Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Trabalhos Enviados
31/05/2013 (Nº 44) RESPONSABILIDADE SOCIAL E EMPRESARIAL PARA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1516 
  
modelo_artigo_admpg

Responsabilidade social e empresarial para preservação das tartarugas marinhas

 

 

Helio Danilo Batista dos Santos (Universidade Guarulhos)

 Graduado Auxiliar Administrativo (Universidade Guarulhos) Praça Tereza Cristina 01 – Centro - Guarulhos

Graduado na Universidade Guarulhos. Possui larga experiência na de Veterinária com passagens em várias empresas.

helioamims@hotmail.com

 

 Karen Keiko Lopes Kimura (Universidade Guarulhos)

 Graduada Auxiliar Administrativo – Praça Tereza Cristina 01 – Centro - Guarulhos
 

Graduada na Universidade Guarulhos. Possui larga experiência na Veterinária com passagens em várias empresas.

kah_x_@hotmail.com

 

 

Paulo Henrique Ortiz - Professor (Unisal) R. Augusto Tolle, 575 - Santa Teresinha, São Paulo

Mestre em Gestão de Organizações pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é coordenador e professor da Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), professor convidado da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor da Universidade Anhembi Morumbi.

Paulo.ortiz@st.unisal.br

 

 

Antônio Carlos Estender - Professor (Unisal) R. Augusto Tolle, 575 - Santa Teresinha, São Paulo

Possui graduação em Administração (1994) MESTRE EM GESTÃO DE NEGÓCIOS (2006). È especialista nas áreas de Marketing, Educação, Hotelaria, Administração e Comunicação. Atuou como consultor no Instituto Siegen em São Paulo; foi Editor e membro do Conselho da Revista Eletrônica do 3º Setor da Universidade Guarulhos; Leciona - Pós-graduação nas áreas de Estratégia, Competitividade e Marketing na Universidade Guarulhos; leciona na graduação - Universidade Anhembi Morumbi - UAM - Faculdade Zumbi dos Palmares, Centro Universitário Salesiano, Universidade Guarulhos.

estender@uol.com.br

 

 

Resumo: O presente artigo visa expor os problemas que o lixo marinho pode trazer tanto para a população das tartarugas marinhas quanto para os humanos. Esses animais percorrem centenas ou até milhares de quilometros entre a área de reproducao e a área de alimentação. Por isso, necessitam de cooperação entre diferentes nações para um efetivo trabalho de conservação. O lixo marinho é classificado como qualquer resíduo sólido que tenha sido introduzido no ambiente marinho por qualquer fonte. Estes resíduos encontrados em oceanos e mares são conseqüências do consumo exagerado do homem, representando uma classe de poluentes exclusivamente antrópica. Resíduos depositados no fundo do mar podem ser monitorados e coletados com o uso de redes de arrasto de fundo e através de técnicas de mergulhos, mas essa técnica ainda apresentam-se em estágio experimental e possuem um alto custo. Problema: Como o lixo marinho pode ser prejudicial para as tartarugas marinhas? Muitas tartarugas ingerem lixo pensando que é alimento. Iremos tirar todo dejetos que possam  trazer malefício aos quelônios. O objetivo é diminuir a quantidade de lixo que há nas praias. Com isso também teremos uma menos quantidade de tartarugas que se intoxicam com a ingestão de lixo. Os resíduos que atingem as áreas costeiras e oceânicas podem ser de fontes terrestres, que inclui aqueles deixados pelos cidadãos nas praias, os provenientes de drenagem de rios e lançamento de esgotos, pela própria produção de lixo  das cidades litorâneas e de fontes marinhas representadas por navios, barcos de pesca e pelas plataformas oceânicas.

 

Palavras chave: Cidadania, Lixo, Ambiente, Tartarugas marinhas.

 

 

1 Introdução

As tartarugas marinhas vivem nos mares e oceanos do mundo, especialmente em áreas tropicais e subtropicais. Pertencendo a mais antiga linhagem de répteis vivos, existindo relatos que comprovem sua presença na Terra a mais de 200 milhões de anos, época correspondente ao período Triássico. Por esta razão, as tartarugas são consideradas um manancial genético para estudos. Esses animais têm feito parte de diversas culturas desde a antiguidade, particularmente junto às comunidades litorâneas.

