Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Breves Comunicações
04/09/2012 (Nº 41) OFICINA PEDAGÓGICA: “ASSIM SE FAZ UMA NOVA PLANTA” COMO TEMA GERADOR
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1328 
  
Educação ambiental em Ação 41

Oficina Pedagógica: “Assim se faz uma nova planta” como tema gerador

 

José Maria Gomes Neves, Doutorando em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. josemariauf@yahoo.com.br

Humberto Pereira da Silva, Doutorando em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. humbertofu@yahoo.com.br.

Delacyr da Silva Brandão Junior, Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Campus Montes Claros, Instituto de Ciências Agrárias. dsbrandaojr@nca.ufmg.br

Viviano Gomes de Oliveira Neves, Graduando em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. vivianoneves@yahoo.com.br

Rômulo Fredson Duarte, Doutorando em Ciências Solo pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.  agroromulo@yahoo.com.br.

 

Resumo

 

A Oficina pedagógica, “Assim se faz uma nova planta” teve a iniciativa de propiciar a integração dos alunos do ensino fundamental e médio da rede publica de ensino com o meio acadêmico universitário através de oficinas com atividades práticas e teóricas. A criação de oficinas que abordaram noções gerais sobre a vida de uma planta, em função dos alunos poderem conhecer melhor quais os mecanismos desde a fecundação até fase da planta adulta e como ela se correlaciona com meio ambiente e a sua importância para alimentação, fonte fotossíntese, medicinal, vestuário dentre outros para nós seres humanos e animais. Assim estimulando neles através do conhecimento teórico e prático o interesse pelo estudo e o respeito ao meio ambiente.

  

1- Introdução

A informação somente se transforma em conhecimento após a interpretação. Assim a oficina pedagógica vem constituindo numa forma didático pratico e teórico, desempenhado na forma de ensinamento participativo. É preciso abrir o leque de opções, ou melhor, dizendo “mudar o foco” e escolher temas que ofereçam as ferramentas para os estudantes desde o ensino básico possa de tijolinho em tijolinho construir aprendizado continuo, ético, interdisciplinar e ambiental.                                                                                               A formulação da oficina pedagógica “assim se faz uma nova planta” de caráter interdisciplinar, na qual envolvem as disciplinas de Produção e Tecnologia de Sementes, Agroecologia, Botânica, Culturas e Silvicultura. A combinação e interação destas áreas foram possíveis graças ao acompanhamento de docentes e discentes do curso de agronomia.                     O intuito da oficina “Assim se faz uma nova planta” usando a Educação Ambiental como suporte para uma filosofia educativa com enfoque interdisciplinar, de acordo com Fernandes, (2011), a idéia exposta na Declaração da Conferencia Intergovernamental de Tbilisi sobre educação ambiental, de 1977 (DIAS, 1998, p.62).  

Ao adotar o enfoque global, sustentado em uma ampla base interdisciplinar, a educação ambiental cria uma perspectiva dentro da qual se reconhece a existência de uma profunda interdependência do mundo  natural com o  meio artificial, demonstrando a continuidade dos vínculos dos atos do presente, bem como a interdependência das comunidades nacionais e solidariedade necessária entre os povos.                    

Assim a Oficina pedagógica, teve como objetivo na iniciativa de propiciar a integração dos alunos do ensino fundamental e médio da rede publica de ensino com o meio acadêmico universitário, assim estimulando neles através do conhecimento teórico e prático o interesse pelo estudo e o respeito ao meio ambiente, estimulando curiosidade e criatividade.     

2- Metodologia

A oficina pedagógica foi implantada e desenvolvida com alunos das séries do ensino fundamental e médio das Escolas Estadual Professor Plínio Ribeiro em Montes Claros – MG, durante o evento do 5º Fórum do Biotemas. Promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.                                       As oficinas foram ministradas de forma didático pratico e teórico nas dependências do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG - Campus Montes Claros. As oficinas tiveram vinte alunos do ensino fundamental no período vespertino. As turmas do ensino médio as atividades foram realizadas no período matutino.

3 - Resultados e Discussão

3.1 Oficinas desenvolvidas

            Todos os temas da oficina pedagógica como tema gerador “Assim se faz uma nova planta”. Durante o fórum do Biotemas surgiu em função do aluno poder conhecer melhor quais os mecanismos desde a fecundação até fase da planta adulta e como ela se correlaciona com meio ambiente e a sua importância para alimentação, fonte fotossíntese, medicinal, vestuário dentre outros para nós seres humanos e animais. Neste sentido, objetivou a criação de oficinas que abordaram noções gerais sobre a vida de uma planta. Todas as atividades da oficina foram realizadas no Instituto de Ciências Agrárias – UFMG, campus Montes Claros. 

3.1.2 Laboratório de Botânica

            A botânica é um ramo da biologia que estuda a fisiologia e a morfologia das plantas e vegetais de maneira em geral. Com varias subdivisões, de acordo com (LOUREDO, 2012) o estudo das características desses organismos é imprescindível, pois a importância deles para o meio ambiente e para os homens é indiscutível, não nos esquecendo de que é através da manutenção da flora que temos a conservação de inúmeras espécies de animais. Abordando o aspecto - Como se forma uma nova planta? – fora realizado uma prática no laboratório de botânica como identificar a morfologia dos órgãos reprodutivos da planta, como ocorre fecundação, formação do fruto e sementes. No final desta oficina, cada estudante realizou um desenho identificando as principais partes da planta (raiz, caule, folha, flor e o fruto).

