Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Trabalhos Enviados
10/09/2018 (Nº 43) PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO DONA ALICE CARNEIRO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1442 
  

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO DONA ALICE CARNEIRO

Luiz Carlos Andrade da Costa ¹

Marcos Joane da costa Júnior ²

¹ Pós-graduado em Educação Ambiental – Pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba- IESP-Br 230 - Km 14 - Estrada de Cabedelo - PB CEP: 58.000-00

E-mail: luizlulacosta@hotmail.com

² Pós-graduado em Educação Ambiental - pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba - IESP- Br 230- Km 14 - Estrada de Cabedelo -  PB CEP: 58.000-00

E-mail: marcosjoane@hotmail.com

 

 

 

RESUMO

O lixo, nos dias atuais, vem sofrendo um aumento considerável. Tornou-se verdade, a maior preocupação de todos os governantes a nível mundial. Com o consumismo exagerado e desmedido das pessoas, os resíduos sólidos domésticos, vêm se tornando um problema sério, pois as pessoas estão comprando mais do que precisam e acabam jogando fora o que já tinham. Essas ações irresponsáveis das pessoas fazem com que o lixo seja destinado de forma até criminosa, a lixões a céu aberto onde ficam depositados. Como alternativa para o lixo ter a sua produção e o descarte diminuído, é sem dúvida a “Coleta Seletiva”. Neste sentido, este projeto teve o intuito de implantar a coleta seletiva de resíduos sólidos, buscando mudanças comportamentais com relação ao ambiente e como público alvo os alunos dos três turnos da escola. O trabalho de sensibilização, as oficinas e palestras realizadas, ampliaram os conhecimentos dos alunos com relação aos problemas provocados pelo lixo e a importância da coleta seletiva e a reciclagem o que foi obtido através das análises dos dados.

Palavras-chave: Educação ambiental, resíduos sólidos, coleta seletiva, lixo.

ABSTRACT

Garbage, today, has undergone a considerable increase. Became reality, the biggest concern of all governments worldwide. With the exaggerated and excessive consumerism of people, domestic solid waste, are becoming a serious problem, because people are buying more than they need and end up throwing away we already had. These irresponsible actions of people do with that garbage be designed so as to criminal, the open dumps where they are deposited. As an alternative to waste have decreased its production and disposal, is undoubtedly the “selective collection. Thus, this project aimed to implement the selective collection of solid waste, seeking behavioral changes with respect to the environment and target audience of students from school three shifts. The sensitization work, workshops and lectures, increased students’ knowledge about the problems caused by garbage and the importance of collection and recycling which was obtained by analyzing the data.

Key-words: Environmental education, solid waste, selective waste collection, rubbish.

 

1-INTRODUÇÃO

A maior preocupação de todos os governantes na atualidade é com o aumento da produção dos resíduos sólidos, principalmente com o lixo doméstico, que em detrimento do consumo exagerado da população, vem causando degradações irreparáveis ao meio ambiente.

O principal agravante é a falta de educação ambiental por parte da população, aliada ao descaso dos governantes, que vem contribuindo de forma efetiva para os impactos provocados pelo homem à natureza.

Com a revolução industrial em meados do século XVIII, iniciada no Reino Unido e o consequente aumento da população mundial, a produção dos resíduos sólidos além de aumentar, foi diversificada na sua composição.

Com a indústria dos descartáveis a problemática do lixo só se agravou e as embalagens de alguns produtos trouxeram ainda maiores preocupações com o destino final do lixo que é depositado a céu aberto.

Entretanto, a partir da segunda metade do século XX iniciou-se uma revira volta. A humanidade passou a preocupar-se com o planeta onde vive. Mas não foi por acaso, fatos como o buraco na camada de ozônio e o aquecimento global da terra, despertaram a população mundial sobre o que estava acontecendo com o meio ambiente.

Infelizmente com o passar de mais um século, ações políticas sérias não foram elaboradas, nem a população instruída para promover a diminuição dos efeitos causados ao meio ambiente.

A coleta seletiva dos resíduos sólidos é de fundamental importância para a diminuição do lixo, que seriam jogados nos aterros sanitários, evitando os impactos ao meio ambiente e permitindo o reaproveitamento desses materiais.