São sete as espécies de tartarugas marinhas encontradas ao redor do mundo: Dermochelis cariocea (tartaruga-oliva), Eretmochelys olivacea (tartaruga-de-pente), Chelonia mydas (tartaruga-verde), Caretta caretta (tartaruga-cabeçuda), Lepidochelys kempi (Lora) e Natator depressus (Flatback), sendo somente cinco delas encontradas no litoral brasileiro, mas todas compartilham um ciclo de vida muito comum, sendo observadas apenas pequenas variações.

Porém essas espécies estão ameaçadas por diversas ações humanas. Em locais de reprodução, as tartarugas sofrem pela urbanização de praias que gera iluminação artificial noturna e trânsito de veículos; coleta de ovos e destruição de ninhos; captura das fêmeas desovando. Em áreas de forrageamento, o impacto é causado pela pesca e pelo aumento do lixo nas praias e na água. Qualquer visitante pode imediatamente identificar a poluição por resíduos sólidos em uma praia, o que incentiva em todo o planeta, o desenvolvimento de programas internacionais, como o "Dia mundial de limpeza de praias" e o surgimento de organizações não governamentais (ONG's).

Problema: Como o lixo marinho pode ser prejudicial para as tartarugas marinhas? O lixo marinho é classificado como qualquer resíduo sólido que tenha sido introduzido no ambiente marinho por qualquer fonte, sendo subdivididos em categorias como plásticos, vidros, borrachas, metais, tecidos, isopor, matéria orgânica e madeira antropogênica. Estes resíduos encontrados em oceanos e mares são conseqüências do consumo exagerado do homem, representando uma classe de poluentes exclusivamente antrópica. Os resíduos que atingem as áreas costeiras e oceânicas podem ser de fontes terrestres, que inclui aqueles deixados pelos turistas nas praias, os provenientes de drenagem de rios e lançamento de esgotos, pela própria produção de lixo  das cidades litorâneas e de fontes marinhas representadas por navios, barcos de pesca e pelas plataformas oceânicas.

 

1.1 São objetivos e metas desse projeto:

 

*Custo: para ser aplicado o projeto, irá ser confeccionado folders, alguns panfletos e alguns vídeos que o próprio Projeto Tamar já tem elaborado. Tudo isso será feito em escolas públicas da cidade de Ubatuba. Os palestrantes serão todos voluntariados sem ter que pagar nada para alguém.

*Prazos: o projeto tem o prazo a ser realizado até o final do primeiro semestre/2012, tendo todos os seus objetivos atingidos.

*Qualidade: espera-se um projeto com altíssima qualidade tendo posteriormente um reconhecimento não só da população que viu a apresentação, mas sim por outras pessoas envolvidas indiretamente

*Benefícios esperados:não somente as tartarugas vão ser as únicas beneficiadas com todo esse projeto. Logicamente eles são os principais envolvidos, mas a população das cidades litorâneas também terá benefícios com toda essa ação. As praias ficarão muito mais limpas, sem lixos.

Na década de 1970 foi reconhecida a importância das fontes marinhas com a adoção da International Convention for Prevention of Pollution from Ships, que busca minimizar o problema do descarte de resíduos e óleo, por barcos e navios. Em 1988, foi publicado o Anexo V da MARPOL que proíbe o descarte de resíduos de plásticos e regulamenta o descarte de outros resíduos nos oceanos, o que é aplicado a qualquer tipo de embarcação.

Os três principais métodos de monitoramento do lixo marinho, são: amostragem do lixo flutuante, amostragem do lixo no fundo dos oceanos e amostragem das beiras das praias.  A amostragem da superfície dos oceanos pode ser realizada através de observadores em navios, gerando dados para as grandes áreas. Para amostrar pequenos resíduos flutuantes são utilizadas redes de meia-águas ou superfície, normalmente usadas nas pesquisas de plâncton e larvas de peixes.

Resíduos depositados no fundo do mar podem ser monitorados e coletados com o uso de redes de arrasto de fundo e através de técnicas de mergulhos autônomos e submergíveis, mas essas técnicas ainda apresentam-se em estágio experimental e possuem um alto custo.

O método mais simples e acessível é a amostragem das praias, que classifica-se em dois tipos: a amostragem de focada na presença de resíduos de fontes locais e a amostragem de resíduos de fontes não locais, indicadores de condições oceânicas não específicas. Geralmente este método busca a caracterização de resíduos, sua distribuição espacial e temporal. Os monitoramentos também visam à classificação de resíduos por tamanho, composição e origem.

