Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
31/05/2013 (Nº 44) Editorial - 44ª Edição da Educação Ambiental em Ação
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1538 
  
revista Educação Ambiental em Ação

Editorial

44ª Edição da Educação Ambiental em Ação

 

Há 11 anos, no dia 5 de junho, Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente, nascia a revista virtual Educação Ambiental em Ação. De lá para cá, nosso desafio de semear a práxis da educação ambiental só aumentou, e a nossa tarefa de promover mudanças necessárias para o restabelecimento de uma vida mais sadia e equilibrada, em todos os sentidos, permanece como nosso maior desafio.

 

A frase que nos inspirou nesta edição é de Humberto Maturana, Chileno, Doutor em Biologia pela Universidad Harvard. Para ele,  ”a partir do momento que descobrimos existir um nó, somos obrigados a desatá-lo”. Fizemos uma associação da sua frase aos nós que enfrentamos no dia a dia, principalmente, aos relacionados com as questões ambientais, que precisam ser desatados para que a vida possa fluir com mais sustentabilidade.

 

Temos consciência de que não se trata de uma tarefa fácil, pelo contrário, pois tudo o que apresentamos procuramos aplicar em nossas vidas, mas nem sempre isto é possível, uma vez que estamos inseridos em uma sociedade que privilegia a produção e o consumo - maiores causadores dos danos ambientais -, mas é uma tarefa que nos gratifica, pois muitas mudanças já estão ocorrendo e a cada dia que passa, mais e mais pessoas se engajam na busca pela sustentabilidade ambiental.

 

Esta edição está repleta de ações, dicas, exemplos, experiências que compartilhamos para que possam ser replicados, adaptados e que sirvam de inspiração para quem trilha o caminho da mudança. “O importante é cada um fazer a sua parte, de forma que o seu fazer impulsione novas ações, ampliando essa ciranda de amor e cuidado com o meio ambiente, pelo bem da vida, e em respeito à Terra.”

 

 www.revistaea.org

 

Bere Adams e Equipe da Educação Ambiental em Ação

Junho/2013

Ilustrações: Silvana Santos