Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
31/05/2013 (Nº 44) CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE DADOS SOBRE QUALIDADE DA ÁGUA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1502 
  
Conscientização ambiental por meio da divulgação científica de dados sobre qualidade da água no semiárido paraibano

Conscientização ambiental por meio da divulgação científica de dados sobre qualidade da água no semiárido paraibano.

 

 

Cristiane Rocha do Nascimento

 

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande

 

 

Luiz Sodré Neto

 

Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos, Professor da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB

 

 

Givanilson Brito de Oliveira

 

Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Técnico de laboratório- Área: Biologia da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB

 

 

Endereço:

Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Educação e Saúde (CES)-  Olho d`água da Bica S/N, Cuité-PB – CEP: 58175-000

 

 

Telefones :

(83) 3372-1900 (83) 33721951/ (84) 99680916

 

FAX:

(83) 33721906

 

e-mail:

 luizsodre@ufcg.edu.br

           

 


RESUMO

 

O açude Boqueirão do Cais é responsável pelo abastecimento de água dos municípios de Cuité e Nova Floresta, localizados na região do Curimatau paraibano (Nordeste do Estado da Paraíba), semiárido brasileiro. As condições e quantidade de água deste reservatório não são satisfatórias devido à irregularidade de chuvas da região, além da possível interferência das fontes de poluição provenientes de atividades humanas. Em ecossistemas aquáticos, bactérias coliformes são bioindicadores para a determinação da potabilidade da água. Atividades que promovem a Educação Ambiental servem para criar momentos de sensibilização, conscientização e mudança de atitudes. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica da água do reservatório Boqueirão do Cais e realizar a divulgação científica dos dados obtidos em escolas da rede estadual de ensino, com a perspectiva de conscientização ambiental. Em todas as amostras coletadas no açude Boqueirão do Cais foi observada, respectivamente para todos os meses da presente pesquisa, a presença de coliformes totais. Coliformes fecais foram observados em algumas dessas amostras. Na atividade de divulgação científica foram abordados os seguintes pontos: definição e importância de bactérias coliformes para o ambiente aquático, a importância da água para a manutenção da vida; quais as formas de obtenção desse bem natural; e quais são os tipos de interferência que a água pode sofrer. As discussões e debates, baseados nos dados obtidos da pesquisa, pregaram o estímulo à conservação do ambiente em questão, o desenvolvimento de um pensamento crítico e o encorajamento aos alunos para tornarem-se agentes participativos deste processo. Foi observado que tais assuntos eram pouco conhecidos e debatidos no cotidiano dos alunos. Evidenciou-se a necessidade de ações permanentes de monitoramento da água de abastecimento público proveniente do reservatório estudado, bem como ações de educação ambiental, por meio de atividades de divulgação científica. Propostas futuras, com o objetivo de implantar estratégias de interação universidade/escola/comunidade voltadas para a conservação do meio ambiente, serão de fundamental importância para um desenvolvimento social consciente.

 

Palavras-chave: Qualidade de água, Divulgação científica, conscientização ambiental.


1. INTRODUÇÃO

 

O açude Boqueirão do Cais é responsável pelo abastecimento de água dos municípios de Cuité e Nova Floresta, localizados na região do Curimatau paraibano (Nordeste do Estado da Paraíba), semiárido brasileiro. As condições e quantidade de água deste reservatório não são satisfatórias devido à irregularidade de chuvas da região, além da possível interferência das fontes de poluição provenientes de atividades humanas. Dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), de agosto de 2012, revelam que o seu volume atual é de apenas 3.543.157m3, o que equivale a 28,6% de seu volume total (Brasil, 2012; Paraíba, 2012).

Ambientes aquáticos são normalmente habitados por variadas bactérias, porém, quando a dinâmica de um determinado corpo de água é alterada pela entrada de esgotos ou outras fontes difusas de poluição, bactérias patogênicas podem se proliferar, comprometendo a qualidade da água para o consumo humano (Ayebo, Plowman et al., 2006; Romeiro, Castro et al., 2011; Jalal, Faizul et al., 2012).

