Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
04/09/2012 (Nº 41) II Simpósio Nacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas:Periferias, Territórios e Saberes
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1323 
  
Educação Ambiental em Ação 41
II Simpósio Nacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas:Periferias, Territórios e Saberes
acorrerá no período de 12 a 14 de novembro de 2012, na Unisinos - São Leopoldo/RS
 
Apresentação

Desde a realização do "I Simpósio Nacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas", realizado na UNISINOS, em outubro de 2007, os organizadores do evento vêm sistematizando as interlocuções ali estabelecidas, de forma a constituir um campo de referências para debates na área temática central do evento. Esse campo, inclusive, é de suma importância para os docentes e pesquisadores do PPG que propõe esse Simpósio, uma vez que ele expressa a razão da área de concentração que orienta nosso projeto de formação e suas áreas temáticas, ou linhas de pesquisa.
Os eventos ocorridos em 2007 e 2010 foram marcados por contribuições valiosas dos palestrantes (exposições na forma de conferências ou painéis) e dos apresentadores de trabalho (86 selecionados para apresentação oral em 2007, e 83 em 2010), oriundos de instituições universitárias de nove estados da federação: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Pernambuco.
Das contribuições empíricas e analíticas dialogadas no evento, destacou-se a circularidade de influências que operam nos condicionamentos sócio-econômicos da sociedade global, como agenciamentos diversos a movimentar os atores sociais e suas reivindicações entre escalas locais (de percepção dos problemas) e globais (de resolução dos problemas) de ação. As contribuições de 2007 foram organizadas na forma de um dossiê publicado na Revista Ciências Sociais Unisinos (Vol. 44, nº 1, 2008), e as de 2010 foram organizadas em um livro, intitulado "Desigualdades sociais na América Latina, outros olhares, outras perguntas", com apoio financeiro da CAPES. As principais contribuições elaboradas e expostas nos Simpósios anteriores permitiram colocar em debate a expressividade das lutas pelo enfrentamento das desigualdades, nessa sociedade global, como expressões de direitos desterritorializados, desenraizados dos processos de reconhecimento endógenos de uma comunidade ou sociedade nacional, na razão de seus dispositivos institucionais e jurídicos exclusivos.
A reflexão sobre tais processos e, simultaneamente, a insistência sistêmica da manutenção de um modelo auto-reprodutivo das desigualdades em sociedades como a brasileira, desdobrou-se em propostas de GTs e Mesas redondas que professores do PPGCS-Unisinos aprovaram em outros eventos acadêmicos, como a ANPOCS e a SBS, no período recente.
Após esse período de interlocuções diversificadas, e agregando novas contribuições empíricas e analíticas resultantes das mesmas, apresentamos a proposta dessa terceira edição do Simpósio, abordando as imbricações entre periferias, territórios e saberes, com foco nas segmentações da vida urbana e em seus desdobramentos para as políticas públicas contemporâneas, como segue no projeto descrito adiante.


Submissão de Trabalhos 


Até 05/10/2012 - Envio do resumo do trabalho para avaliação. 

Para submeter seu trabalho, clique no link abaixo, e siga as orientações:

http://unisinos.br/mestrado-e-doutorado/images/stories/PDF/outros/inscricao-resumos.pdf

 

Ilustrações: Silvana Santos