Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Trabalhos Enviados
10/09/2018 (Nº 45) EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1608 
  
Folha de rosto

 

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

 

 

Morse Edson Pessoa Júnior/Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorando pela Universidade Federal de Pernambuco.

 

Instituição: Universidade Federal de Pernambuco

 

e-mail: morsejr@gmail.com

 

 

Resumo

 

A Educação Ambiental é uma proposta de filosofia de vida que resgata valores éticos, estéticos, democráticos e humanistas. Ela parte de um princípio de respeito pela diversidade natural e cultural, esse trabalho visa promover uma reflexão interdisciplinar sobre a degradação do meio ambiente para os educandos do colégio Pentágono. Foi proposto o tema de Educação Ambiental a coordenação do Pentágono Colégio e Curso, que oferece, ensino fundamental e ensino médio com aproximadamente 500 alunos, os alunos foram divididos em grupos e receberam temas diferentes para desenvolver as atividades com a orientação e participação do corpo docente da instituição. Todas as turmas apresentaram trabalhos bastante satisfatórios sobre os temas a eles solicitados. O trabalho com projetos é de suma importância para o aprendizado porque sai da rotina da sala de aula, onde eles são meros expectadores, e no trabalho com os projetos os alunos passam a ser os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, apresentando muitas contribuições para o bom funcionamento do projeto.

 

Introdução

 

A Educação é a base para o desenvolvimento de um país, pois através dela as pessoas têm subsídios para exigir seus direitos e cumprir os seus deveres, ou seja, as pessoas têm condições de desempenhar o seu papel de cidadão. É a participação cidadã que surge como "mola-mestra" na solução dos problemas ambientais e na proposta de conviver em sociedade e com a natureza. E essa participação assegura a convivência democrática, sustentável e harmônica dos seres humanos entre si e com o ambiente (VIEIRA 2011).

O mundo e a sociedade contemporânea estão passando por uma série de modificações, que indicam a necessidade de constante reavaliação daquilo que está se fazendo em educação, tentando alinhar este esforço à realidade que existe fora da instituição escolar. Esta reavaliação deve, portanto, também ser estendida à educação para o meio ambiente, constituindo-se num desafio sempre repensá-la no âmbito das instituições escolares (VEIGA et al, 2005, p.7).

A Educação Ambiental é uma proposta de filosofia de vida que resgata valores éticos, estéticos, democráticos e humanistas. Ela parte de um princípio de respeito pela diversidade natural e cultural, que inclui a especificidade de classe, etnia e gênero, defendendo, também, a descentralização em todos os níveis e a distribuição social do poder, como o acesso à informação e ao conhecimento. A Educação Ambiental visa modificar as relações entre a sociedade e a Natureza, a fim de melhorar a qualidade de vida, propondo a transformação do sistema produtivo e do consumismo em uma sociedade baseada na solidariedade, afetividade e cooperação, ou seja, visando a justa distribuição de seus recursos entre todos.

A educação ambiental se faz necessária não apenas nas aulas de biologia e ciências, visto que os problemas ambientais afligem a todos, e as ações para o bem do meio ambiente quanto para a degradação do mesmo, são prejuízo ou beneficio para toda a comunidade. Então esse trabalho visa promover uma reflexão interdisciplinar sobre a degradação do meio ambiente para os educandos do colégio Pentágono.

 

Metodologia

 

Foi proposto o tema de Educação Ambiental a coordenação do Pentágono Colégio e Curso, que oferece, ensino fundamental e ensino médio com aproximadamente 500 alunos, localizado na Rua Arão Lins de Andrade,s/n Piedade, no município de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, escola da rede particular de ensino.

Com o aceite por parte da coordenação e do conselho escolar, os alunos foram divididos em grupos e receberam temas diferentes para desenvolver as atividades, para o ensino fundamental o tema foi a reciclagem já para o ensino médio o tema foi a degradação ambiental. Com a participação de quase 100% do corpo docente desta unidade de ensino, foram construídas oficinas de reciclagem, para a produção de artesanatos, produção de vídeos e apresentações de danças artísticas sobre a degradação ambiental, foi também promovida uma palestra sobre biopirataria ministrada por um funcionário do IBMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais). As apresentações de todos os trabalhos foram realizadas no dia 07.06.2011, na escola (sala de aula, pátio e quadra), com a participação de todos da comunidade escolar, nos turnos da manhã e da tarde. Ao final do trabalho foi apresentado aos alunos um questionário com as seguintes questões: Você acha importante a reciclagem? Se você já tinha reciclado alguma coisa antes do projeto? Se gostou de participar do projeto? A escola deveria promover outros projetos?