Bactérias coliformes habitam ambientes naturais como o solo, a água, as plantas e também o interior do intestino de animais homeotérmicos. Neste caso, elas são eliminadas através das fezes. Se os corpos de água recebem esgoto, consequentemente recebem coliformes. Bactérias deste grupo são indicadores importantes para qualquer ecossistema(Bain, Gundry et al., 2012). Em ecossistemas aquáticos estes microrganismos se tornam bioindicadores cruciais para a determinação da potabilidade da água (Reche, Pittol et al., 2010).

A análise e o monitoramento dos corpos de água têm o objetivo de avaliar suas condições e classificá-la de acordo com a legislação pertinente, além disso, auxilia na prevenção de danos à saúde humana e ao meio ambiente (Bain, Gundry et al., 2012). A água pode ser testada em relação á contaminação fecal, pesquisando-se a presença de bactérias do grupo coliforme (coliformes), um dos métodos mais utilizados é o colilert®, por ser rápido, aprovado internacionalmente quanto aos seus requisitos e mais barato que os tradicionais (Buckalew, Hartman et al., 2006; Bain, Gundry et al., 2012).

Resultados oriundos de pesquisas científicas que tratam de temáticas ambientais, como por exemplo, o uso sustentável da água, devem ser amplamente divulgados, visto que todo trabalho cientifico é um bem comum e deve estar ao alcance e de todo e qualquer cidadão (Pinto, 2010). Se os resultados de pesquisas permanecerem apenas no meio científico e não forem repassados a comunidade, essa continuará a não ter consciência do problema e não se esforçará para uma mudança de hábitos ambientalmente incorretos.

A divulgação cientifica é um instrumento valioso que ajuda a disseminar informações, moldando a linguagem complexa da ciência com expressões mais populares. As suas ações buscam favorecer o entendimento a absorção de informações técnicas e cientificas, ampliando para a sociedade a assimilação da vida cotidiana dos indivíduos com as informações, antes não tão bem esclarecidas.

A Educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o meio ambiente, a fim de ajudar à sua conservação e utilização sustentável dos recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente (Brasil, 2007)

As atividades que promovem a Educação Ambiental servem para criar momentos de sensibilização, conscientização e mudança de atitudes. Trabalhos têm sido desenvolvidos com o intuito de integrar a escola em ações de conscientização ambiental em diversos países do mundo. Baseiam-se no princípio de que não somente profissionais especializados podem estudar e entender o local onde moram, formar massa crítica, e participar de tomadas de decisão junto a comunidade e o poder local (Brasil, 2007; Damerell, Howe et al., 2013).

Nos dias atuais é importante que um estudante do ensino médio tenha uma formação que o possibilite interpretar os conceitos em relação aos fenômenos naturais. Trabalhar com estudantes ainda em processo de formação, facilita a sua mudança de hábitos, ganho de visão crítica e participativa do uso do patrimônio ambiental. (Damerell, Howe et al., 2013).

Dentro desta perspectiva, a divulgação de dados científicos no âmbito das escolas contribui decisivamente para uma correta compreensão da educação ambiental e de seus vários temas (Cunha, 2010; Pinto, 2010).

Nesse contexto, o presente trabalho tem como finalidade avaliar a atual situação encontrada na água destinada ao abastecimento dos municípios de Cuité e Nova Floresta/PB com relação à presença de coliformes totais e fecais, bem como realizar a divulgação cientifica dos dados obtidos para professores e alunos de escolas públicas desses municípios. A popularização dessas informações visa à conscientização dos estudantes para que estes sejam agentes multiplicadores de informação e conscientização para a comunidade que faz uso do reservatório estudado.

 

2. METODOLOGIA

 

2.1 Amostragem

 

Alíquotas de água (200 ml) do açude Boqueirão do Cais foram coletadas em frascos âmbar estéreis, devidamente acondicionadas no gelo, entre os meses de outubro do ano de 2011 e janeiro do ano de 2012. Após as coletas, as amostras foram transportadas e processadas no laboratório de Microbiologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité-PB, com objetivo de se verificar a presença ou ausência de coliformes.

