Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
10/09/2018 (Nº 42) RECICLAGEM: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, NA COMUNIDADE DE TABUAS-MG
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1358 
  
RECICLAGEM: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, NA COMUNIDADE DE TABUAS-MG

RECICLAGEM: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, NA COMUNIDADE DE TABUAS-MG.

                                                                                   

 

Érica Rodrigues Fonseca[1]

Helena Murta Moraes Souto[2] 

César Fernandes Aquino[3] 

Kátia Pinheiro de Freitas[4] 

Flávia Fernandes Aquino[5]

 

 

[1]- Pedagoga, Especialista em Metodologia Cientifica e Epistemologia da Pesquisa e Educação do Campo pela Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes. ericarodriguesfonseca@hotmail.com

                                                                                                      

[2]- Professora .Ms. do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes. h.murta@yahoo.com.br.

 

[3]- Engenheiro Agrônomo- Doutorando em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa- UFV- Bolsista CNPQ. cesar.aquino@ufv.br

 

[4]- Pedagoga, Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Viçosa-UFV. Bolsista CAPES. katia.freitas@ufv.br.

 

[5]- Bióloga, Professora de Ciências Biológicas do Centro Educacional COTEMINAS- Montes Claros-MG.  aquino.flavia@yahoo.com.br

 

 

 

RESUMO

 

A questão ambiental, cuja à relevância tem sido percebida em toda a extensão da sociedade civil, é abordada neste artigo com o foco na questão do lixo, um dos grandes problemas da atualidade. O objetivo desse trabalho foi implementar práticas educativas que contribuam para uma conscientização dos moradores da comunidade de Tabuas no Município de Montes Claros, Norte de Minas Gerais. Tendo como problema de pesquisa identificar quais fatores dificultam a coleta e destinação adequada do lixo, bem como, os conhecimentos sobre a reciclagem. O desenvolvimento da pesquisa aconteceu em três momentos. No primeiro momento aconteceram os encontros com a comunidade. No segundo momento das atividades iniciou-se com palestra, abordando temas como: os diversos tipos de lixo, seu impacto na natureza, destinação correta, utilização de alguns resíduos na agricultura, reciclagem e rentabilidade, coleta e separação de materiais. Em seguida foram realizadas entrevistas com questionários estruturados e padronizados, um terceiro momento, foram realizadas oficinas para capacitação dos moradores na confecção de artigos decorativos e utensílios provenientes de materiais recicláveis. Tendo como relevância, transformações efetivas na comunidade, iniciando um caminho que começa pela informação, passa pela discussão, conscientização até as reais mudanças de hábitos. Assim, conclui-se que o lixo é um problema enfrentado pela comunidade, e ações conjuntas, como por exemplo, a reciclagem, poderá amenizar os impactos negativos causados pelo lixo.

 

Palavras Chave: Lixo, Reciclagem e Educação Ambiental

 

INTRODUÇÂO

 

Este artigo consta de um relato de pesquisa realizada na comunidade de Tábuas -MG com o objetivo de levar informações aos moradores sobre as questões relacionadas com o lixo e a reciclagem, fazendo parte do projeto de conclusão do curso de especialização em Educação do Campo, de uma das autoras, na Universidade Estadual de Montes Claros-MG.

A questão ambiental tornou-se um tema central de debates na maioria dos países, em virtude da crescente degradação ambiental provocada principalmente por ações antrópicas. Nesse sentido, são visíveis as iniciativas dos variados setores da sociedade para o desenvolvimento de atividades e projetos que conscientizem a população sobre a necessidade de preservação ambiental.

            No início da civilização, os homens já produziam lixo, mas as antigas atividades humanas que geravam lixo eram mais harmoniosas com o meio ambiente do que atualmente. O lixo produzido pelos primeiros homens era facilmente decomposto pela natureza e não era visto como um problema, mas apenas algo inerente ao ser humano e de fácil administração. Com o desenvolvimento do homem e o crescimento de sua população, o lixo transformou-se em um problema de difícil solução. A grande quantidade de pessoas produzindo lixo constantemente e em quantidades cada vez maiores fez com que os processos naturais de decomposição de resíduos se tornassem insuficientes e incapazes de decompor facilmente. (DIB-FERREIRA, 2005).