Diretamente, os lixos podem provocar danos econômicos e humanos, perda da qualidade estética das praias, além de impactos muitas vezes irreversíveis a fauna marinha. Tartarugas marinhas, aves e mamíferos, são animais com uma vulnerabilidade alta na contaminação por resíduos sólidos. Os significativos impactos causados pelo lixo marinho mostram que é necessário a diminuição da poluição por esses resíduos nos oceanos para preservar o ambiente marinho e a sua fauna. Os três principais métodos de monitoramento do lixo marinho, são: amostragem do lixo flutuante, amostragem do lixo no fundo dos oceanos e amostragem das beiras das praias.

Campanhas e programas para a limpeza das praias, e principalmente para a conscientização e educação da população em preservar o ambiente marinho são de grande importância para obter resultados perante aos problemas causados pelo lixo marinho. Ubatuba, litoral norte de São Paulo, trata-se de uma área de alimentação para tartarugas marinhas, tendo como um dos principais problemas morbidade e mortalidade desses animais por consumirem lixo marinho. Para entendimento dessas questões, este trabalho possui como objetivo:

·                    Educar crianças e jovens a preservar o ambiente marinho.

·                    Conscientizar os visitantes de cidades litorâneas e os moradores de comunidades das conseqüências que os resíduos jogados no mar traz a fauna marinha na região.

 

O estudo está estruturado em seis seções, além desta introdução. Na primeira seção, é discutida a questão da referencial teórico. A seguir, é detalhado alguns métodos metodológicos. Na terceira seção, é apresentado o estudo de caso. Na quarta seção, são expostos os resultados empíricos do estudo e, na quinta seção, são apresentadas a conclusão e algumas sugestões para futuras pesquisas na área e na última seção são apresentados as referências bibliográficas.

 

2 Referencial Teórico.

 

2.1 O lixo das praias

 

De Acordo com Goldberg (1995) definiu as principais características que potencializam os efeitos de poluentes no ambiente marinho. São estas: (1) tempo de residência, (2) taxa de acumulação. (3) aumento do fluxo com o tempo; e (4) dispersão para outras áreas. Nessas características citadas, foram identificados os grupos de poluentes de maior interesse ambiental na atualidade, como nutrientes, pesticidas, biotoxinas, água de lastro e plásticos.

De acordo com Laist (1997) calcula-se que detritos marinhos como plástico afetam negativamente 267 espécies globalmente, incluindo 86% de tartarugas, 44% de aves marinhas e 43% de mamíferos marinhos.

Segundo Carr (1987) analisou o efeito do lixo nas tartarugas marinhas e observou que tartarugas juvenis são mais suscetíveis por utilizarem, nessa fase, o ambiente pelágico como habitat e fonte de recursos. Os objetos encontrados são muitas vezes similares em tamanho e forma a organismos dos quais as tartarugas se alimentam. Isso significa que elas podem ingerir o lixo por confundirem com alimento, como no caso da tartaruga-de-couro que, por se alimentar de medusas, pode se confundir e ingerir sacolas plásticas.

Considera-se o plástico importante para estudo de impacto, pois, por ser material de baixo custo, leve, forte e durável, é cada vez mais utilizado e descartado no ambiente. Ele também apresenta características que o fazem representar grande risco para o ambiente: não afunda facilmente, sua durabilidade é alta e é altamente impactante para os animais marinhos, podendo ser ingerido pelo animal ou ficar preso nele. Além disso, as tartarugas não precisam ingerir uma quantidade muito grande desse material para sofrerem as conseqüências, que podem ser efeitos subletais como inanição, perda de peso e lesões no trato digestivo ou até mesmo a morte por obstrução intestinal (BJORNDAL et al., 1994)

 

 

2.2 Responsabilidade social e empresarial

 

A Petrobras é a patrocinadora oficial do Projeto Tamar desde 1983 com o objetivo de preservar as tartarugas marinhas ao longo da costa brasileira. Coordenado pelo Ibama, o Tamar possui 22 estações de proteção em mais de mil quilômetros de costa. Durante esses anos de trabalho, protegeu e liberou ao mar mais de 9 milhões de filhotes. O projeto desenvolve pesquisas e ações com o objetivo de afastar a ameaça de extinção, sendo referência mundial na preservação de tartarugas marinhas (ANTIA, 1983).