 

2.2 Análises microbiológicas

 

Utilizando pipetas graduadas (1-10 ml), as amostras foram inoculadas, em diferentes diluições (100, 10-1, 10-2), em tubos de ensaio estéreis distribuídos em estantes de apoio. Em seguida, frações complementares de colilert® previamente processadas foram adicionadas aos tubos de ensaio. Os tubos de ensaio foram vedados com tampões de algodão e mantidos em estufa sob a temperatura de 37ºC por 24 horas. Como controle negativo foi utilizada água destilada autoclavada.  Alíquotas de culturas puras da bactéria Escherichia .coli  serviram para o controle positivo.

Após o período de 24 horas na estufa, as amostras foram examinadas visualmente. As que apresentaram coloração amarelada confirmaram-se a presença de coliformes totais, já nas amostras que se mostraram transparentes, os coliformes totais estavam ausentes.

Posteriormente, o material em analise foi submetido à radiação UV (365nm) e inspecionadas visualmente. A observação de fluorescência azul nas amostras confirma a presença de coliformes fecais.

  

2.3 Divulgação cientifica

 

      A divulgação cientifica foi realizada através de palestras e debates na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick, município de Nova Floresta – PB, e na Escola Estadual de Ensino Médio Orlando, município de Cuité – PB, com estudantes e professores de turmas de 2º e 3º ano.

 Através de uma perspectiva lúdica, foram trabalhados os conceitos fundamentais de microbiologia, a situação atual do açude de acordo com os resultados obtidos, além das formas de conservação dos ambientes aquáticos.   O enfoque da divulgação levou em consideração as particularidades da região e o objeto de estudo.            

 

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

3.1 Análise microbiológica

 

Na tabela 1, pode ser observado os resultados da determinação quanto a presença ou ausência de coliformes totais (C.T) e coliformes fecais (C.F). nas amostras microbiológicas, obtidos do reservatório Boqueirão do Cais.

 

Tabela 1 – Determinação de presença ou ausência de C.T. e C.F nas amostras coletadas do reservatório Boqueirão do Cais

 

 

Mês/Ano

Coliformes

Diluições

Outubro/2011

Novembro/2011

Dezembro/2011

Janeiro/2012

CT

100

+

+

+

+

 

10-1

+

+

+

+

 

10-2

+

+

+

+

CF

100

+

-

+

+

 

10-1

+

-

+

+

 

10-2

-

-

-

+

CT = Coliformes Totais; CF = Coliformes Fecais, (+) = Presente; (-) = Ausentes (Lima e Garcia, 2008)

 

Observou-se em todos os meses da presente pesquisa, a presença de coliformes totais em todas as diluições propostas. Os resultados podem ser explicados pela gradativa diminuição do volume do reservatório, proporcionada pela escassez de chuva no período estudado. A presença de residências não saneadas nas proximidades das margens do açude também pode ter contribuído para os resultados encontrados. Os moradores fazem o uso de fossas, sumidouros e valas negras, que têm como destino final de seus dejetos as águas do reservatório. Em outro estudo, Lima e Garcia (2008) detectaram a presença de coliformes em açude que recebe esgoto sem tratamento.

Os efluentes domésticos são as principais fontes de poluição dos recursos continentais e costeiros, com risco para a saúde humana e o meio ambiente aquático. Além do excremento humano, esse efluente contém grande número de compostos orgânicos resultantes da atividade humana Os patógenos humanos presentes em fezes de indivíduos infectados, podem atingir o meio ambiente aquático através do esgotamento sanitário. A determinação dos coliformes assume importância como um parâmetro indicador da possibilidade de existência de microrganismos patogênicos, responsáveis pela transmissão de doenças de veiculação hídrica (Garcia e Alves, 2006).

