Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
31/05/2013 (Nº 44) DINÂMICA COM EMBALAGENS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1491 
  

DINÂMICA COM EMBALAGENS

 

Desenvolvimento e estratégias pedagógicas: A atividade será desenvolvida a partir de uma dinâmica de grande grupo, indo para pequenos grupos e finalizando com uma atividade individual, utilizando as seguintes estratégias pedagógicas: observação, comparação, classificação, comunicação, participação, expressão corporal, oral e escrita, leitura, interpretação.

 

Faixa etária: A partir de nove anos.

 

Público: Até 30 pessoas.

 

Ambiente de aplicação: A sala de aula ou o pátio da escola (podendo ainda ser em uma praça ou parque e a conclusão em sala de aula).

 

Duração: 1h/a.

 

det_2Áreas do conhecimento envolvidas: Português, Geografia, Ciências, Matemática, Artes, e outras que possibilitem associação no decorrer da atividade.

 

Objetivo da prática: Estudar embalagens quanto ao seu tipo de material, seu produto e sua origem, trabalhando diversas áreas do conhecimento e efetivando atividades interdisciplinares.

 

Avaliação: No final da atividade, solicitar que cada aluno escreva o que aprendeu com a dinâmica, explicitando do que mais gostou e do que não gostou. Criar um texto com três parágrafos sobre a sua embalagem. A partir da atividade escrita será visto o que foi compreendido, o que não foi compreendido e, na outra aula será feito um debate sobre a atividade.

 

Desenvolvimento:

- Solicitar previamente que os alunos tragam para a escola uma embalagem de algum dos produtos que utilizam em casa.

- Iniciar a atividade conversando sobre o consumo e a importância do consumo consciente.

- Apresentar que será feita uma atividade de exploração sobre as embalagens trazidas.

- Organizar as classes que devem ser dispostas em um grande círculo e os alunos ficam de pé, dentro do círculo, com a sua embalagem na mão.

- A partir de dados da embalagem, fazer agrupamentos.

- Pedir que observem o tipo de embalagem de cada um. Lista os tipos no quadro: caixa de papelão, pote plástico, saco plástico, saco de papel, etc. Após a listagem, dar um sinal para que os alunos se agrupem por tipo de embalagem – sem interferir nessa movimentação. Após os agrupamentos feitos, cada grupo mostra aos outros o que cada embalagem tem em comum em referência ao tipo, e analisa se a embalagem é reciclável ou não.

- Em seguida, solicitar que se desfaçam os grupo e que cada um observe o estado de origem do produto, que deve constar na embalagem, e lista os estados no quadro. Da mesma forma, organizam-se grupos conforme a origem do produto. Dá para explorar bastante esse item, verificando também as cidades, podendo fazer uma listagem destas e, em um mapa, marcar as que estão envolvidas nos produtos trazidos. Também explorar o que implica no trânsito para que os produtos cheguem até a cidade. Após a listagem, a professora dá um sinal para que os alunos se agrupem por estado – sem interferir nessa movimentação. Após, cada grupo diz aos outros o estado de origem da sua embalagem.

- A seguir, pedir que se desfaçam os grupo e que cada um observe o conteúdo do produto, verificando se é um produto comestível, de limpeza, de utilitários, anota as características no quadro e novamente solicitar que os alunos se agrupem conforme o conteúdo do produto. Cada grupo vai analisar do que o produto é feito e para o que serve, e vai fazer um pequeno “comercial”, improvisado, do seu item. Após as apresentações, fazer comentários sobre a influência da propaganda em nossas vidas, solicitando que os alunos se manifestem.

- Desfazer os grupos novamente e solicitar que os alunos digam o peso do conteúdo de cada embalagem e novamente organizem-se em grupos por peso idêntico, ou aproximado – para aqueles que não tenham pesos exatos aos dos colegas. Cada grupo deverá somar os pesos e apresentar ao grande grupo a soma dos pesos dos produtos trazidos.

- Dividir a turma em grupos para a criação de uma montagem artística com as sucatas trazidas.

det_2- Finalizar a atividade com a avaliação.

 

Obs. Esta atividade pode ser desenvolvida periodicamente, com outras embalagens.

 

 

Fonte: Adams, Berenice Gehlen. Coletânea de práticas para educação ambiental : para professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental  / Apoema -- Novo Hamburgo, 2011.

Ilustrações: Silvana Santos