambiental já suplantou os conceitos básicos, e que hoje está trilhando o caminho da sustentabilidade ambiental. A revista, segundo Sandra, contribui para que a Educação Ambiental seja uma ferramenta de melhor aplicabilidade para que o sistema ambiental mantenha equilíbrio e se torne sustentável. Salienta, também, que a Educação Ambiental é feita por uma infinidade de pessoas, profissionais ou não, mas incondicionalmente dedicados a trabalhar pela preservação do Planeta, e que a publicação vem sendo uma ferramenta, ao longo dos anos, que contribui para que as mudanças, projetadas e desejadas, sejam aplicadas  e os resultados divulgados para que outros reproduzam o que for possível em suas atividades. Sandra nos deixa a seguinte mensagem: “Ano novo, vida nova! Devemos acreditar e repetir este mantra como uma referência para incorporar ações e realmente promover mudanças, assim, cada ano novo estaremos atentos aos princípios da sustentabilidade”.

Para Cláudia Mariza Brandão, que é responsável pela seção Arte e Meio Ambiente, a revista representa a circulação de ideias e ideais contribuindo significativamente para a democratização do conhecimento. Ela nos deixa a seguinte mensagem: “Os sonhos e as fantasias não se modernizam tão rapidamente quanto nossas ações”. (Gaston Bachelard)

Para o Leonardo Stahnke, que cuida de três seções: Você sabia que?/ Sugestões bibliográficas/ O que fazer pelo meio ambiente, a revista é uma ferramenta muito importante para difundir os preceitos e práticas da Educação Ambiental às diferentes pessoas que fazem dessa metodologia um meio de buscar um planeta mais sustentável (ecologicamente equilibrado, socialmente justo, economicamente viável, saudável e amoroso). Através dela multiplicam-se e potencializam-se saberes e práticas para uma compreensão mais holística do mundo, dando visibilidade às ações educativas brasileiras, cujas espécies, biomas e impactos são peculiares, assim como as ideias de seus educadores. E como mensagem ele nos deixa a seguinte frase: “Que a criatividade seja infinita para que os desafios socioambientais possam, a cada novo dia, serem superados por meio da educação e de pessoas cada vez mais conscientes”.

Valdir Lamim-Guedes, que contribui com artigos e é responsável pela seção Práticas de Educação Ambiental diz que, para ele, a revista representa duas situações: aprendizado e mãos a obra. Aprendizado porque desde 2011, ele tem a oportunidade de colaborar com a revista, tendo se confrontado com grandes desafios ao apresentar temas científicos em um formato que facilita a utilização por professores em suas aulas e em outras atividades de EA. Observou que as suas contribuições estão mais didáticas, críticas e reflexivas, e isto advém da grande aprendizagem nestes anos junto à revista. Para ele, a convivência com a equipe da revista proporciona diversos momentos de aprendizagem. E justifica a segunda situação: mãos a obra porque sente que está fazendo alguma coisa que pode ter um desdobramento prático. Ele destaca, ainda, o perfil “híbrido” da revista, que publica artigos, atendendo demandas acadêmicas de autores do Brasil e exterior (inclusive tendo Qualis), assim como também publica materiais para os professores usarem em suas atividades educativas e, segundo Valdir, este perfil é raro no País, o que coloca a revista em um nicho restrito e de grande relevância. “O número de visitas ao site da revista é uma demonstração do papel que ela desempenha na área de EA no Brasil”, diz Valdir, que nos deixa esta mensagem: “Usei uma frase algumas vezes este ano para estimular as mudanças de comportamento de alunos de um curso de formação continuada em Educação Ambiental e Educação para a Sustentabilidade: “A proposta aqui é sair do ‘faça o que eu digo, não o que eu faço’ para ‘faça o que eu faço’, ou seja, para que sejamos exemplos da mudanças que propormos. Abraços e feliz 2014 a todos”.

Nossa equipe conta com uma participante da Argentina, a Esther Mónica Shocron, que é responsável pela seção Educação e também nos deixa suas impressões sobre a realização deste trabalho. Por sua originalidade e para um exercício da parte de quem não domina o espanhol, aqui vão suas palavras: “Para mí, “EA emAçao” es una inspiración grupal, que convoca a seres que celebran la vida en todas sus expresiones posibles y que -con su espíritu creativo-aportan semillas  de inspiración,para darnos a  toda la familia humana y planetaria, la oportunidad  de vivir en armonía y plenitude”.  Sobre como a revista contribui, de uma forma geral, para a efetivação da Educação Ambiental, ela destaca que é “através de experiencias personales compartidas, de  ideas creativas, de sugerencias sobre prácticas cotidianas y simples  que facilitan  la observación de uno mismo, la profundización de la sensibilidad yla expansión de la conciencia.  Através da difusão de idéiasconscientizadoras e conteúdospráticos que podem inspirar ou ser utilizados narealização de novosprojetos ligados a EA e sustentabilidade”. Como mensagem, Mònica deixa o seguinte recado: “Nos propongo ir al encuentro de  una vida planetaria más plena y luminosa, cultivando:

*Nuestra amorosidade *Delicadeza para expresar nuestros sentimentos *Un corazón abierto para recibir lo nuevo *Flexibilidad para aceptar lo distinto y lo que no podemos cambiar*Generosidad para compartir conocimientos y Humildad para transmitirlos*Sabiduría, para reconocer cuándo hacer y dejar de hacer; cuándo hablar y cuándo callar; cuándo parar y cuándo volver a avanzar*El hábito de cuidar de nosotr@smism@s, de los demás seres y de todo el planeta.

Nos propongo transitar un camino con corazón, recibiendo amorosamente lo que él nos vaya ofreciendo a cada paso, rescatando en todo momento aquella luz que resplandece detrás de la oscuridad... Porque una vida planetaria, sustentable y plena, ES POSIBLE!!! También depende de nuestra ACTITUD y BUENA VOLUNTAD.

Para Marina, que é responsável por uma das seções mais procuradas da revista, juntamente comigo, a de Dinâmicas, a revista Educação Ambiental em Ação significa recomeço, renovação, uma nova jornada, da Arquitetura para a Educação e o Meio Ambiente, novos olhares. Para ela a revista é uma ferramenta rápida, pois assim funciona a Internet, daquele instante que você se interessa e que você amplia seu campo visual em busca de novos saberes, novos olhares pelo bem coletivo. E para finalizar, ela nos deixa a seguinte mensagem:

Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem.

Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento,

Como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu.

O homem confiará no homem como um menino confia em outro menino.

(Thiago de Mello)

 

Além de contar com a contribuição trimestral de membros da equipe de trabalho, não poderíamos deixar de citar a importante contribuição de centenas de autores que enriquecem esta publicação com artigos de grande importância para o aperfeiçoamento de práticas educacionais. Esta edição, por motivos adversos, não apresenta todos os artigos aprovados, porém, excepcionalmente, faremos a inclusão dos materiais aprovados e que não constam na publicação até a data do lançamento, no mês de fevereiro de 2014, e desde já agradecemos pela compreensão dos autores, cujos artigos ficaram para serem incluídos em FEV/2014.

Por fim, é com a frase que nos motivou neste trimestre, que encerro este editorial, desejando a todos momentos inesquecíveis e felizes nesta troca de ano e um Natal muito abençoado...

 

"Somos moldados e guiados pelo que amamos."

(Johann Wolfgang Von Goethe)

 

 

Bere Adams e Equipe da Educação Ambiental em Ação

DEZ/2013

 

Ilustrações: Silvana Santos