Por sua vez, Mansor, (2011) ressaltou a importância do apoio da Petrobras à instituições como o Instituto Argonauta, Projeto Tamar, Projeto Baleia Jubarte entre outros, que pontuam a ação de conservação e preservação do ambiente marinho, mostrando a preocupação da Petrobras em minimizar os impactos causados pelo homem.

Em razão de a temática ambiental ter sido incorporada em nosso dia a dia apenas nas últimas décadas, tais termos relativamente novos acabam sendo empregados sem muitos critérios – mesmo por profissionais como biólogos, pedagogos, jornalistas e políticos. Prova disso é que a própria legislação brasileira, que nem sempre considera correto o uso desses termos, atribui a proteção integral e “intocabilidade” à preservação; e conservação dos recursos naturais, com a utilização racional, garantindo sua sustentabilidade e existência para as futuras gerações, à conservação (ANY, 2011).

O meio ambiente nao é somente a natureza, mas sim onde quer que nós viviamos, se poluimos a natureza, estamos nos poluindo, precisamos dela como sobrevivencia. A preservacao do meio ambiente é algo que é bem notado para nós, mas nos últimos anos fomos esquecendo a sua importancia, tendo como resultado: Aquecimento global! (Luiz, Peter L.)

Além disso, busca-se uma abordagem vivencial (Sossal, et alli, 1997) que promova mudanças no comportamento do educando; propõe-se que cada aluno vivencie o conhecimento teórico adquirido através das atividades propostas, principalmente da incorporação de exercícios que estimulem a livre solução das situações e aqueles de caráter artístico. Nesse sentido, propôs-se a construção de objetos com material reciclável, colocaram-se situações - problemas cuja resolução dependerá da criatividade dos alunos, evitando-se a apresentação de soluções previamente determinadas. Incluiu-se na cartilha o tabuleiro e os personagens para formatação de um jogo, cujas situações - problemas de caráter valorativo deverão ser propostas pelos próprios alunos, juntamente com as definições de punição e recompensa para atitudes consideradas adequadas ou não no tratamento do lixo e na preservação ambiental, o que exigirá deles que selecionem as informações adquiridas que mais lhes pareçam relevantes.

A pesquisa bibliográfica é uma técnica de coleta de materiais imprescindível em um estudo de caráter acadêmico, pois o relatório de pesquisa pressupõe uma revisão da literatura disponível sobre o tema tratado. Assim, foi realizado um fichamento em arquivos de Word do material bibliográfico selecionado, permitindo a evolução das idéias do grupo, a inserção de comentários a partir de conclusões “pós-leitura”, com eventuais adaptações ou comparações entre os conceitos. O conteúdo, conforme citado por Lima (2004) indica que o pesquisador, após fazer a análise literária, seja capaz de reconhecer e sintetizar partes importantes da obra lida, reconhecer e extrair citações que possam traduzir os conceitos-chave do assunto tratado e fundamentar exercícios de reflexão e análise em que o pesquisador possa estabelecer relações com outras obras consultadas sendo estas de outras fontes ou não e até inferir no momento de redação do relatório final da pesquisa.

Um ponto comum entre vários autores  é a recomendação de grande cuidado ao se planejar a execução do estudo de caso para se fazer frente as criticas tradicionais que são feitas ao método. (GOODE, 1969, YIN, 1989, BONOMA, 1985)

O Método de Estudo de Caso, de acordo com TULL e HAWKINS (1976), não deve ser usado com outros objetivos além do objetivo de geração de idéias para testes posteriores pois fatores como o "...pequeno tamanho da amostra, a seleção não randômica, a falta de similaridade em alguns aspectos da situação problema, e a natureza subjetiva do processo de medida se combinam para limitar a acuracidade de um poucos casos" (p. 324).

Eles nos ajudam a estabelecer com clareza os títulos e os nomes das organizações mencionadas e inferências podem ser feitas a partir da análise da qualidade dos registros e dos documentos, como por exemplo, definir para quem determinados memorandos eram enviados e assim por diante (YIN, 1989, p. 86).

Esta é uma das fontes de dados mais importantes para os estudos de caso, apesar de haver uma associação usual entre a entrevista e metodologia de 'survey' (YIN, 1989). A entrevista, dentro da metodologia do Estudo de Caso, pode assumir várias formas:

·                     Entrevista de Natureza Aberta-Fechada - onde o investigador pode solicitar aos respondentes- chave a apresentação de fatos e de suas opiniões a eles relacionados;

·                     Entrevista Focada - onde o respondente é entrevistado por um curto período de tempo e pode assumir um caráter aberto-fechado ou se tornar conversacional, mas o investigador deve preferencialmente seguir as perguntas estabelecidas no protocolo da pesquisa;

·                     Entrevista do tipo Survey - que implicam em questões e respostas mais estruturadas.

