Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
01/06/2015 (Nº 1) Dicas para você agir com consciência ambiental
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=14 
  
Dicas para você agir com consciência ambiental

- Em águas rasas, evite o uso de nadadeiras pois se movimentadas bruscamente provocam a quebra de organismos e a suspensão de sedimentos.

- Observe e se informe sobre os horários e ciclos de marés a fim de evitar situações imprevistas e perigosas.

- Comprar e comercializar artesanato produzido com corais é proibido por lei*.

- Ao visitar um ambiente natural, deposite o lixo em local apropriado ou leve-o de volta.

- A pesca só pode ser praticada com licença do órgão competente, não sendo permitida em algumas Unidades de Conservação. Evite o uso de arpão e espeto, pois afugenta a fauna.

- Não colete nada, leve do ambiente recifal apenas memórias e fotografias.

- Informe-se sobre as normas de uso das Unidades de Conservação visitadas e respeite os regulamentos.

- Alimentar peixes com sobras e outros alimentos humanos prejudica a saúde dos mesmos.

- Fundeie a embarcação na areia, pois jogar âncora sobre os recifes é proibido por lei*.

- Ao mergulhar em poças de maré ou áreas de pouca circulação, evite o uso de filtro solar, óleos e cremes, que prejudicam os animais marinhos.

- Os equipamentos de mergulho autônomo devem ser mantidos perto do corpo do mergulhador para que os mesmos não destruam os corais.

- Não pise e nem toque nos corais, eles são animais muito frágeis. A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos e adubos químicos, responsáveis pela contaminação de alimentos e cursos d'água. Seus insumos são rochas moídas, restos de vegetais, estercos e humus de minhoca.

- Na agricultura orgânica a vegetação nativa é tão importante quanto os campos de cultura, pois preservam a água e os inimigos naturais das pragas.

- Na natureza existem venenos e remédios naturais que podem ser usados nas culturas reduzindo o impacto e a contaminação dos alimentos.

- Sendo possível, procure consumir alimentos orgânicos: são mais saborosos, cheirosos, coloridos e duráveis.

- Animais já podem ser tratados com homeopatia, que reduz custos e não contaminam a carne, leite e ovos.

- As joaninhas se alimentam de pulgões, que atacam as culturas. A utilização maciça de agrotóxicos no combate aos insetos que atacam as plantações desequilibra o ambiente natural, por matar inclusive animais como elas. O produtor agrícola tem aliados na própria natureza.

- Minhocas são indispensáveis para um solo fértil. Onde houver minhocas "trabalhando" existirá um bom solo para produção de hortaliças e mudas para reflorestamento.

- O desenvolvimento sustentável propõe a utilização responsável dos recursos naturais, a adoção de tecnologias adequadas e minimamente impactantes e a democratização dos processos que decidem o uso dos recursos naturais.

Colaboração: Wellington Eduardo Araújo Rocha (wellingtonear@banconordeste.gov.br)

Ilustrações: Silvana Santos