Todavia, a gestão do lixo é hoje uma das principais preocupações ambientais e sanitárias enfrentadas pela sociedade moderna. O desenvolvimento produziu novos materiais, como couro, panos, plástico, cujo destino final é os aterros nas periferias das cidades. Alencar (2005) afirma que a maioria dos materiais produzidos nas ultimas décadas leva milhares de anos para se decompor e acaba contaminando o solo, o lençol freático, afetando a saúde e o bem estar da população e de animais. Nesse contexto se insere o exemplo da comunidade de Tabuas (MG) que, apesar de ser uma comunidade pequena, produz uma quantidade de lixo considerável e não conta com um local adequado para o destino desse lixo.

Pode-se considerar lixo todos os tipos de resíduos sólidos resultantes das atividades humanas ou do material considerado imprestável ou irrecuperável pelo usuário, seja papel, papelão, restos de alimentos, vidros, embalagens plásticas, etc (OLIVEIRA; CARVALHO, 2004).

            Embora seja um tema muito discutido e estudado, o lixo continua sendo um desafio que, na verdade, é inerente ao ser humano e “necessário” às sociedades capitalistas uma vez que o lixo, hoje, tornou-se um dos índices que aponta o crescimento econômico, pois, sua quantidade indica o nível de consumo de uma sociedade, e quanto mais uma sociedade consome, mais lixo a mesma produz. Segundo Machado e Casadei (2007) estima-se, que por ano, 30 bilhões de toneladas de lixo são jogadas no planeta, sendo que 88% do lixo doméstico é descarregado em aterros sanitários, sem o devido cuidado, separação e destino adequado.

A questão do lixo está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento vinculada ao incentivo do consumo, pois muitas vezes adquiri-se produtos que não são necessários. Com o passar dos anos quantidade de lixo gerada vem se multiplicando, atualmente a população aumentou, a globalização se encontra em um estágio avançado, além disso, as inovações tecnológicas no seguimento dos meios de comunicação (rádio, televisão, internet, celular etc.) facilitaram a dispersão de mercadorias em nível mundial o que contribui diretamente para a proliferação do consumo e consequentemente o aumento da quantidade de lixo.

O lixo não é um problema apenas de grandes aglomerações urbanas, é também observado em comunidades rurais, que na sua grande maioria não dispõe dos serviços básicos de coleta e destinação correta dos resíduos sólidos produzidos.

Segundo Dias et al., (2002) os resíduos sólidos englobam todos os materiais rejeitados ou descartados nas atividades domésticas, comerciais e de serviços e englobam materiais com características diversas, desde resíduos inertes (entulhos provenientes de obras e demolições), orgânicos provenientes da manipulação de alimentos e poda, embalagens de vidro, plástico, metal, papel/papelão e até resíduos perigosos como embalagens de produtos destinados a eliminação de vetores domésticos, tintas e óleos, bem como aqueles com características de resíduos de serviços de saúde.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT, 2000), bem como a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, classificam e caracterizam o lixo de acordo com as várias formas possíveis de encontrá-lo:

a) Por sua natureza física: seco e molhado;

b) Por sua composição química: matéria orgânica e matéria inorgânica;

c) Pelos riscos potenciais ao meio ambiente: perigoso, inerte e não inerte;

d) Resíduo classe I: considerado perigoso – apresenta risco à saúde pública ou ao meio ambiente, caracterizando-se por possuir as seguintes propriedades: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patonecidade; Ex:resíduos hospitalares, industriais e agrícolas, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, medicamentos e produtos químicos vencidos, embalagens de produtos químicos em geral (inclusive de limpeza pesada e inseticidas), restos de tintas e solventes, etc.

e) Resíduo classe II: não inerte. Podem ter propriedades como combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade. Não apresentam perigo ao homem ou ao meio ambiente, porém não são inertes. Exemplos: a maioria dos resíduos domésticos, sucatas de materiais ferrosos e não ferrosos embalagens de plástico etc.

f) Resíduo classe III: inerte. É aquele que, submetido ao teste de solubilização,

não teve nenhum dos seus constituintes solubilizados, em concentração superior ao padrão de potabilidade das águas. Exemplos: entulhos de demolições como pedras, areias, concretos e outros resíduos como o vidro.

Além disso, Conceição (2005) afirma que outra forma de classificação do lixo é, quanto á sua origem, ou seja, de que lugar os resíduos vieram a se formar ou nasceram. A importância desta informação ajudará no destino final destes resíduos, visto que, dependendo da origem do lixo, ele terá um destino diferente, até porque sua formação está relacionada com sua origem.