De forma geral, as entrevistas são uma fonte essencial de evidências para o estudo de Caso (YIN, 1989), uma vez que os estudos de caso em pesquisa social lidam geralmente com atividades de pessoas e grupos. O problema é que isto pode sofrer a influência dos observadores e entrevistadores e, por isto, podem ser reportadas e interpretadas de acordo com as idiossincrasias de quem faz e relata a entrevista. Por outro lado, os respondentes bem informados podem fornecer importantes insights sobre a situação. Ao se considerar o uso das entrevistas, portanto, deve-se cuidar para que estes problemas não interfiram nos resultados provendo treinamento e habilitação dos investigadores envolvidos.

A fidedignidade refere-se à consistência dos dados (SYKES, 1990) e à repetibilidade dos resultados em se repetindo os mesmos procedimentos em situação semelhante, ou seja, se outro investigador seguir exatamente os mesmos procedimentos como os descritos pelo primeiro e conduzir o mesmo estudo de caso ele chegará às mesmas descobertas e conclusões (YIN, 1989).

 

3. Aspectos Metodológicos

 

A conscientização da população de Ubatuba será realizada primeiramente em escolas da rede pública da cidade com alunos do fundamental I e II com palestras, vídeos, folders de divulgação dizendo exatamente como são as tartarugas marinhas, quais as vantagens que podemos ter com a responsabilidade de manter as praias bem limpas, sem lixo nem nada que traga poluição. Conscientizar também que o lixo não é somente prejudicial às tartarugas marinhas, mas sim, dependendo do grau de gravidade, mais prejudicial ao próprio ser humano que jogou no chão o que deveria estar na lixeira. Martins, Gilberto de Andrade (1994) ressaltou a importância do apoio da Petrobras à instituições como o Instituto Argonauta, Projeto Tamar, Projeto Baleia Jubarte entre outros, que pontuam a ação de conservação e preservação do ambiente marinho, mostrando a preocupação da Petrobras em minimizar os impactos causados pelo homem.

A pesquisa de campo consiste na observação de fatos e fenômenos da maneira que ocorrem espontaneamente, na coleta de dados a eles referentes e nos registro de variáveis relevantes para analisá-los. Este tipo de pesquisa é utilizado com o objetivo de conseguir informações e conhecimento acerca de um problema para o qual se procura um resposta, ou objetivando obter informações a respeito de uma hipótese que se queira comprovar, ou com o intuito de descobrir novos fenômenos ou relações entre estes (LAKATOS; MARCONI, 1991)

A pesquisa de campo foi fundamental na execução desde projeto, resultado no Estudo de Caso Múltiplo, que também pode ser descrito como “o estudo de eventos dentro de seus contextos na vida real (YIN, 2001, p. 34)”. Este tipo de pesquisa retrata a realidade do tema estudado da maneira mais confiável e sistemática possível, o que não seria possível se o trabalho estivesse restrito apenas ao uso de bibliografias.

De acordo com  Dieterich (1999) e Oliveira (2007), a pesquisa é qualitativa por interpretar e atribuir siginificado ao objeto de pesquisa. O precesso e o seu significado foram os focos principais de abordagem para o estudo. É descritiva devido à análise ampla da realidade pesquisada, abrangendo aspectos sociais, econômicos e culturais.

 

 

4. Projeto Tamar

 

O Projeto Tamar – ICMBio foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, IBDF, que mais tarde se transformou no IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. A principal missão é pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas (Tartaruga de Pente, Tartaruga de Couro, Tartaruga Verde, Tartaruga Cabeçuda e Tartaruga de Oliva) que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas e extinção.

O nome Tamar foi criado a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras TArtarugas MARinha. A fundação foi criada para executar o trabalho de conservação das tartarugas marinhas, como responsável pelas atividades do Projeto Tamar nas áreas administrativas, técnica e científica; pela captação de recursos junto à iniciativa privada e agencias financiadoras; e pela gestão do programa de auto-sustentação.