A política dos cinco Rs quando praticada no dia a dia, pode propiciar a redução dos impactos sobre o planeta melhorando a vida atual e contribuindo com a qualidade de vida das próximas gerações. Repensar os hábitos de consumo e descarte, Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde, Reduzir o consumo desnecessário, Reutilizar e recuperar ao Maximo antes de descartar e Reciclar materiais. Exercite os quatro primeiros Rs e, o que restar separe para a coleta seletiva. Dessa feita, conseguiremos importante redução dos resíduos sólidos.

 

2- METODOLOGIA

 

O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dona Alice Carneiro, localizado na Avenida Sapé, s/n – Bairro de Manaíra, João Pessoa – PB oferecendo ensino fundamental (1ª a 8ª séries) e ensino médio (1º ao 3º ano), nos turnos da manhã, tarde e noite.

 

2.1 ÁREA DE ESTUDO

 

A E.E.E.F. M - Dona Alice Carneiro, foi fundada em 21 de outubro de 1977 e reformada em 20 de dezembro de 2004. É uma instituição mantida pelo Governo do Estado, com corpo docente composto por profissionais concursados e devidamente graduados e também de coordenadores pedagógicos. Oferece ensino fundamental (1ª a 8ª séries) e ensino médio (1º ao 3º ano), nos turnos da manhã, tarde e noite. Está localizada na Avenida Sapé, s/n – Bairro de Manaíra.

Funciona em um espaço amplo com pátio sem cobertura e com boa iluminação, e a parte de higiene é devidamente aplicada em todas as dependências da escola. As salas são amplas e arejadas, a iluminação oferece condições.

 

3- RESULTADOS

 

Para o presente projeto foram usados procedimentos metodológicos específicos, com a aplicação de quatro questionários previamente elaborados, contemplando todos os pontos de interesse relacionados à percepção dos professores e alunos da escola, acerca da importância da implantação da coleta seletiva. Os questionários contiveram perguntas objetivas e subjetivas.

As aplicações dos questionários ocorreram durante o mês de abril de 2012, nos dias 13, 16 e 17, na escola Dona Alice Carneiro. Foram entrevistados 04 funcionários, 20 professores e 50 alunos dos vários turnos da escola.

Os entrevistados foram bastante receptivos, apesar de alguns alunos não demonstrarem muito interesse pelo assunto, principalmente os do turno da noite que já tem uma faixa etária mais elevada, trabalharem e terem outra visão sobre o ambiente. Os funcionários não se opuseram a dar informações sobre a quantidade e qualidade do lixo produzido na escola e os professores na sua grande maioria se mostraram solícitos e responderam aos formulários prontamente.

 

QUESTIONÁRIO APLICADO AOS FUNCIONÁRIOS

 

1- Qual a frequência diária da retirada dos resíduos das lixeiras?

 

Dentre os entrevistados, 95% responderam que as lixeiras eram esvaziadas 4 vezes por dia e 5 % responderam 3 vezes, sendo acondicionados em sacos plásticos.

O procedimento realizado pelos funcionários é tido como correto, pois é suficiente para não acumular os resíduos e evitar o estado putrefativo dos orgânicos. Sabendo que o processo correto seria a seleção dos resíduos e posteriormente acondicionado em depósito devidamente identificado.

Figura 1 – Percentual da retirada diária dos resíduos sólidos, na Escola E.E.F. M Dona Alice Carneiro, João Pessoa – PB.

 

2- Há um depósito onde o lixo fica guardado, até a retirada pelos lixeiros?

 

Todos responderam que não e ficam em sacos plásticos na área externa. O procedimento realizado é totalmente inadequado, pois os sacos ficam expostos a serem revirados pelos animais e pessoas.

 

3- Quantos sacos de lixo sua escola descarta por dia?

 

Todos os entrevistados responderam que eram 4 sacos de 100 litros. Medida incorreta, pois não ocorre a seleção dos resíduos.

 

4- Algum material é doado para alguém?

 

A resposta obtida pelos entrevistados foi “Não”. Mas sabemos que poderiam ser doados alguns materiais como plástico, papel como, por exemplo, para catadores cadastrados no Programa de coleta seletiva da EMLUR.

