Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Para Sensibilizar
10/09/2018 (Nº 42) SENSIBILIZAÇÃO PARA ATITUDES CORDIAIS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1389 
  

Texto de sensibilização para a 42ª Edição

''Sempre faça o seu melhor. O que você plantar agora, você vai colher mais tarde'' (Og Mandino).

 

Jamais perca a chance de ser cordial, de demonstrar que você tem sensibilidade e que pode ser solidário!

Pois, naquele dia quando você se cansou de ser bonzinho, justo neste dia, você pode perder a grande oportunidade, isso mesmo: AQUELA oportunidade!

Qual oportunidade?!

Aquela que faria TODA a diferença na sua vida!

Aquela que seus anjos guardaram para você com carinho.

Mas, do que é que será que ela está falando?!

Vamos aos exemplos:

Um belo dia, você acordou meio chateado, de “saco cheio”, e neste dia você deixou a cordialidade de lado com aquele cara que passou por você, todo suado, parecendo aflito, mas que você não o deixou entrar no elevador porque você pensou: “Primeiro eu!”. Acontece que justo este sujeito é o tal que vai te entrevistar. Ele estava suado e aflito, pois não queria chegar atrasado para a SUA entrevista!

Ou, você lembra-se daquela atendente da lanchonete que derramou o suco em seu sapato, e que você se levantou e falou um monte de grosserias para ela há um tempo? Então, ela se casou, comprou a lanchonete e mais três franquias, e se tornou sua chefe. Ah, você pode não se lembrar, mas com certeza ela se lembra!

E aquele garoto super esforçado que era manobrista no estacionamento da esquina, para poder pagar os livros da faculdade, e que sempre que você passava por ele e fingia que não estudavam juntos, ou o chamava de imbecil?! Pois, justo este se tornou o médico geriatra de sua mãe... Ou o pediatra de seu filho!

E ainda, sabe aqueles irmãos que vieram em sua casa tocar a campainha e que você disse: ah, não mulher, já são nove e meia, eu quero ver o jogo, não vou atender ninguém! Pois eles vieram te dizer que seu escritório estava com a janela aberta, e que se você tivesse atendido, a chuva que estava molhando a escrivaninha, não teria estragado todo aquele projeto de meses!

Lembre-se, você será mais bem tratado se for educado e o mundo será melhor, se todos forem corteses, solidários e demonstrarem que têm sensibilidade.

 

Marina Strachman - arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental.

marinastrachman@yahoo.com.br

 

Ilustrações: Silvana Santos