Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
01/06/2015 (Nº 1) Educação ambiental: um desafio conquistado dia a dia
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=15 
  
Educação ambiental: um desafio conquistado dia a dia

Autora do artigo Ana Lúcia Carneiro Leão
Gerente de Educação Ambiental da CPRH e Presidente da Câmara Técnica de EA do Consema


A relação homem-natureza e dos grupos sociais entre si, bem como a forma de apropriação dos recursos naturais, são fatores determinantes do estado atual do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade. A educação ambiental tem diante de si um desafio permanente em oportunizar o aprimoramento dessas inter-relações. A sociedade se apropria da natureza e este processo traz reflexo social, cultural, histórico e econômico. É neste contexto que buscamos descrever a dimensão dos desafios do dia-a-dia daqueles que fazem educação ambiental.

O meio ambiente como parte das relações sociais e do processo histórico de construção do mundo.

A história da educação ambiental, no Brasil, vem sendo construída, nas últimas três décadas, por atores e instituições de vários Estados brasileiros. Há três anos, avanços foram alcançados com sucesso e merecem ser disseminados. O primeiro impulsionador, de âmbito nacional, que estimulou mudanças de rumos e estratégias, foi a promulgação da Lei N· 9.795 de Abril 1999, instituindo a Política Nacional de Educação Ambiental. O segundo aspecto a ser destacado, do ponto de vista normativo, foi a criação das Câmaras Técnicas de Educação Ambiental do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) e dos Consemas (Conselhos Estaduais de Meio Ambiente).

O Estado de Pernambuco já é referência regional, nacional e internacional como exemplo demonstrativo de boas práticas em educação ambiental. A Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conama, em reuniões itinerantes, ocorridas em Goiás, Salvador e Recife tem citado a experiência da Agenda Comum de Educação Ambiental de Pernambuco como um modelo piloto para projetos de comissões interinstitucionais, redes e fóruns estaduais.

O que é a Agenda Comum de Educação Ambiental? É uma ação de política pública integrada às iniciativas de diferentes setores da sociedade. Uma nova forma de fazer e pensar a interdisciplinaridade e multisetorialidade, fundamentais para a prática da educação ambiental. Coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente - SECTMA/Companhia Pernambucana do Meio Ambiente -CPRH, a Agenda Comum é um colegiado de diferentes instituições privadas, governamentais e não- governamentais, fundações, universidades, institutos, entidades ambientalistas, organizações do empresariado, reunidas em um plano de ação permanente. O planejamento integrado e participativo oportunizou a consolidação deste grupo interinstitucional inovador, para fazer da educação ambiental um elemento integrador de políticas e de ações direcionadas à sustentabilidade.

O carro chefe da Agenda Comum e da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Consema-PE, neste momento, é a construção do Programa de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco-PEA. O PEA-PE irá definir as linhas de ação, as estratégias e atividades de educação ambiental para cada região de Pernambuco, a partir dos principais problemas socioambientais locais e regionais, suas causas, efeitos, impactos gerados e os agentes responsáveis. Para cada região, serão definidas estratégias e linhas de ação de projetos e atividades de educação ambiental relacionados com as atividades econômicas e perfil de cada região de Pernambuco. Desta maneira, a educação ambiental passa a ter um papel ativo na direção do desenvolvimento com sustentabilidade.

A educação ambiental é um valioso instrumento para a implantação de políticas de gestão ambiental nos diferentes espaços sociais e tem como um dos desafios mediar conflitos de interesses entre vários atores sociais que agem sobre os meios físico-natural.

Em Pernambuco, o PEA foi pensado e está sendo construído de maneira participativa envolvendo diferentes setores sociais de todas as regiões do Estado e em bases interinstitucionais, por meio dos Seminários Regionais. Os seminários já aconteceram em Recife, Nazaré da Mata, Bonito e Paulista, com a participação de todos os municípios do entorno.

Como um dos objetivos da educação ambiental é disseminar a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania, é necessário que todos os setores sociais sejam envolvidos nos programas, projetos e atividades promovidas em seu nome.

Assim, a Agenda Comum de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco é mais um exemplo desafiante para aqueles que almejam fazer da sustentabilidade social, ambiental e econômica uma realidade construída a muitas mãos e com a necessária multiplicidade de olhares.

Colaboração: Wellington Eduardo Araújo Rocha
31-3261-0452 / 9133-4252
E-mail : wellingtonear@banconordeste.gov.br

Ilustrações: Silvana Santos