 

5- Sua escola descarta algum tipo de lixo perigoso?

Sim, como por exemplo, pilhas e lâmpadas, contudo observou-se que é em pequena quantidade, não descartando a necessidade de uma separação criteriosa devido ao risco que estes tipos de resíduos podem provocar tanto a população quanto ao ambiente.

 

6- Sua escola oferece refeições aos alunos? Quantas vezes? Existe desperdício?

 

Sim, 4 vezes ao dia e não existe desperdício. Entretanto, sabemos que o desperdício existe em grande quantidade o que é comum em estabelecimento de ensino público, principalmente devido à falta de conhecimento e bons modos dos alunos.

 

7- Como são depositados os resíduos de alimentos antes de serem coletados pela empresa de lixo?

 

Separados em sacos em local pré-definido, ou seja, área externa onde o lixo fica de forma totalmente exposta a ações e intempérie, o que na realidade poderá ser corrigido com a implantação deste projeto onde os coletores para o acondicionamento de todos os resíduos da escola ficarão fixados na parte interna, já devidamente separados e aguardarão sua retirada pela empresa responsável pela coleta. Estes resíduos orgânicos também poderiam ser destinados à produção da compostagem, em trabalhos realizados pela própria comunidade escolar.

 

8- Existe o descarte de óleo de cozinha? Se sim, em qual quantidade?

 

Não. Mesmo assim sabemos que na realidade o uso do óleo na alimentação dos alunos é em grande quantidade, devido ao tipo da merenda oferecida como, por exemplo, refeições cozidas que levam muito óleo.

 

QUESTIONÁRIO APLICADO AOS PROFESSORES

 

1- Que entendes por Educação Ambiental?

 

Os professores tiveram respostas diversificadas. 85 % responderam com segurança e 15 % mostraram insegurança.

Dentre as respostas as principais foram respectivamente:

“Educar, informar e mudar os costumes, ao que se refere à preservação do meio ambiente.”

“Sensibilizar e conscientizar a população da importância do ambiente para a sustentabilidade do planeta.”

“Não jogar lixos nas ruas, e sim nas lixeiras.”

“É uma disciplina voltada para buscarmos meios para protegermos o meio ambiente.”

 

Figura 2 - Percentual de respostas sobre educação Ambiental conseguida com os Professores, na Escola E.E.F. M Dona Alice Carneiro, João Pessoa – PB.

 

 

 

2- Como a Educação Ambiental está inserida no currículo da escola?

 

Em trabalhos, seminários, palestras e feiras de ciência. Entretanto, sabe-se que a Educação Ambiental deveria ser uma disciplina obrigatória desde as séries mais iniciais, período no qual o indivíduo internaliza de forma mais concreta a aprendizagem, o que permitirá maiores chances dessas atividades serem incorporadas ao cotidiano das pessoas.

 

3- Sua escola tem programa de Educação Ambiental?

 

Obtivemos como respostas: 50% que sim e os 50% que não.

Contudo, sabemos que na verdade nem todos os professores se preocupam com o tema e como não é disciplina obrigatória na grade curricular, poucas atividades são ministradas aos alunos e alguns eventos são esporádicos não sendo suficientes para a aprendizagem dos alunos.

Figura 3 - Percentual, das respostas obtidas sobre a existência do programa de Educação Ambiental na Escola E.E.F. M Dona Alice Carneiro, João Pessoa – PB.

 

4- Seus alunos têm conhecimento do que seja coleta seletiva?

Dos alunos entrevistados 80% responderam sim e 20 % não. Na verdade os alunos que afirmaram que não tem o conhecimento da coleta seletiva são pelo fato de residirem num bairro onde não existe a coleta seletiva.

 

Figura 4 – Percentual da questão sobre o conhecimento dos alunos com relação à Coleta Seletiva, na Escola E.E.F. M Dona Alice Carneiro, João Pessoa – PB.

 

5- Você apoiaria a implantação de um projeto de coleta seletiva na sua escola e participaria ativamente para a sua manutenção?

 

Todos os professores responderam que sim.