Ainda, D’Almeida e Vilhena (2000), destacam que várias são as maneiras de classificação do lixo: pela natureza física (seco ou molhado); pela sua composição química (orgânico ou inorgânico); pelos riscos potenciais ao meio ambiente (perigoso, não inerte ou inerte); e pela sua origem (domiciliar, comercial, público, serviços de saúde e hospitalar, portos, aeroportos e terminais rodoviários e ferroviários, industrial, agrícola ou entulho).

Para aproveitamento desse lixo existem algumas alternativas, dentre as quais destacamos a reciclagem, a qual foi uma das ideias discutidas na comunidade de Tábuas, pois, segundo Scarlat e Pontin (1992, p. 57) “a reciclagem é considerada a solução mais adequada, por razões ecológicas e também econômicas: diminui os acúmulos de detritos na natureza, e a reutilização dos materiais poupa, em certa medida, os recursos naturais não renováveis”.

Sendo assim, adotar medidas como a reciclagem significa assumir um novo comportamento diante do meio ambiente, conservando-o o máximo possível. Assim, ajuda reduzir os resíduos como vidro, papel, metal e plástico que, ao serem lançados no meio ambiente, demoram muito tempo a se decompor, provocando problemas ambientais e de saúde, já que podem hospedar parasitas e outros causando doenças e prejudicando o bem estar dos moradores. Muitos desses materiais demoram milhares de anos para se decomporem.

Outra vantagem da reciclagem é a geração de empregos e renda para muitos catadores, que além de vender os materiais recicláveis, eles também podem se transformar em objetos de decoração, brinquedos, utensílios dentre outros. Já o aproveitamento dos resíduos orgânicos (restos de comidas, casca de frutas e verduras e etc.) podem ser utilizados como adubo, por meio da técnica da compostagem. Essa técnica permite que os materiais orgânicos que não são consumidos integralmente possam servir de adubos para a produção de novos alimentos, por meio da compostagem, fechando dessa forma um ciclo, onde não há desperdícios, nem acumulo de lixo que possa gerar problemas de saúde pública e contaminação ambiental. A compostagem vem sendo definida como um processo aeróbico controlado, desenvolvido por uma colônia mista de microrganismos, efetuada em duas fases distintas: a primeira, quando ocorrem as reações bioquímicas de oxidação mais intensas predominantemente termofílicas; a segunda, ou fase de maturação, quando ocorre o processo de humificação (PEREIRA NETO, 1987).

Além disso, a reciclagem e a transformação do lixo para sua posterior reutilização ajudam muitas famílias com o reaproveitamento da matéria prima isso impede a destruição “desenfreada” observada nas últimas décadas. Segundo Oliveira e Carvalho, (2004) “a reciclagem de uma tonelada de papel representa a não derrubada de vinte árvores, enquanto que a reciclagem de uma tonelada de metal significa a economia de cinco toneladas de bauxita”.

Desde que surgiu, a reciclagem, é encarada como uma forma de solução para a diminuição de lixo no ambiente. E vem sendo encarada como uma das soluções de muito dos problemas causados pela disposição inadequada e pela grande quantidade de lixo gerada.

             Dessa forma, este trabalho discute a importância da reutilização ou reciclagem dos resíduos para a preservação do meio ambiente. Elegemos a comunidade de Tabuas como lócus de nossas considerações, por ser um local próximo a Montes Claros-MG e que ainda não conta com a coleta seletiva. Observamos que os problemas gerados pela falta de infra-estrutura adequada para atender a população, tanto dos grandes centros como das comunidades rurais vem gerando problemas graves e de difícil solução. Acreditamos que esses problemas poderiam ser amenizados na medida em que houvesse um maior interesse dos poderes públicos com investimento em programas de saúde pública e ambiental. 

 

DESENVOLVIMENTO

 

O projeto foi sendo desenvolvido por etapas, iniciando-se com reuniões na comunidade para apresentação de suas propostas. No primeiro momento da pesquisa ocorreram três encontros, os quais objetivavam conhecer, entender e problematizar a realidade sócio-ambiental e a aceitação da comunidade em relação ao projeto de intervenção local.

            No primeiro momento, houve dificuldade de convencer os moradores a participarem das discussões sobre o tema. Inicialmente, alguns se mostraram resistente com a novidade junto à comunidade e com a temática abordada, mas ao longo das atividades foram se juntando ao grupo, e após a explanação do assunto dos problemas do lixo nessa comunidade, foram percebendo a importância da realização do trabalho, passando a contemplar praticamente todos os moradores da comunidade.