    Nos meses de outubro e dezembro, a presença de coliformes fecais foi confirmada para as diluições de 100, 10-1. Já no mês de Janeiro/2012, a presença de coliformes fecais pode ser vista em todas as diluições 100, 10-1, 10-2 (Tabela 1). O reservatório encontra-se em uma área onde famílias de agricultores e pescadores mantêm criações de animais como vaca, porco, galinha, cachorro, entre outros. Lima e Garcia (2008), estudando a qualidade de água do açude Cajueiro, município de Ribeirópoilis – SE, confirmou a contribuição de carcaças de animais provenientes do matadouro municipal, que se localiza a poucos metros do açude municipal, para a positividade nos testes de coliformes fecais.

Silva (2010) realizou um estudo sobre o abastecimento de águas do município de Cuité-PB onde foram avaliados os fatores físico-químico e microbiológico em diferentes pontos no reservatório Boqueirão do Cais. Ele pode constatar que a situação das águas do reservatório Boqueirão do Cais encontrava-se semelhante ao do presente estudo. Todas as amostras deram positivas para a presença de coliformes totais e fecais. Foi observado que essas águas recebem lançamento de carga orgânica de residências próximas as suas águas. (Silva, 2010)

A contaminação nas águas do reservatório reflete uma situação de risco a saúde da população que vive nas suas margens, pois as mesmas utilizam suas águas para o consumo diário e lazer. Deve-se observar que a maioria da população sertaneja tem no açude sua única fonte de água e as conseqüências das deficiências bacteriológicas são as diarréias endêmicas causadas por agentes patogênicos de veiculação hídrica.

 

3.2 Divulgação Científica

 

As atividades desenvolvidas nas escolas (Figura 1) promoveram a divulgação dos resultados da pesquisa numa perspectiva de promover educação ambiental, buscando uma conscientização para o uso sustentável e conservação do açude Boqueirão do Cais.

Um total de 330 alunos e 14 professores do ensino médio das duas escolas participou das atividades. As palestras abordaram os seguintes pontos: a importância da água para a manutenção da vida; as formas de obtenção desse bem natural; e os tipos de interferência que a água pode sofrer. Além disso, as discussões estimularam ações de conservação do ambiente aquática.

 Os questionamentos e indagações despertaram curiosidades dos estudantes em relação à sua contribuição para a diminuição da qualidade da água do reservatório.

 

Figura 1. Atividade de conscientização nas escolas

 

A definição de bactérias coliformes foi apresentada aos alunos e professores. Muitos deles nunca ouviram falar sobre estes microrganismos. Retrataram-se os ambientes naturais nos quais essas bactérias habitam além de suas contribuições e desvantagens para o ecossistema aquático. Foi observado que tais assuntos eram pouco conhecidos e debatidos no cotidiano dos alunos.  Alguns deles sequer sabiam de qual reservatório era proveniente a água que abastecia as suas casas.

As palestras e debates motivaram os alunos a desenvolverem um pensamento crítico, conscientizando-os a se tornarem agentes participativos na conservação. Alguns estudantes manifestaram de imediato o interesse em divulgar as informações para os seus familiares e vizinhos, principalmente no sentido de evitar o desperdício de água em práticas como, por exemplo, a lavagem de calçadas.

Para Fonseca (2007), a socialização de pesquisas auxilia na construção de uma consciência pública de valorização dos bens biológicos. Além disso, reforça a importância da educação ambiental no âmbito escolar, conscientizando principalmente os alunos, motivando-os para serem agentes contribuintes de pequenas ações tanto na escola como na comunidade onde vivem. (Fonseca, 2007)

Aliadas à educação ambiental, as práticas de divulgação científica se destacam como iniciativas imprescindíveis na atual sociedade pela possibilidade de aproximar a universidade e as comunidades (Sodré-Neto e Araújo, 2008). A divulgação e a socialização da produção acadêmica são muito valiosas quando realizadas no contexto de cada comunidade, embora apresentem dificuldades no estabelecimento de parâmetros entre o que pensam os grupos de pesquisa, a caminhada que percorreram e estão percorrendo, como também as linhas teórico-metodológicas que orientam suas escolhas(Mezalira, 2008).