Com o tempo, porém, tornaram-se evidente que o trabalho não poderia ficar restrito as tartarugas, pois uma das chaves para o sucesso desta missão seria o apoio ao desenvolvimento das comunidades costeira, de forma a oferecer alternativas econômicas, reduzindo assim a pressão humana sobre as tartarugas marinhas. Todas essas atividades, porém, mantêm programas de inclusão social, que incluem os tartarugueiros (geralmente, pescadores e moradores das comunidades), pesquisadores, técnicos e estagiários que, durante a temporada reprodutiva, são contratados para monitorar as praias e proteger ninhos, fêmeas e filhotes.

De um modo empírico e amador, o programa de auto-sustentação do Tamar praticamente nasceu junto com o Projeto. Nos primeiros anos, a partir de 1981, os próprios pesquisadores criavam a produziam algumas camisetas para distribuir de brinde, no final do ano, entre as pessoas que os ajudavam. Até que, em 1985, em alta temporada do litoral e temporada de desova, faltou dinheiro para dar seguimento ao trabalho de campo.

Umas das formas de auto-sustenção da organização é a venda de produtos tendo a tartaruga marinha como tema de todas as peças vendidas em suas lojinhas que tem em cada 23 bases espalhadas pelo litoral do Brasil. Além da auto-sustentação que é executada e administrada pela Fundação Pró-Tamar envolve o ecoturismo, centro de visitantes, patrocínio oficial da Petrobrás e as parcerias firmadas através de contratos e convênios com a iniciativa privada e instituições governamentais.

Todos os recursos arrecadados são integralmente aplicados no trabalho de conservação das tartarugas marinhas, através de atividades que mantém programas de inserção social e geram emprego para milhares de pessoas das comunidades envolvidas. Por isso, ao ser criado, a principal missão do Tamar foi restaurar o ciclo interrompido, proteger as desovas, promover a sobrevivência e a recuperação das populações das cinco espécies de tartaruga marinha

 

 

5 Analise de Dados.

 

Com todas essas iniciativas propostas funcionando, o resultado será baseado simplesmente por ter dados mostrando que os índices de óbitos das tartarugas marinhas diminuíram comparados a dados coletados antes do inicio do projeto causada pela ingestão do lixo que alguém jogou ou na areia da praia ou mesmo em alto mar.

Com o problema do lixo nas praias de Ubatuba resolvido, tanto os animais, quantos os moradores e visitantes da cidade terão um bem estar muito melhor quando visitarem, pois um ambiente bem mais limpo é mais agradável.

“O resultado é chocante. Esses animais comem o lixo que vai para no mar. Mas ainda não tínhamos noção de qual cruel é a ação do homem”. O objetivo do trabalho é alertar autoridades e a população sobre a importância da preservação ambiental. Queremos mostrar que com ações do homem é capaz de mudar toda essa situação.

Restos de bituca de cigarro, copos plásticos, linhas, chicletes e até camisinhas. Esses são apenas alguns dos dejetos retirados do estomago de 50 tartarugas marinhas encontradas mortas nas praias da região. As pessoas precisam entender que o lixo que se joga na praia, no rio e na rua pode matar os animais marinhos porque esses dejetos vão parar no mar e, como mostra a pesquisa, no estômago das tartarugas.

 

 

6 Considerações Finais

 

Especialistas, como Laist, Goldberg, Carr deixam claro de como é que são tratados os tipos de lixo que há em nossas praias, principalmente quando se envolvem as tartarugas marinhas Acredita-se ainda que, preservando o meio ambiente pode se melhorar a vida da sociedade litorânea, pois terá preservada constantemente a fauna e flora da região. Espera-se que nossa proposta possa melhorar a qualidade de vida das tartarugas e da população litorânea no que diz respeito a responsabilidade e conscientização de retirar os lixos das praias e conseqüentemente salvar as tartarugas que acabam ingerindo-os acidentalmente.

Diretamente, os lixos podem provocar danos econômicos e humanos, perda da qualidade estética das praias, além de impactos muitas vezes irreversíveis a fauna marinha. Tartarugas marinhas, aves e mamíferos, são animais com uma vulnerabilidade alta na contaminação por resíduos sólidos. Os significativos impactos causados pelo lixo marinho mostram que é necessário a diminuição da poluição por esses resíduos nos oceanos para preservar o ambiente marinho e a sua fauna Gramentz (1988). Com isso mostra-se que tem uma preocupação em relação a preservação dos quelônios que vivem em nossos mares, tendo em vista a um projeto que coloque em prática a teoria na prática.

