Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Trabalhos Enviados
19/09/2003 (Nº 5) Introdução a um projeto de Educação Sócio-ambiental
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=139 
  
Nova pagina 1

Introdução a um projeto de Educação Sócio-ambiental

Objeto

Educação sócio-ambiental num contexto regional de entorno, influência e adução do Lago da Serra da Mesa (Uruaçu, norte de Goiás), envolvendo um consórcio de atores presentes no cenário através de um planejamento adaptável, aberto e público, centrado na capacidade da iniciativa privada em visualizar o campo e ajustar suas práticas para assegurar a disponibilidade futura dos recursos naturais. Essa tendência de ajuste vem se mostrando através das certificações de qualidade e de responsabilidade que são ampliadas para o espaço sócio-ambiental por força de uma demanda crescente por produtos e serviços que, além de proporcionar conforto e bem estar, cuidem da plataforma na qual o ser humano irá deles desfrutar.
Produção limpa, consumo responsável e um mundo limpo no qual produzir e consumir estejam voltados para a produção e o consumo das futuras gerações.
As previsíveis mudanças nas matrizes energéticas e algumas restrições de recursos que são anunciadas pertencem a um passado de superutilização que orienta para a formatação de um novo modelo de desenvolvimento que deva ser gerido, a partir de agora, pelas crianças, pois elas são as titulares dos direitos do futuro.
A educação sócio-ambiental das crianças se propõe a ser o instrumento que desenvolva o embrião dessa nova consciência, vez que suas mães são poderosas aliadas para a construção de um futuro de bem estar.

Conteúdo

Formar agentes sócio-ambientais para disseminar informações e estimular ações de educação sócio-ambiental voltadas para o uso e conservação da água e desenvolvimento sustentável através de práticas de manejo do lago, cursos d'água e solo, práticas urbanas de conservação de energia e água, reciclagem, reaproveitamento e tratamento de lixo e esgoto sanitário.

Alvo

1.      Crianças e adolescentes em processo de aprendizagem formal;
2.      Adultos no terceiro grau de ensino, com ênfase para professores cursando licenciatura;
3.      Domicílios urbanos, contemplando a relação mulher-água;
4.      Domicílios rurais, contemplando a relação dos habitantes com a água, o solo e a vegetação;
5.      Organizações não governamentais na sociedade;
6.      Setor produtivo receptor de tecnologia sócio-ambiental.

Área de abrangência

Municípios do entorno e área de influência do Lago da Serra da Mesa (Uruaçu, norte de Goiás)*, assim definidos os limítrofes com o espelho d’água e os localizados na área de alcance endêmico, econômico, cultural e eco-sistêmico.

Diretrizes

1.1 - Capacitação de agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades de Educação Sócio-ambiental;
1.2 - Articulação das ações das organizações governamentais [OGs] e não governamentais [ONGs];
1.3 - Desenvolvimento de atividades sistematizadas e contínuas de Educação Sócio-ambiental, envolvendo OGs e ONGs unipolarizadas ou multipolarizadas, de forma a dar a maior abrangência multidisciplinar e privilegiar os espaços geográfico, social, cultural e ambiental locais;
1.4 - • Multiplicação das práticas de Educação Sócio-ambiental, a nível formal e não formal bem como a geração de materiais educativos e a difusão de conhecimentos e informações;

4 - Educação para o futuro

"Podemos colaborar na preparação das crianças para enfrentar um futuro de menor energia disponível, de diversas maneiras, entre outras, ajudar a escrever esse novo cenário e a dar explicações que sejam solicitadas. Elas necessitam saber o que está se passando e porque estão ocorrendo os problemas com a biosfera, para posicionarem-se corretamente. Deve pedir-se às escolas que ofereçam disciplinas que mostrem como funciona o ecossistema terrestre como um todo e que expliquem o papel da humanidade diante da crise. Um curso de como ver o mundo como um sistema em funcionamento delicado. Eles deverão aprender a obter informação e a processá-la em computadores. Mas, também necessitam vivências práticas, por exemplo, como produzir alimentos de boa qualidade, como preservar em lugar de depredar, e como fazer um alojamento mais resistente e durável."