Sabe-se hoje que os professores apoiam projetos para redução do lixo. No entanto, nem todos se prestariam a trabalhar para a que um projeto dessa amplitude fosse realizado e mantido. A separação do lixo dá trabalho e seriam necessários tempo e dedicação o que certamente muitos não dispõe e também não se doariam para uma participação ativa necessária.

 

QUESTIONÁRIO APLICADO AOS ALUNOS

 

1- O que é lixo?

 

A maioria dos alunos respondeu que lixo é tudo aquilo que não serve para o consumo e que não podemos reutilizar.

Já alguns responderam que lixo é:

“Lixo é aquilo que não pode jogar no chão.”

“É tudo aquilo que não prestar.”

“É tudo o que você não vai utilizar.”

 

2- O que você entende por Educação Ambiental?

 

A maioria das respostas não foi coerente com a pergunta, deixando alguns de responder.

As respostas mais absurdas foram:

“Preservar a natureza e não o meio ambiente.”

“É a melhora da comunidade a separar o lixo.”

 

3- O que você entende por degradação ambiental?

A maioria respondeu que é a destruição do meio ambiente. Outros alunos não sabiam direito o que significa degradação e não responderam.

Eis algumas das respostas:

“Destruição do meio ambiente.”

“É não se preocupar com ele.”

“É a coleta da separação do lixo.”

 

4- Em sua casa qual o tipo de lixo mais frequente?

 

Os alunos responderam que 50% do lixo de sua casa são compostos de plástico, 40 % de lixo orgânico, e 10% de papel.

Figura 5 – Percentual do tipo de lixo mais frequente gerado na casa dos alunos, da Escola E.E.F. M Dona Alice Carneiro, João Pessoa – PB.

 

5- Em seu bairro existe coleta seletiva?

 

Obtivemos dos alunos como resposta para existência da coleta um percentual de 80% e para que não existência 20%.

As essas respostas contraditórias, se deve ao fato de nem todos os alunos morarem no mesmo bairro.

Figura 6 – Percentual, das respostas obtidas dos alunos em relação à existência da Coleta Seletiva respectivamente em seu bairro, realizado na Escola E.E.F.M  Dona Alice Carneiro, João Pessoa – PB.

 

6- O que você entende por reciclagem e sua importância?

Muitos responderam que é o meio de reaproveitar o lixo e que sua importância é diminuir o acúmulo do lixo.

É notório que a reciclagem está sendo vista pelos alunos como uma necessidade de redução do lixo e já existe uma preocupação para a mesma.

 

7- Em sua casa você realiza a reciclagem?

 

De acordo com as respostas dos alunos, 60% confirmam a realização da reciclagem, já 40 % responderam que não realizam.

Sabemos que o percentual dos que não realizam é muito maior e por estimativa podemos chegar aos 70 % ou mais, o que vem ocorrendo também em domicílios de todo o Brasil.

Figura 7 – Percentual dos alunos que em suas casas realizam a reciclagem.

 

8- Que tipo de materiais você acha que podem ser reciclados?

 

Plástico, papel, alumínio, vidro e outros. Como respostas para outros tipos de resíduos os alunos responderam como exemplo: madeira, tecido e aparelhos eletrônicos.

 

Figura 8 – Percentual, de materiais que podem ser reciclados segundo os alunos da Escola E.E.F.M – Dona Alice Carneiro, João Pessoa – PB.

 

 

 

 

 

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Devido ao fato da escola não dispor de programa de coleta seletiva, os alunos ali regulamente matriculados, demonstraram pouco conhecimento com a problemática do lixo e a sua importância. Quando questionados sobre o conceito de lixo, a maioria respondeu que lixo é tudo aquilo que não serve para o consumo e que não podemos reutilizar.

A questão da Educação Ambiental foi pouco compreendida pelos alunos, que em suas respostas sobre o tema, não souberam responder coerentemente, deixando uma grande preocupação da necessidade de ser incluída a disciplina Educação Ambiental, como obrigatória na grade curricular de ensino.

A degradação do ambiente foi tema bem explorado com os alunos e as suas respostas foram satisfatórias, demonstrando preocupações com o fato das pessoas estarem provocando danos sérios ao ambiente. Em suas residências os alunos afirmaram na quase totalidade que os plásticos são o tipo de lixo mais frequente, sendo seguindo do material orgânico.