Nosso objetivo com sua construção foi essencialmente fazer com que os educandos percebessem as alterações do meio onde vivem pelas atividades humanas e suas consequências sob os aspectos ecológicos, social, econômicos. Buscamos construir uma ferramente que abordasse um dos problemas ambientais decorrentes dessas atividades, permitindo a discussão do papel do homem no meio ambiente e a importância da preservação ambiental através da reducao do consumo e da reciclagem do lixo. Além disso, tentamos despertar nos alunos consciência para a eleição de novos estilos de vida que comportem a construcao de futuros possiveis sob a ótica da sustentabilidade ecológica (JACOBI, 2003). Acreditamos que o papel do professor será fundamental nesse processo de conscientização.

 

 

Referências

 

Antia, E.E. (1993). A morphodynamic model of sandy beach susceptibility to tar pollution and shelf-cleansing on the Nigerian Coast. Journal of Coastal Research 9,1065-1074.

Araújo, M.C.B. & Costa, M.F. (2003a). Lixo no ambiente marinho. Ciência Hoje 32, 64-67. Araújo, M.C.B. & Costa, M. (2003b). Análise quali-quantitativa do lixo deixado na Baía de Tamandaré-PE-Brasil por excursionistas. Gerenciamento Costeiro Integrado 3, 58-61.

Axford, I. (2003). Consumer Safety Research Programme - Fluorescent Lightsticks. www.dti.gov.uk/homesafetynetwork/pdf/flouresc.pdf

Azzarello, M.Y. & Van Vleet, E.S. (1987). Marine birds and plastic pollution. Marine Ecology Progress Series 37, 295-303.

Balbão, T.C. & Castro, A.G.S. (2001). Ocorrência de tartarugas marinhas no litoral norte do Rio Grande do Sul e evidências de ações antrópicas. In: A.G.S. Castro (eds.), Por que animais marinhos morrem no litoral sul do Brasil? Resultados do Planbio-Sul. Porto Alegre. pp. 31-35.

Cubas, Zalmir Silvino, SILVA, Jean Carlos Ramos, DIAS, José Luiz Catão. Tratado de Animais Silvestres. Ed. Rocca

DIETERICH, H. Novo Guia para a Pesquisa Científica. Blumenau: Ed. FURB, 1999.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. São Paulo, v.35, n.02, /mar-abr/1995

Gomes, C.M.B. (1973). Lançamento de partículas de polietileno a costa do Rio Grande do Sul. Revista Veritas 70, 174-204.

Gouveia, G.R. (2004). Efeitos da radiação ultravioleta na migração pigmentar de cromatóforos de crustáceos. Dissertação de mestrado. Fundação Universidade Federal do Rio Grande, 84 p.

 

Gramentz, D. (1988). Involvement of loggerhead turtle with the plastic, metal, and hydrocarbon pollution in the Central Mediterranean. Marine Pollution Bulletin 19, 11-13.

Gregory, M.R. (1977). Plastic pellets on New Zealand beaches. Marine Pollution Bulletin 8, 82-84.

Hanni, K.D. & Pyle, P. (2000). Entanglement of pinnipeds in synthetic materials at South-east Farallon Island, California, 1976-1998. Marine Pollution Bulletin 40, 1076-1081.

Hazin, H.G., Hazin, F.H.V., Travassos, P. & Erzini, K. (2005). Effect of light-sticks and electralume attractors on surface-longline catches of swordfish (Xiphias gladius, Linnaeus, 1959) in the southwest equatorial Atlantic. Fisheries Research 72, 271-277.

Henderson, J.R. (2001). A pre- and post-MARPOL Annex V summary of Hawaiian monk seal entanglements and marine debris accumulation in the northwestern Hawaiian Islands, 1982-1998. Marine Pollution Bulletin 42, 584-589.

Ioc/Fao/Unep (1989). Report of the IOC/FAO/UNEP review meeting on the persistent synthetic materials pilot survey. Programme for pollution monitoring and research in the Mediterranean IOC/FAO/UNEP, Athens, 46 p.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica.  3º Edição. São Paulo: Atlas, 1991. 270p.

 Luiz, Peter L.; MUSICK John A.; WYNEKEN Jeanette. The biology of Sea Turtles vol. II. Ed. CRC Press.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias. 2º ed. São Paulo: Atlas. 1994. 116p.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradutor: Daniel Grassi. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 205p.

Ilustrações: Silvana Santos