            Em um segundo momento as atividades foram iniciadas com uma palestra sobre lixo e seus impactos no meio ambiente consequentemente na saúde dos moradores. Os temas abordados foram: os diversos tipos de lixo, seu impacto na natureza, destinação correta, a reutilização de alguns resíduos na agricultura, a reciclagem e rentabilidade. Em seguida foram realizadas entrevistas com questionários estruturados e padronizados, além da distribuição de panfletos educativos, sobre o lixo e seu impacto na natureza e saúde humana. Essa atividade teve como propósito incentivar os questionamentos, ideias e possíveis soluções a cerca do lixo produzido na comunidade.

            As últimas ações do projeto foram a realização de oficinas práticas com materiais reciclados trazidos pelos próprios moradores, oportunizando toda a comunidade conhecer e confeccionar alguns objetos  de decoração, utensílios dentre outros. Foram ensinadas várias técnicas aos moradores, com ênfase em técnicas de reciclagem de garrafas PET’s, pois, observou-se que a comunidade faz uso de muitos produtos envasados em garrafas desse material, e que não há destino adequado para esse material.

Os artesanatos produzidos durante as oficinas foram expostos ao final do projeto. Os moldes utilizados nas oficinas foram doados aos moradores juntamente com uma cartilha com informações mais detalhadas e também sugestões sobre o destino do lixo e o seu reaproveitamento, tendo como objetivo dar continuidade ao projeto e futuramente viabilizar também a geração de renda para os moradores com a venda de artesanatos.

A reciclagem está cada vez mais sendo praticada e difundida em todo o mundo, apesar de ser informal na maioria das vezes. Aos poucos as pessoas estão descobrindo que muito do que descartamos no cesto de lixo ou incineramos não é lixo. Nesse sentido a reciclagem vem sendo uma possibilidade de mudar o caminho do nosso resíduo, permitindo que ele possa ser reaproveitado e que cause menos impacto ao meio ambiente. 

A reciclagem caminha na direção da sustentabilidade e da responsabilidade social, pois em busca do constante desenvolvimento socioeconômico, a sociedade atual tem levado em conta além da melhoria da qualidade de vida das pessoas, a preocupação com o meio ambiente, enquanto fornecedor de bens e serviços naturais, energia, e receptor dos resíduos produzidos pelo consumo e produção industrial.

A comunidade de Tabuas está situada a 15km da sede do município na zona rural de Montes Claros, no norte de Minas Gerais. Nessa comunidade, vivem aproximadamente 250 moradores, todos sem acesso a serviços básicos, como água tratada, rede de esgoto e coleta de lixo, por parte do poder público. A destinação dos resíduos sólidos produzidos é realizada de maneira irregular, em lotes vagos, nas matas próximas a comunidade, ou incineração do lixo no próprio quintal por alguns moradores. Um dos graves problemas decorrente do não recolhimento do lixo é que grande parte desses resíduos, principalmente plásticos (sacolas, garrafas PETs, vasilhames de produtos químicos e rótulos de embalagens), além de latas de alumínio, são encontradas as margens do rio que abastece a comunidade, ou espalhados pelas matas ao redor da comunidade, sendo prejudicial aos animais e grande fonte poluidora dos mananciais e nascentes próximas a essa comunidade.

A falta de informação por parte dos moradores, também dificulta o processo de destinação correta do lixo, uma vez que os programas de saneamento básico e coleta de lixo não dão a devida assistência para esses moradores, o que gera ao longo dos anos vários problemas ambientais e de saúde pública para esses moradores. Além disso, a comunidade de Tábuas é cercada de nascentes e de grande área verde, utilizados como opção de lazer das famílias residentes, recursos facilmente ameaçados pela poluição produzida principalmente pelo excesso de lixo.

Por falta de um programa de saneamento básico e destinação correta do lixo gerado pela comunidade de Tabuas, a secretaria municipal de saúde estipula que 95% dos moradores apresentam ou já apresentaram um quadro clínico de esquistossomose dentre outras doenças (dados informados pela agente de Saúde da Comunidade).          

Segundo Oliveira e Carvalho (2004 p. 89) “o lixo contribui direta ou indiretamente para a poluição ambiental. A proliferação de moscas, baratas, ratos e outros vetores que se alimentam do lixo aumenta a incidência de zoonoses”. A contaminação do solo, da água, dos alimentos e dos manipuladores do lixo propicia a disseminação de algumas doenças como diarréia, leptospirose, verminose, dentre outras.

