Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Trabalhos Enviados
10/09/2018 (Nº 43) ESTUDOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1465 
  

Estudos de Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental

Marliza Beatris Reichert1

1Mestranda do PPGAD do Centro Universitário UNIVATES de Lajeado/RS.

é bióloga; docente de Ciências na rede municipal de ensino, docente em Biologia e Planejamento Ambiental do ensino médio e curso técnico.

av. Castelo Branco nº 10 Horizontina/RS; fone (55) 91554374; e-mail: reichertmarlizab@cfjl.com.br

Resumo

O presente artigo trata de um estudo realizado por um grupo de professores da rede municipal, estadual e particular no município de Horizontina/RS para ampliar as práticas pedagógicas em Educação Ambiental que poderão ser aplicados a alunos de escolas do ensino fundamental. O objetivo do estudo foi de promover o intercâmbio de saberes, a reflexão crítica sobre o ensinar e aprender para que, num trabalho cooperativo e colaborativo os educadores oportunizam novas situações para a construção social do conhecimento, valorizando a atividade prática, como ferramenta importante para consolidar a aprendizagem.

Palavras-chave: educação ambiental, meio ambiente, práticas pedagógicas.

Introdução

Na sociedade atual, torna-se primordial que se atue, reflita e questione mais sobre as questões ambientais. A partir da realização das práticas e sugestões de atividades objetivando a ampliação do conhecimento, mudança de valores e, acima de tudo, mudança de comportamentos.

Para qualificação profissional dos professores da rede municipal, estadual e particular do município de Horizontina/RS foram desenvolvidas varias atividades como: troca de experiências, estudo de textos, palestras e a realização de atividades práticas relacionadas ao meio ambiente. Objetivando promover o intercâmbio de saberes, a reflexão crítica sobre o ensinar e aprender para que, num trabalho cooperativo e colaborativo os educadores oportunizam novas situações para a construção social do conhecimento no sentido da formação de cidadãos que reconheçam os problemas ambientais e que tomem atitudes para preservação do ambiente, sendo a atividade prática uma ferramenta importante na aprendizagem dos educandos.

Metodologia

O presente estudo teve duração de oitenta horas (80 horas), com encontros quinzenais, onde os professores de ciências da rede municipal, estadual e particular do município de Horizontina/RS se reuniam para estudos de textos, debates, palestras e produção de atividades práticas que pudessem ser aplicados a alunos do ensino fundamental. As ações e produções focalizaram dificuldades e desafios da docência na Educação Ambiental.

Atividades realizadas pelo grupo de estudos em ciências:

1.    Estudos de textos relacionados ao meio ambiente (Figura 1).

2.    Participação de um seminário de Energias Renováveis, organizado pelo departamento do meio ambiente do município.

3.    Palestra sobre Combate a Dengue realizada por um agente de combate a dengue do município.

4.    Relato sobre o Projeto Água Limpa e atividades da FAHOR (Faculdade de Horizontina/RS) realizado pelo professor Joel Tauchen.

5.    Experiências Ambientais: Práticas realizadas por alunos do curso técnico em mecânica do CFJL (Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann de Horizontina/RS) com agricultores do município.

6.    Palestra Aprendendo com o Cotidiano, realizada pelo escritor Eduardo Leite do Canto.

7.    Palestra sobre a Agenda 21 realizada pelo professor Daniel Rubens Cenci.

8.    Palestra sobre O Corpo em Evidência: Nutrição, realizada pela nutricionista da prefeitura municipal de Horizontina/RS.

9.    Relatos de Experiências Pedagógicas:

9.1  Projeto SOS Lajeado Pratos realizado pela professora Marliza Beatris Reichert.

9.2  Projeto Meio Ambiente realizado pelas professoras Janete Pasini Schacht e Leonila Sartor.

9.3  Simbologia animal para a conservação da natureza realizado pelas professoras Elaide Cansi de Moraes e Adelaide Wöchter

10. Atividades Práticas Realizadas:

10.1     Descrição de ecossistemas.

10.2     Montagem de vivários em garrafa Pet (Figura 2).

10.3     Volta ao tempo: Incorporação do cotidiano da vida dos alunos nas atividades de sala de aula.

10.4     Trilha das percepções.

10.5     Trilha ecológica (Figura 3). Atividades realizadas durante a trilha ecológica:

10.5.1  Observação do solo.

10.5.2  Observação e descrição da mata ciliar.

10.5.3  Observação e descrição da mata nativa.

10.5.4  Observação e identificação das árvores exóticas.

10.5.5  Observação e descrição da floresta plantada.

10.5.6  Observação da APP (Área de Proteção Permanente).

10.5.7  Cuidado ambiental, observação de vestígios da presença do ser humano no local.

10.6     Gincana (Figura 4). A gincana envolveu alunos das escolas municipais estaduais e particulares do município. Na gincana foram realizadas questões relacionadas ao meio ambiente e atividades corporais ligadas a saúde humana.