3.1.3 Laboratório de Tecnologia e Produção de Sementes

A semente é formada através do desenvolvimento do óvulo da flor após a fecundação. É a semente que abriga o embrião que dará origem a futura planta. O processo pelo qual o embrião da semente se desenvolve originando uma nova planta denomina-se germinação. Onde foram enfatizados os seguintes aspectos: De que vivem as plantas? – quais seriam os elementos essenciais a sua sobrevivência como água, luz, temperaturas, oxigênio, nutrientes e tipo e manejo de solo.  O que acontece no momento da germinação? – elementos necessários (externos e internos) para que a semente germine, morfologia das sementes, os alunos puderam conhecer os procedimentos para avaliação da qualidade física, fisiológica e sanidade das sementes, sendo que ao final desta oficina os estudantes  montaram os principais testes de germinação realizados no Laboratório de Sementes (LAS). Como romper a dormência? – Muitas sementes não germinam, mesmo que as condições ambientais sejam adequadas, processo denominado dormência. O que caracteriza dormência em sementes, tipos de dormência. Pois para germinar, precisam de outras condições, que podem variar de uma espécie para outra. Assim os estudantes do ensino médio e fundamental que realizaram oficinas puderam aprender diversos métodos de quebra de dormência principalmente, em espécies nativas do cerrado como pequi, coquinho-azedo etc. Mas foi ressaltada a importância da dormência das sementes, que constitui um fenômeno, pois em condições naturais, atua como mecanismo de sobrevivência, uma vez que conseguem livras as sementes de período inóspitos para sua germinação.  Ainda de acordo Ribeiro et al., (2009) a importância ecológica da dormência baseia-se principalmente no bloqueio da germinação, quando as condições ambientais não são adequadas para desenvolvimento da plântula e perpertuação das espécies: Outro item abordado nesta oficina: Como conservar e beneficiar a semente sem perder valor germinativo?  Os resultados alcançados no final desta oficina fora no sentido do decorrer das atividades pela motivação dos alunos, pois as atividades envolviam mecanismo aprendizagem, criatividade, raciocínio e curiosidade.

3.1.4 Mostruário de Sementes (Sementoteca)

O Mostruário é dedicado à coleção de sementes de espécies cultivadas, silvestres, frutíferas, medicinais e florestais, processadas, acondicionadas em vidros, identificadas e organizadas. Os estudantes puderam conhecer esse acervo diversificado, atualmente conta com mais de 150 diferentes espécies sementes, todo este material está à disposição no ICA-UFMG, onde rotineiramente é usado para auxiliar aulas praticas do curso de agronomia e engenharia florestal. Antes da oficina pedagógica, já havia sido realizado uma experiência pedagógica. No qual fora organizada uma exposição do Mostruário de Sementes, em conjunto com “Projeto Comunidades Educadora” realizada na Escola Municipal Mestra Fininha – Montes Claros/MG, com intuito de difundir o conhecimento de diversas variedades de feijões e milhos crioulos da região Norte de Minas com variadas colorações, tamanhos e formas. Também foram expostas componentes básico do mostruário de sementes separadas em espécies florestais, frutíferas, hortaliças, espontâneas, forrageiras e grandes culturas. Com o decorrer das atividades foi fácil notar o interesse e empolgação dos alunos e professores envolvidos com o projeto.      

3.1.5 Caminhada no Campo      

No final das oficinas os alunos puderam conhecer através de visita na área do setor de fitotecnia, as plantações das culturas de milho, girassol, amendoim, gergelim e mamona. Durante a visita como forma de aprendizagem, foi discutida a importância destas culturas como forma de alimentos, medicinal e teor de óleo para alimentação humana e animal. Além da abordagem dentro da temática educação ambiental, ao realizar o plantio destas culturas é importante ressaltar a conservação do solo, plantio em curva de nível, plantio consorciado, evitar uso discriminado de agrotóxico que podem contaminar o solo e fonte de água.

4 – Considerações Finais

Os resultados alcançados com a oficina pedagógica foram no sentido difundir conhecimento, visão critica e nova postura de desenvolvimento sustentável da agricultura e o meio ambiente para estudantes da rede pública, em nível fundamental, médio e demais interessados. Intensificando a integração do ICA-UFMG com a Comunidade;

5- Agradecimentos

Aos alunos, professores, funcionários do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG que contribuíram com o processo de aprendizagem dessa experiência. E em especial ao grupo de pesquisa Sementec – coordenado pelo Prof. Dr. Delacyr Brandão.

 

6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DIAS. G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 5ª ed. São Paulo: Gaia, 1998.

FERNANDES, N.D. A prática interdisciplinar: Trabalhando o “milho” como tema gerador.  Educação Ambiental em Ação, v.36. ano X. Junho-Agosto/2011.

LOUREDO, P. www.brasilescola.com/biologia/definicao-botanica.htm: Acesso em: abril/2012.

RIBEIRO, V.V.; BRAS, M.S.S.; BRITO, N.M. Tratamentos para superar a dormência de sementes de tento. Revista Biotemas, v.22, n.4, dez. 2009.

Ilustrações: Silvana Santos