Oliveira e Carvalho (2004) afirma que: Os impactos sanitários são mais contundentes junto as populações gerando as chamadas doenças de saúde pública. Sabe-se que o lixo é veiculador de doenças, propriedade que se torna mais intensa face à proliferação dos vetores biológicos (moscas, mosquitos, baratas, ratos) transmissores de bactérias e fungos de características patogênicas. O excesso de matéria orgânica (frutas, legumes, alimentos) presentes no lixo urbano constitui-se em habitat ideal para proliferação desses vetores, fato que aliado ao alto índice de desnutrição da população pobre do país tem produzido conseqüências danosas, principalmente à população infantil. Dentre as doenças mais comuns associadas a falta de saneamento do lixo podem ser citadas a febre tifóide e paratifóide, a salmonelose, a giardíase, a ascaridíase e uma série de doenças intestinais, além da cólera, dengue e leptospirose.

 Consideramos que esse problema deve ser entendido como uma questão de Educação Ambiental, sendo necessária uma reeducação do individuo, no sentido do entendimento, percepção e ação, como um ser integrante e responsável pela vida no ambiente em que vive, estreitando as relações entre o homem e natureza.

Dessa forma, um dos objetivos do projeto desenvolvido foi o de implementar práticas educativas que contribuíssem para a conscientização dos moradores da comunidade de Tabuas bem como, das comunidades vizinhas,  quanto a questão da problemática do lixo. Buscando formas de incentivar a reciclagem e o reaproveitamento do lixo, evitando a disposição irregular desses resíduos, além de ter na reciclagem uma forma de gerar renda por meio da confecção e posteriormente a venda de artesanatos.

Adotar a reciclagem significa assumir um novo compromisso diante do ambiente, conservando-o o máximo possível. Como proposta de educação ambiental, a reciclagem ensina a população a não desperdiçar, mas a ver o lixo como algo que pode ser útil e não como ameaça (SCARLATO, 1992).

De acordo com Calderoni (1999), a necessidade e a importância da reciclagem dos resíduos sólidos advêm de um conjunto de fatores, sendo que a obtenção da matéria-prima constitui o principal fator de economia. Em seguida tem-se a economia com a redução dos consumos de energia elétrica e de água.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

            Conclui-se que, a aplicação do projeto e da pesquisa sobre o lixo e reciclagem como uma exigência de avaliação do curso de pós-graduação em educação do campo teve seus objetivos propostos atingidos.  Uma vez que, foi possível o levantamento das questões relacionadas ao lixo e possíveis soluções juntamente com os moradores sobre mudança de postura, e a partir dai surgiram várias sugestões como: confecção de utensílios de materiais reciclados, coleta e separação dos materiais (alumínio, ferro, plástico papel e papelão), que serão armazenadas em um galpão  da associação dos moradores e ao final de cada mês esse material é vendido para as empresas de reciclagem, e a renda uma parte fica com o morador e outra e destinada para pagamento da limpeza da comunidade, para o lixo orgânico foi ensinado técnicas de compostagem e a partir daí  transformado em adubos para servir no cultivo de hortaliças e fruteiras na comunidade. Além disso, foi proposta a elaboração de um oficio para a secretaria de meio ambiente municipal solicitando a aquisição de lixeiras para serem instaladas na comunidade.

            Notou-se que grande parte dos conhecimentos gerados a partir do desenvolvimento das atividades durante o projeto, ao final já estavam sendo multiplicados, alguns moradores já manifestavam interesse em aperfeiçoar os conhecimentos sobre a reciclagem e futuramente confeccionar utensílios já com o objetivo de gerar renda. Outros já estavam discutindo as técnicas de compostagem visando a adubação de suas plantações.  

            Ao concluir esse projeto foi observado que este teve um efeito multiplicador, pois, cada morador envolvido nas práticas, relatou que iriam continuar a mobilizar a comunidade e dar uma importância maior ao problema do lixo. Comprometeram-se a cada um a fazer sua parte para tornar o ambiente da comunidade um local agradável para se viver, sem acumulo de lixo como é o caso da comunidade atualmente. Para Sato (2003) a solução para a educação ambiental que é uma forma de conscientização para a sensibilização de todos, para um processo de reconhecimento de valores, conhecimento de conceitos, desenvolvimento das habilidades e modificação das atitudes do ser humano em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A Educação Ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhoria da qualidade de vida.

Portanto para se alcançar mudanças efetivas na comunidade de Tabuas, acreditamos que é necessário percorrer um caminho que começa pela informação, passa pela discussão e pela reflexão, até envolver definitivamente todos os moradores para a realização de mudanças de hábitos, sendo que é necessário um trabalho continuo.

