Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
19/09/2003 (Nº 5) Editorial - "Educação Ambiental em Ação" - junho/2003
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=147 
  
Nova pagina 1
                      EDITORIAL   
 
Estamos em festa, comemorando o primeiro aniversário da REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO !
 
Motivo de alegria, lembramos os tempos em que havia somente um desejo de se fazer uma revista que falasse de Educação Ambiental para pessoas de todas as idades e com diferentes interesses .  Através das ações de todos nós - editores, colaboradores, leitores e amigos, o misto de sonho e desejo concretizou a ação e a criação da revista.
 
Os fundamentos destes sonhos estavam na vontade de construir  um  mundo melhor, onde ideais de justiça social e ambiental estivessem sendo praticados no quotidiano, trazendo um diferencial para a vida de muitas outras pessoas , independente de estarem longe ou perto, sob o contexto de uma dimensão geográfica.  Certamente, através da revista, estariam sempre muito próximas, ao comungarem  os mesmos sonhos e ações...
 
Solidariedade, envolvimento, atitudes e condutas cooperativas, onde partilhar a informação e o conhecimento mais os sentimentos, tem sido uma constante experiência  que faz de nossa revista uma oportunidade para um aprendizado valioso e gratificante.  Também, graças ao mundo virtual, a experiência tem muitas vezes o sabor de felizes e inusitadas descobertas interativas: sinergias !
 
À semelhança das águas de um grande rio, este  começo está diante de nosso olhar no dia de hoje, entretanto, nosso alcance, nosso futuro, nossos raios de ações estão muito distantes de nossas vistas...
 
Que a REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO  seja para você um  novo horizonte , apresentando perspectivas e possibilidades que contribuam para transformar a sua vida e o seu entorno  mediante grandes e pequenas ações, pois como humanidade somos responsáveis por tudo aquilo que construímos ou destruímos.  Esta é a nossa missão: cooperar para a restauração da Terra, pequena ação talvez, mas preciosa  porque marcada pelo exercício do amor fraterno e pela construção da paz:
 
"De uma coisa sabemos. A Terra não pertence ao Homem: é o Homem que pertence à Terra, disso temos certeza.  Todas as coisas estão interligadas, como o sangue que une uma família.  Tudo está relacionado entre si.  Tudo quanto agride a Terra, agride os Filhos da Terra.  Não foi o Homem quem teceu a trama da vida: ele é meramente um fio da mesma.  Tudo o que ele fizer à trama, a si próprio fará."  -  Chefe Seattle, Tribo Duwamish, ao Presidente Franklin Pierce, EUA, 1854.
 
Solange t. de Lima Guimarães (Sol Guimarães), outono, junho, 2003
 
 
 
FELIZ ANIVERSÁRIO  A TODOS NÓS !   
 
FELIZ DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE !
 
 

Editores responsáveis:

Berenice Gehlen Adams - Novo Hamburgo/R, Website: http://sites.uol.com.br/projetovida.

Sandra Maria Martins Barbosa - Pelotas, RS, E-mail: sicecologia@tutopia.com.br.

Solange T. de Lima Guimarães - Rio Claro/SP, Website: http://www.olam.com.br/ e http://www.rc.unesp.br (depto. de geografia/IGCE/UNESP).

 

Colaboradores:

Alessandra Fiorentino - São Paulo, SP, Website: http://www.libreria.com.br (fabrica Globos Terrestres - site e-commerce).

Anamaria Stranz - São Leopoldo, RS, Website: http://www.unisinos.com.br.

Cláudia Mariza Mattos Brandão - Rio Grande - RS

Daniel José Pegorer de Bem - Santa Cruz do Rio Pardo - SP, Website: http://www.amigosdanatureza.net.

David de Sousa Machado - Santa Cruz do Rio Pardo - SP, Website: www.arvore.com.br.

Esther Mónica Shocron - Buenos Aires, Argentina

Guilherme dos Reis Pereira - Bauru, SP, Website: http://www.tiogui.com.br.

Iahel Manon - Rio Claro/SP

Julio Trevisan - Florianópolis, SC, E-mail: juliotrevisan@yahoo.com. Website: www.juliotrevisan.hpg.com.br.

Liliana Hilda Amorin de Halbritter - Santa Tereza, RJ, Website: www.arqverde.com.br.

Marina Strachman De Lucca - São Carlos, SP

Obs: Cada colaborador é responsável pelo material que fornece para a publicação quanto às idéias expostas bem como a veracidade sobre o assunto apresentado.

Ilustrações: Silvana Santos