Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Entrevistas
10/09/2018 (Nº 43) ENTREVISTA COM VITOR SCHMID PARA A 43ª EDIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1409 
  

ENTREVISTA COM VITOR SCHMID PARA A 43ª EDIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

Apresentação

O entrevistado da 43ª Edição da nossa revista é Vitor Schmid. Ele é idealizador da instituição PetPista, que tem por objetivo auxiliar a encontrar animais de estimação perdidos,  além de incentivar adoções. A ideia é no mínimo ousada e reflete uma grande preocupação com animais perdidos. Vitor é natural de São Paulo e atualmente reside nesta mesma cidade. Economista formado pela Universidade de São Paulo, atualmente se dedica integralmente ao PetPista.

BERE – Vitor, é um prazer tê-lo como nosso entrevistado e desde já agradeço pela sua disponibilidade em colaborar com esta publicação. Para começar, comente um pouco sobre como surgiu a ideia de criar o PetPista:

VITOR – Bere, é uma grande satisfação poder participar desta entrevista na Educação Ambiental, uma revista preocupada com mudanças socioambientais importantes e necessárias para o nosso mundo.

A ideia do PetPista surgiu no final de 2011 e se fortaleceu com o desaparecimento do cachorro de um velho amigo meu. Nesta particular ocasião pude notar que a solução a que se dava ao desaparecimento de um animal era uma resposta atualizada, mas não inovadora, de uma solução antiga: o simples anúncio de animais, o que chamo de “panfletagem virtual”. É como se houvesse dois postes virtuais, um no qual se colocam todos os anúncios de perdidos e no outro, os de achados, sem que ocorra qualquer comunicação entre eles. Embora isso até ajude, pensei que poderia criar um novo modelo de busca inteligente o suficiente para lidar de maneira ótima com qualquer tipo de informação e estimulante o suficiente para que todos, amantes de animais ou não, participassem. Evidentemente esse modelo deveria considerar também o poder multiplicativo das redes sociais. Sob estas premissas surgia um primeiro esboço do PetPista. 

BERE –  Qual é a sua ligação com animais?

VITOR – Os animais sempre foram grandes companheiros meus em momentos bem decisivos de minha vida. Aos 18 anos vendi os poucos bens que possuía no Brasil e comprei uma passagem só de ida para a Áustria, onde aluguei um quarto na casa de uma professora. Morávamos eu, a filha desta professora, uma colega sua e mais três gatinhos, que passaram a ser os meus grandes e únicos amigos naquele país até então desconhecido. Um dos dias mais tristes de minha vida foi quando um vizinho nosso bateu à porta com uma pá e um saco plástico em sua mão. Ele havia encontrado um dos gatinhos mortos e queria a minha ajuda para enterrá-lo. Foi quando me dei a real conta da falta que podia fazer um verdadeiro amigo.

Pouco tempo depois comecei a servir o exército daquele país em um de seus locais mais frios. Como não tinha qualquer moradia própria e já não podia pagar pelo aluguel do quarto onde morava, passei a ser o único soldado a literalmente morar no quartel (até em dias sem serviço militar). Meus primeiros finais de semana foram incrivelmente solitários até que um dia me deparei com um cachorro, o “Campeão”! Sempre esperando o seu pãozinho, eu e o Campeão conversávamos sobre tudo. Sou até hoje muito grato por sua companhia, sem a qual certamente tudo teria sido bem difícil.

O PetPista é uma forma de retribuir o carinho que sempre recebi dos animais e proporcionar a todas as pessoas a alegria de sempre tê-los por perto. 

BERE – Como você mantém o PetPista, uma vez que os serviços são totalmente gratuitos?

VITOR – O PetPista se mantém por meio do patrocínio de empresas preocupadas com estas verdadeiras amizades que encontramos entre os humanos e seus animais de estimação. 

BERE – Como você avalia os resultados do PetPista, desde a sua criação aos dias de hoje?

VITOR – Os resultados do PetPista, em seu menos de 1 mês de vida, são extremamente positivos. Já estamos presentes em mais de 300 cidades brasileiras. Mais de 90% de nossos usuários, que já somam alguns milhares, aceitaram participar na busca de animais desaparecidos e juntos eles superaram 10 mil PetPontos gerados. Cerca de 30 animais já foram encontrados direta ou indiretamente por meio de nosso sistema. Além disso, a nossa fanpage no Facebook (http://www.facebook.com/PetPista), curtida por mais de 150 mil usuários, possui hoje um alcance semanal de 1,4 milhão de pessoas. Estes números refletem uma intensa participação social no PetPista que contribui na felicidade de muitas pessoas e seus animais. 

BERE – Você prevê alguma ação para animais encontrados – que foram abandonados? Como é esse procedimento?

VITOR – Normalmente uma pessoa que encontra um animal costuma cadastrá-lo tanto como Achado quanto como para Adoção, pois na maioria das vezes é difícil distinguir os animais perdidos dos animais abandonados. O nosso sistema de busca processa ambas as informações para, no caso de desaparecimento, permitir o reencontro do animal com sua antiga família ou, no caso de abandono, promover o seu encontro por uma nova. 