Nesse aspecto, acreditamos ser possível fazer a diferença de alguma forma para comunidade, independentemente da participação do poder público. Para tanto é preciso que se tenha boa vontade e ainda, buscar mais parcerias para o desenvolvimento das atividades que podem proporcionar melhor qualidade de vida para todos.

            A pesquisa proporcionou momentos de aprendizagem e de trocas de informações, enquanto aluna do curso de educação do campo, tendo em vista que ao concluir esse estudo na comunidade de Tabuas, apesar das dificuldades para a realização das atividades, pode-se observar a dedicação de todos envolvidos. É notória a vontade de aprender de alguns moradores, e o mais importante de multiplicar o que aprenderam. Além disso, observou-se que as atividades possibilitaram aos moradores um maior conhecimento acerca do problema do lixo.

            Concluiu-se que as famílias até o momento não se preocupavam com o destino do lixo das suas residências nem com o perigo que ele traz aos moradores. Não tinham conhecimentos suficientes em relação ao reaproveitamento do lixo, sendo que este era “jogado” em qualquer lugar e posteriormente incinerado incluindo o que pode ser reutilizado e reciclado. Assim, fica evidente a necessidade de orientação nesta comunidade e da continuidade das atividades iniciadas com o projeto desenvolvido.

Por fim, consideramos que, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter, muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.

 

 

AGRADECIMENTOS

 

 Aos moradores da comunidade de Tabuas, à valiosa contribuição.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ALENCAR, M. M. M. Reciclagem de lixo numa escola pública de salvador. Candombá. Revista virtual vol, 1 n. 2. P.96 a 113 de jul a dez de 2005. Disponível em: http://www.fja.edu.br/MarileiaAlencar2005v1n2.pdf acesso em 16 fevereiro de 2012.

 

CALDERONI, S. Os bilhões perdidos no lixo. 3.ed. São Paulo: Humanistas: FFLCH/USP, 1999.

 

CONCEIÇÃO, M. M. Os Empresários do Lixo: Um paradoxo da Modernidade. Editora Átomo, 2005.

 

D’ALMEIDA, M. L. O., VILHENA, A.  Lixo municipal: manual de gerenciamento integrado. São Paulo: IPT: CEMPRE, 2000.

 

DIAS, S. M. F.; VAZ, L. M. S. Caracterização Física dos Resíduos Sólidos Urbanos: uma Etapa Preliminar no Gerenciamento do Lixo. Disponível em: http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/mexico26/iv-021.pdf. Acesso em 05 de fevereiro de 2012.

DIB-FERREIRA, D. R. As Diversas Visões do Lixo.Niterói, Rio de Janeiro 2005). Disponível em http://diariodoprofessor.com/wp-content/uploads/2007/10/as-diversas-visoes-do-lixo-dib-ferreira-declev-reynier.pdf. Acesso em 16 fevereiro de 2012.

 

FIGUEIREDO, T.M.M. A escola do campo e o ensino para a sustentabilidade e na sustentabilidade. Educação do Campo – Módulo II. Org.

GRIPPY, S Lixo: reciclagem e sua história: guia para as prefeituras brasileiras. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Interciências, 2006.

 

INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS. Lixo municipal: manual de gerenciamento integrado. 2. ed. São Paulo, 2000. 370 p.

 

MACHADO, N. J.; CASADEI, S. R. Seis razões para diminuir o lixo no mundo. 1ª Ed. Editora Escritinha. São Paulo. 2007. 56p.

 

OLIVEIRA, M. V. de C; CARVALHO, A. de R. Princípios básicos do saneamento do meio.  4. ed. São Paulo: Senac, 2004.

 

PEREIRA NETO, João Tinoco. Manual de Compostagem: processo de baixo custo. Belo Horizonte: UNICEF, 1996. 56 P.

 

SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: RI Ma, 2003.

 

SCARLATO, F. C. Do nicho ao lixo: ambiente, sociedade e educação. São Paulo: Atual, 1992.

 

http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=7&SubEditoria=27. Acesso em 06 de Janeiro de 2012.

 

http://www.compam.com.br/tiposlixo.htm. Acesso em 04 de Janeiro de 2012.

 

http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/viewFile/10067/5938. Acesso em 15 de janeiro de 2012.

 

http://www.suapesquisa.com/reciclagem.  Acesso em 05 de fevereiro de 2012.

Ilustrações: Silvana Santos