Com relação à existência da coleta seletiva no bairro onde residem e a prática da separação dos resíduos, 60% dos alunos responderam que existem e desenvolvem esse procedimento. Na realidade a coleta seletiva domiciliar ainda hoje é realizada por poucas pessoas e muitos não se preocupam com a necessidade de redução dos resíduos sólidos. A diferença nas respostas quanto haver ou não a coleta seletiva, no bairro onde residem, 40% responderam que não devido ao fato de nem todos morarem no mesmo local e sim em bairros distintos, como Manaíra e São José que são totalmente diferenciados, principalmente em poder aquisitivo.

Com a implantação do projeto de coleta seletiva a Escola E.E.F.M – Dona Alice Carneiro, houve a diminuição dos desperdícios de resíduos sólidos gerados em seu estabelecimento, que na sua grande maioria é composto de plásticos e orgânico. Ainda proporcionando ao alunado sensibilização e mobilidade em promover ações para uma educação ambiental voltada para a proteção do ambiente. Outro ponto relevante do projeto é que os indivíduos se tornaram sabedores do seu papel no que diz respeito à importância da redução do lixo e seu reaproveitamento e mais ainda, passarão a desenvolver ações como agentes multiplicadores em prol da preservação do planeta.

Resultados como este também foi comprovado em outras escolas do país, segundo artigos de pesquisas como, por exemplo, no artigo da Mestranda Rozeli Aparecida Zanon Felix da Universidade Estadual Paulista – UNESP Botucatu/SP no trabalho de COLETA SELETIVA EM AMBIENTE ESCOLAR realizado na E.M.E.F. “Jardim Brasil”, Bairro Jardim Brasil, Bernardino de Campos/ SP, e em seu trabalho realizado na Escola Estadual Drª Maria do Carmo Alves, localizada na cidade de Aracaju- SE, realizado pela graduanda Raylene Nascimento Santos da Universidade Federal de Sergipe. Comprovando mais uma vez a falta de sensibilidade e compromisso das autoridades responsáveis pela educação em nosso país.

 

5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

AGENDA 21. Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento. Rio de Janeiro, 1992.

CEARÁ. SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE. Apostila do Curso de Capacitação para Multiplicadores em Educação Ambiental. Fortaleza, SEMACE, 2003.

CEMPRE INFORMA. São Paulo, Cempre, n. 42,4 p. nov./dez. 1989.

CUNHA, V.; CAIXETA FILHO, J. V. Gerenciamento da coleta de resíduos sólidos urbanos: estruturação e aplicação de modelo não linear de programação por metas. Gestão & Produção. vol. 9(2), p. 143-61. Agosto 2002.

EINGENHEER E. M.organizador. Coleta seletiva de lixo. Rio de Janeiro: Iser, 1993.

GOMEZ, J. S. Metodologia para el emplacamento de rellenos sanitarios. In; Curso Internacional sobre diseno y disposición de rellenos sanitarios. México D.F. 1994. Disponível em: http://www.cempre.Br. Acesso em 18 de novembro de 2007.

GRIFFITH, J.J Sistemas de Gestão Ambiental. Viçosa-MG, 2005.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS – IBGE. 1992.

JUNCÁ, D. C. de M. Mais que sobras e sobrantes: trajetórias de sujeitos no lixo.Tese de Doutorado. FIOCRUZ/ENSP - RJ, 2004.

MOTA, S. Introdução a Engenharia Ambiental. 3ª edição, Rio de Janeiro: ABES 2003.

RODRIGUES, F. L.; CALVINATTO, V. M.. Lixo: de onde vem? Para onde vai? São Paulo: Moderna. 1997. 80 p.250p. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Fundação Osvaldo Cruz, Rio de Janeiro: 2004.

Disponível em . Acesso em 05 nov.2011.

Disponível em . Acesso em 11 nov.2011.

Disponível em .Acesso em 02 dez.2011.

Disponível em .Acesso em 09 jan.2012.

Disponível em . Acesso em 06 fev.2012.

 

Ilustrações: Silvana Santos