Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Trabalhos Enviados
31/05/2013 (Nº 44) A ETNOZOOLOGIA COMO FERRAMENTA AUXILIADORA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1495 
  

A ETNOZOOLOGIA COMO FERRAMENTA AUXILIADORA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO

 

Diêgo Alves Teles¹*; Jennifer Katia Rodrigues²; Ewerton Alves Teles³

¹*Biólogo/Universidade Regional do Cariri/Crato-Ceará/Brasil/ diegoateles@yahoo.com

’Biológa/Universidade Regional do Cariri/Crato-Ceará/Brasil

³Acadêmico do curso de História/Universidade Regional do Cariri/Crato-Ceará/Brasil

 

Correspondência:

Diêgo Alves Teles; Campus Pimenta/ Universidade Regional do Cariri - URCA/ Rua Cel. Antonio Luiz, s/n; Bairro Pimenta; Crato – Ceará/Brasil. E - mail: diegoateles@yahoo.com.

 

Resumo

O presente estudo pioneiro no Brasil busca mostrar ações que podem auxiliar na prática da educação ambiental no ensino básico brasileiro. Apontamos três ações conscientizadoras sobre a exploração da fauna e seus potenciais danos aos ecossistemas.

 

Palavras-Chave: Etnozoologia; Educação Ambiental; Comércio de animais; Economia informal

 

Introdução

 

A Educação Ambiental (EA) pode ser compreendida como um dos mecanismos mais eficientes para a resolução de problemas inerentes ao meio natural, problemas estes que possivelmente afetam ao ser humano de forma direta ou indireta (Nagagata, 2006). Por meio da lei Federal 9.795/99, podemos compreender-la como: “Processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

Desse modo este conhecimento serve de subsídio para fomentar a participação comunitária nos vários níveis, seja local ou/e nacional, com realizações de ações positivas em relação ao meio em que estamos inseridos. Sabe-se que o desenvolvimento dos conceitos da educação ambiental esteve intrinsecamente relacionado com a evolução do meio ambiente e como este era percebido.

Ela nos traz uma formação de uma consciência que, sensibilizada com os problemas sócio-político-ambientais, se volta para uma nova lógica social, por meio desta, temos um elemento disseminador de valores que buscam harmonizar a relação ser humano - natureza.

A adaptação dos vários grupos humanos à riqueza biológica em diversas culturas gerou um inestimável sistema de conhecimento local que inclui uma extensa fonte de informações sobre o uso de animais utilizados para diversos fins (Agra et al. 2007, Albuquerque et al. 2009, Alves et al., 2010, Alves & Rosa 2006, Alves et al. 2007, Confessor et al. 2009, Kuné & Atindehou 2008). Ao uso de animais e seus subprodutos (banhas, ossos etc.) e produtos do seu metabolismo ou ainda materiais construídos por eles como ninhos e casulos utilizados na medicina tradicional, uso místico – religioso, alimentação dentre outros é estudada pela etnozoologia (Costa-Neto 2000). Nesse contexto, sugerimos algumas ações que permitem a utilização do saber da etnozoologia na promoção da educação ambiental no ensino básico.

 

Materiais e métodos

 

O presente estudo foi elaborado a partir de uma abordagem qualitativa, onde segundo Minayo (2007), verifica-se uma relação de dinamismo entre o sujeito e o mundo real, ou seja, existe um vínculo indissociável entre o mundo objeto e a subjetividade que não pode ser traduzido em números.

As análises dos conteúdos foram de fontes consideradas secundárias que são obras nas quais as informações já foram elaboradas como livros, artigos, dentre outros. Utilizamos para tal finalidade fichas de anotações que permitiram fácil acesso aos dados fundamentais para a conclusão do trabalho. Elas foram feitas em um programa de banco de dados de um computador, onde: categorizamos as nossas informações, identificamos a existência de padrões e organizamos em categorias coerentes para posterior interpretação.

Existiram desde o início do trabalho cuidados na utilização dos dados fornecidos, fazendo com que nossa pesquisa se tornar-se válida e com responsabilidade, visto que a relação entre ética e pesquisa é um dos problemas mais importantes enfrentado pelos pesquisadores educacionais.

