Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
10/09/2018 (Nº 42) EDITORIAL DA 42ª EDIÇÃO DA REVISTA VIRTUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO DEZEMBRO/2012
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1394 
  
Revista educação ambiental em ação

Editorial da 42ª Edição da revista virtual Educação Ambiental em Ação

DEZEMBRO/2012

 

''Sempre faça o seu melhor. O que você plantar agora, você vai colher mais tarde'' (Og Mandino).

 

Responsabilidade é a essência de onde vem a resolução de inúmeros problemas que enfrentamos. Cada um, assumindo responsabilidades em sua área de atuação, em seu contexto, em sua família, em seu bairro, ajudará muito a minimizar uma série de problemas, desde ambientais a existenciais.

 

Dalai Lama proclama que a responsabilidade de todos é o único caminho para a sobrevivência humana.

 

A responsabilidade tem diversas conotações e reside em diferentes contextos, e por isto ela também é, muitas vezes, mal interpretada ou até ignorada. Se o conceito de responsabilidade é aplicável ao que se relaciona com o conceito “responsável”, isto indica que algo que se tenha assumido passa a ser da nossa responsabilidade.

 

O que atrapalha quando somos chamados a certas responsabilidades é quando os contextos se misturam, e iludidos, mais cobramos responsabilidades dos outros do que as assumimos, de fato. Mais proclamamos mudanças e menos as produzimos. Fala-se em compreensão, quando não se consegue vivenciá-la em sua plenitude. Fala-se em responsabilidade ambiental, mas não tratamos bem do nosso quintal, ou do nosso cão de estimação.

 


"Somos responsáveis pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer"(Moliére).
 

 

Inspirados pela frase que abre este editorial, percebemos que somente podemos ser realmente responsáveis se buscarmos fazer o melhor, a partir do compartilhamento de nossas ações, que podem inspirar outras e outras, buscando sempre um trabalho de qualidade, em conjunto.

 

E é com muito prazer que mais uma vez compartilhamos nossa responsabilidade em engendrar mudanças necessárias, tanto pessoais quanto coletivas, através desta publicação.

Aproveitamos para desejar a todos um Natal recheado de bênçãos e um Novo Ano próspero e transformador para um mundo melhor.

 

Bere Adams e Equipe da Educação Ambiental em Ação

www.revistaea.org

Ilustrações: Silvana Santos