BERE – Vamos a um exemplo prático: Meu cão fugiu, atende pelo nome de Urso, como procedo para incluí-lo no PetPista?

VITOR –  Se o amado Urso resolver dar uma escapadela, utilizar a nossa plataforma é bem simples, Bere. Se você já possui cadastro no PetPista, basta realizar o seu Login e então fornecer a descrição do Urso por meio da opção “Perdi!” disponível através do menu “Perdidos” em nossa barra de menus principal. Caso você ainda não tenha se cadastrado no PetPista, basta fazê-lo entrando em nosso site (www.petpista.com.br) e clicando na opção “Não possui cadastro?” acessível pelo menu de Login. Quanto mais informações você nos fornecer sobre o Urso, tanto mais fácil será o cruzamento delas com as demais informações enviadas ao nosso sistema.   

BERE – Conte-nos um fato inusitado que tenha ocorrido neste trabalho.

VITOR – Já houve uma senhorita que nos perguntou se poderia cadastrar uma égua desaparecida, tendo, inclusive, anexado fotos do animal. E bem, o PetPista foi feito para todos os tipos de animais de estimação!

BERE – Qual é a relação que você percebe entre os animais de estimação e o meio ambiente?

VITOR –  Se compreendermos que o meio ambiente de um animal de estimação é o seio de sua família humana, esta relação pode ser traduzida por um poderoso laço genuinamente afetivo. O animal confia incondicionalmente em seus donos, um instinto derivado da figura do líder de matilha, e se dispõe a lhes ser um companheiro fiel e amoroso. Salta aos olhos a pureza destes sentimentos, razão pela qual o abandono pode ser extremamente traumático para o animal. 

BERE – Qual é a sensação quando é localizado um animal?

VITOR –  Toda vez que um animal é localizado nossa equipe transborda em alegria e se emociona muito. A sensação de ser um colaborador ativo ao que há de mais importante nesta vida, que são as verdadeiras amizades, nos é extremamente gratificante. 

BERE – Há um tempo médio para a localização dos animais perdidos, divulgados no PetPista?

VITOR –  Ainda é muito cedo para possuirmos uma estimativa desta natureza, pois estamos no ar há menos de um mês. Não obstante, neste curto espaço de tempo já tivemos cerca de 30 animais encontrados, um dos quais estava perdido há 24 dias e fora encontrado em menos de 12 horas por meio do PetPista.  

BERE – Você tem algo previsto em caso de não localização do animal, como por exemplo incentivar a adoção de outro?

VITOR – Sim, Bere. Caso um animal não seja encontrado, a sua antiga família poderá adotar outro pelo nosso sistema. O sistema de adoção do PetPista foi desenvolvido com muita cautela, pois dificilmente se sabe quem é a contraparte adotante. Neste sentido, procuramos estabelecer a maior troca de informações possível entre as partes interessadas para que o animal não corra quaisquer riscos e sempre caia em boas mãos.  

BERE –  O que, para você, é mais significativo neste trabalho?

VITOR – Tudo me cativa neste trabalho. Desde a sua criação no meu imaginário, o trabalho com minha equipe, até os seus resultados finais. Posso dizer que sou um homem muito realizado com o PetPista, pessoal e profissionalmente. 

BERE –  O que mais te inspira?

VITOR – Meus sonhos e a consciência de que somos verdadeiramente capazes de mudar este mundo para melhor. 

BERE – Por gentileza, deixa um recado, uma frase, um pensamento, para nossos leitores...

VITOR – Deixarei uma reflexão minha que, embora fuja um pouco ao escopo desta entrevista, espero que interesse aos vossos leitores. Para mim existe uma diferença sutil, mas fundamental, entre nós, homens, e os animais: Enquanto nós procuramos manipular a natureza por temê-la, os animais procuram respeitá-la para não aborrecê-la. O primeiro caso, embora tenha resultado em inequívoco progresso, acabou nos tornando míopes insaciáveis: nós realmente acreditamos que podemos crescer infinitamente em um mundo finito. O segundo caso, não. Ele é harmônico.

Eu acredito que nós temos muito que aprender com os animais. 

BERE – Prezado Vitor, temos muito a lhe agradecer por este maravilhoso trabalho que já inicia com muito sucesso, que em tão pouco tempo já tem tanto a comemorar, e também, pela sua disponibilidade em nos conceder esta entrevista que evidencia não só o grande profissional que você é, mas também o ser humano sensível que quer fazer - e faz - a diferença para que nosso mundo seja mais fraterno. Parabéns e, em nome de toda equipe da Educação Ambiental em Ação, o nosso muito obrigada!

 

Vitor Schmid
Founder and Chief Executive Officer

vitor.schmid@petpista.com.br | + 55 11 9 8270 5270

PetPista.com.br








Ilustrações: Silvana Santos