 

4. CONCLUSÃO

 

A qualidade da água do reservatório Boqueirão do Cais, do ponto de vista microbiológico, é comprometedora. São necessárias ações permanentes de monitoramento da água de abastecimento público proveniente do reservatório estudado, visto que houve a presença de coliformes totais e fecais em todas as amostras nele coletadas.

As ações de educação ambiental, por meio de atividades de divulgação científica, podem auxiliar na conscientização dos jovens estudantes. Propostas futuras, com o objetivo de implantar estratégias de interação universidade/escola/comunidade voltadas para a conservação do meio ambiente, serão de fundamental importância para um desenvolvimento social consciente.

 

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Ayebo, A., D. Plowman, et al. Nitrate, coliforms, and Cryptosporidium spp. as indicators of stream water quality in western Pennsylvania. Journal of environmental health, v.69, n.3, p.16-22. 2006.

 

Bain, R. E. S., S. W. Gundry, et al. Accounting for water quality in monitoring access to safe drinking-water as part of the Millennium Development Goals: lessons from five countries. Bulletin of the World Health Organization, v.90, n.3, p.228-235. 2012.

 

Brasil. Educação Ambiental: Aprendizes de sustentabilidade. Mec 2007.

 

______. Dnocs 2012.

 

Buckalew, D. W., L. J. Hartman, et al. A long-term study comparing membrane filtration with Colilert defined substrates in detecting fecal coliforms and Escherichia coli in natural waters. Journal of environmental management, v.80, n.3, p.191-197. 2006.

 

Cunha, M. B. A percepção de Ciência e Tecnologia dos estudantes de ensino médio e a divulgação científica. Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2010.  364 p.

 

Damerell, P., C. Howe, et al. Child-orientated environmental education influences adult knowledge and household behaviour. Environmental Research Letters, v.8, n.1, p.015-016. 2013.

 

Fonseca, M. J. C. F. A biodiversidade e o desenvolvimento sustentável nas escolas do ensino médio de Belém (PA), Brasil. Educação e Pesquisa, v.33, n.1, p.63-79. 2007.

 

Garcia, C. A. B. e J. P. H. Alves. Diagnóstico e avaliação da sub-bacia hidrográfica do rio Poxim. Qualidade da água. . Relatório de Pesquisa – LQA/UFS. 2006.

 

Jalal, K. C. A., H. N. N. Faizul, et al. Studies on water quality and pathogenic bacteria in coastal water Langkawi, Malaysia. Journal of environmental biology / Academy of Environmental Biology, India, v.33, n.4, p.831-835. 2012.

 

Lima, W. S. e A. B. Garcia. Qualidade da água em Ribeirópolis - SE: O açude do Cajueiro e a Barragem do João Ferreira. Scientia Plena, v.4, n.12, p.1-24. 2008.

 

Mezalira, S. M. ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS A PARTIR DE PUBLICAÇÕES EM EVENTOS CIENTÍFICOS NO BRASIL. UNIJUÍ, Juí, 2008.

 

Paraíba. Aesa 2012.

 

Pinto, G. A. Divulgação científica e práticas educativas. Ciência em Tela, v.3, n.1, p.1-3. 2010.

 

Reche, M. H. L. R., M. Pittol, et al. Bactérias e bioindicadores de qualidade de águas de ecossistemas orizícolas da região sul do Brasil Oecologia Australis, v.14, n.2, p.452-463. 2010.

 

Romeiro, N. M. L., R. G. S. Castro, et al. Local calibration of coliforms parameters of water quality problem at Igapó Lake, Londrina, Paraná, Brazil. Ecological Modelling, v.222, n.11, p.1888-1896. 2011.

 

Silva, J. F. R. Avaliação físico-quimica e microbiológica da água de abastecimento do município de cuité – PB. CES, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité, 2010.  42 p.

 

Sodré-Neto, L. e M. F. F. Araújo. QUALIDADE DE ÁGUA COMO TEMA PARA A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM REGIÃO SEMIÁRIDA BRASILEIRA. Educação Ambiental em Ação, n.26. 2008.

 

 

 

 

Ilustrações: Silvana Santos