 

Resultados e discussão

 

A análise dos resultados obtidos por meio da revisão bibliográfica no mostrou que a educação ambiental embora imprescindível para a preservação do nosso planeta, ainda é marginalizada em diversos contextos. O tema educação ambiental nos últimos anos vem ganhando espaço na pesquisa no ensino de biologia e de ciências. Alguns trabalhos analisados apontam que por meio da educação ambiental podemos solucionar várias questões ambientais que estão em desacordo com o sistema social e político atual (Nagagata, 2006).

Nessa perspectiva, a etnozoologia pode auxiliar na conscientização das populações sobre a relevância da preservação da fauna para os ecossistemas, visto que, a relação humana com os animais remonta a pré-história. No decorrer do desenvolvimento humano os animais foram criando muitas atribuições, passando a ser fonte de proteínas, transporte, função medicinal dentre outras. Nesse contexto, surge a etnozoologia que estuda as interações humanas com os recursos animais.

Sugerimos as seguintes ações para a implementação da etnozoologia na prática da educação ambiental no ensino básico:

·         A primeira delas é a visitação guiada em mercados e feiras livres mostrando os animais que são comercializados e mostrando as condições impróprias que eles são expostos.

 

·         O educador juntamente com sua turma deve organizar uma amostra/exposição de fotografias retiradas dos animais que são vendidos na sua localidade e convidar todo o entorno escolar para alertar os perigos que são o comércio e o consumo destes animais.

 

·         O educador deve elaborar junto à escola livretos produzido pelos próprios alunos mostrando a importância dos animais para os ecossistemas e potenciais danos causados pela sua retirada do ambiente. E em seguida, os alunos devem distribuí - lo onde os animais são vendidos.

 

Considerações finais

Os estudos etnozoológicos têm crescido nas últimas décadas. Estes trabalhos têm revelado que o uso de animais de uma forma não sustentável pode conduzir espécies a correrem risco de extinção.

A etnozoologia é uma importante ciência que busca compreender as relações humanas com os animais. Ela pode ser usada como ferramenta para a educação ambiental porque fornece boas informações sobre o manejo das populações locais e tradicionais sobre os recursos ambientais, as formas como estes recursos são empregados até serem comercializados ilegalmente em mercados públicos e feiras livres pelo Brasil.

A educação ambiental poderia utilizar a etnozoologia para fortalecer e ter maior fundamentação teórica para a conscientização ecológica da relevância da nossa fauna para os ecossistemas brasileiros.

 

Referências

Agra, M.F., Baracho, G.S., Nurit, K., Basílio, I.J.L.D. & Coelho, V.P.M. (2007). Medicinal and poisonous diversity of the flora of “Cariri Paraibano”, Brazil. Jornal of Ethnopharmarcology 111:383-395.

Albuquerque, U.P; Araujo T.A.S; Ramos, M.A.; Nascimento, V.T; Lucena, R.F.P; Monteiro, J.M; Alencar, N.L & Araujo, E.L. (2009). How Ethnobotany can aid biodiversity conservation: Reflections on investigations in the semi-arid region of NE Brazil. Biodiversity and conservation 18:127-150.

Alves, R.R.N.; Souto, W.M.S. & Barboza, R.R.D. (2010). Primates in traditional folk medicine: a world overview . Mammal Review 40 (2): 155-180.

Alves, R.R.N. & Rosa, I.L. (2006). From cnidarians to mammals: The use of animals as remedies in fishing communities in NE Brazil. Journal of Ethnopharmacology 107:259-276.

Alves, R.R.N.; Rosa, I.L. & Santana, G.G. (2007). The role of animal-derived remedies as complementary medicine in Brazil. Bioscience 57(11): 949-955.

Confessor, M; Mendonça, L.; Mourão, J. & Alves, R. 2009. Animals to heal animals: ethnoveterinary practices in semi-arid region, Northeastern Brazil. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine 5 (1): 37

Costa-Neto, E.M. (2000). Zootherapy Based Medicinal Traditions in Brazil. Honey Bee. 11 (2).

Koné, W.M. & Atindehou, K.K. (2008). Ethnobotanical inventory of Medicinal plants used in traditional veterinary medicine in Northern Côte d’ivoire (West Africa) South African Jornal of botany 74:76-84.

Minayo, M. C. (2007). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Abrasco; 2007.

Nagagata, E. (2006). A importância da educação ambiental como ferramenta adicional a programas de conservação. In Rocha, C. F. D., Bergallo, H. G., Van Sluys, M., Santos Alves, M. A. Biologia da Conservação: essências.  São Carlos, RiMa.

 

Ilustrações: Silvana Santos