 

Resultados e Discussão

 

Todas as turmas apresentaram trabalhos bastante satisfatórios sobre os temas a eles solicitados. As turmas do 6° ano e do 7° ano apresentaram uma oficina de reciclagem de papel, com as etapas de produção do papel reciclado e também com algumas produções com o papel já reciclado. Dentre essas turmas os alunos apontaram como importante a reciclagem de papel (tabela 01), e que seriam mais cuidadosos com o meio ambiente, ficando apenas um pequeno quantitativo de alunos que não quiseram participar sem dar a devida importância a reciclagem de papel e o meio ambiente. Pode - se observar que a maioria dos alunos se apropriou do assunto e que estavam dominando bem o assunto da reciclagem de papel. Os que participaram estavam muito seguros do que explicavam, demonstrando assim a importância de se trabalhar com projetos.

Nas turmas de 8° ano e 9° ano, foi promovida oficinas de reciclagem de garrafas pet, nas quais os alunos desenvolveram muitos produtos a base de garrafas pet, nessas turmas o conceito de educação ambiental não foi tão assimilado porque nem todos os alunos se empenharam na produção dos artigos reciclados, (tabela 01). As produções de materiais reciclados dessa turma foram bem diversificadas, como pufes de garrafas pet, abajur, flores, brinquedos, vassouras, dentre outras.

Os alunos do ensino fundamental do Pentágono Colégio e Curso, na sua grande maioria, assimilaram bem o projeto do meio ambiente (educação ambiental) participando de todas as atividades de produção e também no dia da apresentação dos trabalhos por eles produzidos.

Já no ensino médio, os alunos produziram pôsteres, vídeos e apresentações de dança sobre o tema da degradação ambiental, onde a participação foi da maioria dos alunos (tabela 01). Dos alunos que produziram pôsteres quase todos afirmaram conhecer as causas da poluição das águas e as formas de se evitar essa degradação do ambiente. Também afirmaram que a escola deveria ter mais essas formas de trabalho, visto que nesse dia não houve aulas tradicionais só as apresentações dos trabalhos produzidos por eles e orientados pelos professores (tabela 01).

Os alunos que ficaram com o tema da biopirataria, (tabela 01) e produziram uma apresentação em forma de dança, produziram vídeos e ainda promoveram uma visita de um representante do IBAMA para uma palestra sobre o tema na escola. Os alunos dessa turma se apropriaram bem do tema biopirataria e afirmaram que deveria acontecer mais desses eventos na escola. Os alunos que ficaram com o tema de degradação ambiental, produziram na sua grande maioria vídeos explicativos sobre a degradação dos ambientes, e também produziram um musical sobre a degradação ambiental, produziram panfletos e distribuíram na escola, nessa turma apresentou o índice de participação elvado (tabela 01).

Dentre todos os alunos do pentágono colégio e curso que participaram do projeto meio ambiente (educação ambiental) foram questionados por meio de um pequeno grupo de perguntas, e apresentou os seguintes resultados:

 

Tabela 01: Questionário apresentado aos alunos sobre o projeto ambiental do Pentágono Colégio e Curso

 

Série/

Perguntas

6 °

7 °

8 °

9 °

1 °

2 °

3 °

Você acha importante a reciclagem?

100%

95%

80%

95%

98%

100%

100%

Se você já tinha reciclado alguma coisa antes do projeto?

60%

45%

68%

87%

90%

93%

93%

Se gostou de participar do projeto?

100%

98%

97%

100%

99%

100%

100%

A escola deveria promover outros projetos?

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

 

O trabalho com projetos é de suma importância para o aprendizado porque sai da rotina da sala de aula, onde eles são meros expectadores, e com os projetos os alunos passam a ser os atores envolvidos no processo e apresentam muitas contribuições para o bom funcionamento do projeto. No trabalho realizado no Pentágono Colégio e Curso os alunos conseguiram um desempenho que em alguns casos foram semelhantes a alunos de cursos de graduação, demonstrando assim que basta incentivar que nossos alunos poderão chegar a resultados inimagináveis.

 

Referências

 

VIEIRA, JLA. 2011. Educação ambiental. http://educar.sc.usp.br/biologia/principal.html ultimo acesso dia: 09.05.13 as 19:46h.

 

VEIGA, A; et al. 2005. Um Retrato da Presença da Educação Ambiental no Ensino Fundamental Brasileiro: O percurso de um processo acelerado de expansão. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

 

Ilustrações: Silvana Santos