Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Você sabia que...
31/05/2013 (Nº 44) ...NOSSO PLANETA É O ÚNICO NO SISTEMA SOLAR A PROPORCIONAR CONDIÇÕES À VIDA?
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1482 
  
FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL

VOCÊ SABIA QUE...

Leonardo Francisco Stahnke – Biólogo

leosinos@gmail.com

 

 

...NOSSO PLANETA É O ÚNICO NO SISTEMA SOLAR A PROPORCIONAR CONDIÇÕES À VIDA?

Leonardo Francisco Stahnke – Biólogo

 


A Terra é o terceiro planeta a partir do Sol e sua órbita está na posição exata para receber a energia de forma adequada. Nem tão longe do Sol para congelar, nem tão perto para que fique quente demais. Sua geosfera, hidrosfera e atmosfera juntas dão as condições ideais para nossa existência e das demais espécies que evoluíram conosco e antes de nós.

A atmosfera, camada de gases que circunda o planeta, é constituída principalmente pelos gases nitrogênio e oxigênio, fundamentais para a existência da vida. O gás nitrogênio é um componente presente em diversas substâncias nos organismos, e o gás oxigênio é indispensável no processo de respiração, sendo liberado pelos vegetais na atmosfera em troca do gás carbônico que os animais expiram.

A temperatura média de 15ºC é mantida graças à presença de gases que promovem o efeito estufa e nos protegem da radiação direta. Essa temperatura e suas ligeiras variações permitem que a água ocorra nos estados sólido, líquido e gasoso, possibilitando a ocorrência do ciclo hidrológico e, desse modo, sua purificação.

Sobre a água influi a Lua, nosso satélite natural, sendo responsável pelo fenômeno das marés nos oceanos. Da mesma forma influi no comportamento de diversos outros seres, incluindo peixes, plantas e o próprio ser humano, cujo corpo é composto por aproximadamente 70% de água, assim como o planeta. Sua luz refletida do Sol e a sombra que lhe é projetada faz com que a admiramos em cada fase, nos movimentos de rotação e translação que faz ao redor da Terra, ao mesmo tempo em que o planeta também os executa ao redor do Sol.

A intensa atividade geológica, que se manifesta em terremotos, vulcões, levantamento de relevos, erosões, demonstra que a geosfera também está ativa e que seu núcleo sólido garante nossa fixação na crosta, por meio da gravidade. Ventos, chuvas e a ação humana desgastam, fragmentam e liberam os minerais das rochas de um lado, fazendo com que se modifiquem, combinem e acumulem em outro. A esses fragmentos é acrescida matéria orgânica de plantas e animais que fazem das diferentes combinações do solo, os nutrientes essenciais para a fixação e sobrevivência de plantas, fungos e outros seres vivos.

                Todas essas características deram as condições para que a biosfera surgisse no planeta, entretanto o egocentrismo humano vem a cada dia influenciando negativamente os fatores que dão equilíbrio a essa complexa rede que mantém a vida na Terra. Poluímos as águas que bebemos, o ar que respiramos e os solos que produzem nosso alimento; destruímos nossa flora e dizimamos (e escravizamos) nossa fauna em busca de algumas proteínas, destruindo assim, a delicada teia da vida que nos mantém como mais uma espécie no planeta. Agimos como se fossemos soberanos e indestrutíveis, quando na verdade, também somos seres orgânicos carregados de vida. Somos poeira do Universo e, portanto, integrantes dele. Os rios e arroios que fluem sobre a terra, também circulam em nosso corpo, são nossas artérias e veias... Assim como sentimos o vento que sopra nas folhas das árvores, o sentimos também dentro de nós, em cada respiração.

                Somos vivos e, nossa racionalidade nos impõe a obrigação de sermos também responsáveis pelo cuidado de nossa casa, única com vida (até agora conhecida), no Universo. Ponhamos isso em prática a cada rotação do planeta, a cada amanhecer e anoitecer, em tudo que vivenciamos, ensinando outros também essa importante lição.

 

 

 

 

IMAGENS

 

Diferença nas formas de relacionar-se com a Terra e com as demais espécies.

 

 

Ilustrações: Silvana Santos