ANÁLISE EMERGÉTICA DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - Curso de Extensão - Fevereiro de 2003 - UNICAMP - Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada. Pág. 183

“Sendo a educação ambiental definida como um processo que consiste em propiciar às pessoas uma compreensão crítica e global do meio ambiente, procurando elucidar valores e atitudes na adoção de posturas éticas e participativas nas questões relacionadas à conservação e adequada utilização dos recursos naturais - a sua prática deve-se pautar na busca de caminhos alternativos que releve o seu papel no efetivo exercício da cidadania, na melhoria da qualidade de vida e construção de uma sociedade sustentável”.

Programa de Educação Ambiental do Estado do Piauí - Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado do Piauí. - <http://www.semar.pi.gov.br/>

A proposta do ISN não se desvia da definição epigrafada, mas prefere tratar o binômio meio-ambiente\cidadania como par necessariamente implicado.
A cidadania é um interesse comum que se individualiza na consciência e no exercício dos direitos e deveres estatuídos, ao mesmo tempo em que, por força das pré-definições, tende a conferir organicidade ao complexo de condutas imanente à pluralidade e diversidade de expressões individuais.
A dimensão planetária da cidadania se apresenta com muitas faces culturais, e a prática ambiental se apresenta com outras tantas faces apropriadas a essas culturas, cada uma delas revelando a adequação do grupamento humano ao seu possível espaço de vivência.
Os espaços de vivência existem na face do mesmo planeta e, embora possuam recursos naturais próprios e usufruíveis de modo imediato no interior de suas fronteiras, compartilham recursos planetários de mesma natureza, como por exemplo a água e o ar.

Regime Democrático e Relacionamentos

A orientação de uma Constituição que declara o Estado Democrático de Direito e o regime democrático, as ações que produzem impactos não podem acontecer dentro do espaço iluminado apenas pelo seu foco, dado que, além do socialmente incluso no espaço iluminado existe uma externalidade social que será atingida, justificando que esse espaço externo seja contemplado na ação enfocada.
Ação democrática é aquela que produz a maior satisfação e a menor insatisfação interna e externa para o maior número de pessoas, e é assim que o sócio-ambiental aparece como um par necessariamente e necessariamente implicado no qual as ações de um pólo causam efeitos no outro, justificando que a educação ambiental e a educação social sejam especializações operacionais da educação sócio-ambiental, devendo existir uma forma nuclear que contemple a integração das duas especializações numa natureza comum, num desafio de produzir informações e formações, e praticar ações que contemplem os fundamentos e objetivos da República, os Direitos e Garantias Individuais e Coletivos, os Direitos Sociais, fazendo emergir uma postura democrática no exercício do poder direto e indireto, e estimulando a Ética individual e coletiva para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária na qual exista o bem estar para todos.

A Conexão Sócio-Ambiental

A conexão de temas ambientais com temas sociais, e vice-versa, resulta em um facilitador do efetivo exercício da cidadania, o qual geraria uma rede de relações entre pessoas e grupos com interesses sócio-ambientais comuns tendente a ser o suporte para o estabelecimento de comunidades onde existem apenas aglomerados administrados dominantemente pelo poder público.
A educação sócio-ambiental abre espaço para a atuação de organizações sociais, setor de produção e a população criando nós de rede (clusters) capazes de dar sustentabilidade à trama circundante, produzindo uma arquitetura de informação (IA) que contemple todos os segmentos do conhecimento e da cultura.
Os objetivos, linhas de ação e o desenvolvimento de instrumentos e metodologias para a educação ambiental já têm inúmeros vetores apontados para o social, do que resulta um facilitador de conexões, além de proporcionar sensível economia com o uso da plataforma operacional existente através de operações de ampliação das ações e transferências.

* O Lago da Serra da Mesa (Uruaçu, norte de Goiás) é o maior reservatório artificial de água doce do Brasil em volume. 

Serrano Neves
Diretor Institucional do
INSTITUTO SERRANO NEVES - ISN
CNPJ 05508400:0001-26
Reg. 580935 - 2TRPJTDG
serrano@serrano.neves.nom.br
http://www.serrano.neves.nom.br

Ilustrações: Silvana Santos