10.7     Viagem de estudos (Figura 5). Foi realizada uma viagem de estudos com o objetivo de aprimorar os conhecimentos a curiosidade e a necessidade de buscar recursos didáticos diferenciados para inserir nas aulas de ciências.

10.8     Mostra de Ideias em Ciências (Figura 6). Ao final foi realizada uma amostra de ideias e trabalhos realizados com os alunos dos professores que participaram do grupo de estudos. Momento em que professores e alunos puderam expor para a comunidade em geral o que produziram.

Resultados

As atividades de campo realizadas em um espaço natural colocaram os professores em contato com o ambiente tornando atrativa e eficiente a prática disciplinar, pois, através da atividade, o professor leva para seus alunos uma forma diferente de trabalhar, onde o aluno interage com o meio, buscando responder suas curiosidades, além de proporcionar a troca de experiências, fundamental para o processo ensino-aprendizagem.

 

100_2841

Figura 1: Momentos de estudo de textos.

Com as atividades práticas buscou-se promover a ampliação do conhecimento sobre a biodiversidade da vida nos ambientes naturais ou transformados pelo ser humano. Dentro da proposta, buscou-se inserir no eixo temático, a investigação e a compreensão do meio ambiente, valorizando e respeitando o mesmo.

A partir da realização das práticas e sugestões de atividades, buscou-se mudança de valores e, acima de tudo, mudança de comportamentos. Todas as atividades realizadas no grupo de estudos dos professores foram aplicadas em sala de aula com os alunos do ensino fundamental, no sentido da formação de cidadãos que reconheçam os problemas ambientais e que tomem atitudes para preservação do ambiente.

Figura 2: Momentos da montagem do vivário.

Figura 4: Momento da Trilha Ecológica.

100_1238

Figura 3: Momento da gincana com alunos.

Viagem de Estudos

Locais visitados:

1.    Jardim Zoológico:

O objetivo da visita no Jardim Zoológico foi de estimular o espírito científico, a curiosidade e a necessidade de buscar recursos didáticos diferenciados para inserir nas aulas de ciências, por se tratar de um local onde encontramos uma grande diversidade de animais, vulneráveis e/ou extintos.

2.    Jardim Botânico:

Proporcionar diversas atividades educativas, contribuindo para a conscientização sobre o processo de extinção de plantas e a importância de sua conservação no sustentáculo da vida na Terra, através da visita ao Jardim Botânico, considerado um dos cinco maiores jardins botânicos do Brasil devido a diversidade das coleções de plantas;

 

100_5455

Figura 5: Momento no Jardim Botânico.

3.    Museu de Ciências e Tecnologia da PUC/RS

Sensibilizar os professores para a necessidade de preservação de nosso patrimônio natural atual e fóssil, utilizando recursos museográficos como meio educativo, através da visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUC/RS;

Mostra de Ideias em Ciências

Para o encerramento do curso foi realizado uma mostra de Ideias em Ciência com os professores participantes do grupo de estudos e alunos das escolas municipais, estaduais, particulares onde foram apresentadas as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o curso para a comunidade em geral.

Figura 6: Alunos apresentando seus trabalhos.

Considerações Finais:

O grupo de estudos teve como objetivo promover o intercâmbio de saberes, a reflexão crítica sobre o ensinar e aprender para que, num trabalho cooperativo e colaborativo os educadores oportunizem novas situações para a construção social do conhecimento em Ciências no Ensino Fundamental. Os trabalhos de campo foram considerados positivos o que motivou os professores a realização de atividades práticas com os alunos e buscar novas formas de ensinar para que se consolide da melhor maneira o processo de aprendizagem.

Referências Bibliográficas

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação-MEC. Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica. Práticas Pedagógicas em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS. São Leopoldo. 2006. 59 p.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Brasília, 1997. 126 p.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília:MEC/SEF, 1998. P. 126-127.

CANTO, Eduardo Leite. Ciências Naturais – Aprendendo com o Cotidiano. 6º ao 9º ano. 3ª ed. São Paulo. Editora Moderna, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

 

Ilustrações: Silvana Santos