Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
04/09/2012 (Nº 41) PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE AMBIENTAL: Uma análise histórica do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1291 
  
PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE AMBIENTAL: Uma análise histórica do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade

PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE AMBIENTAL: Uma análise histórica do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade

 

Maria Augusta Baptistão Pessan

Discente do Curso de Ciências Contábeis (UNOPAR)

m_augusta_pess@yahoo.com.br

 

 

Cleberson Julio Pinheiro

Bacharel em Ciências Contábeis (UEL)

clebersonpinheiro@gmail.com

 

 

Luciano Gomes dos Reis

Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP)

Docente do Curso de Ciências Contábeis (UEL e UNOPAR)

lucianoreis@uel.br

 

 

Marcelo Resquetti Tarifa

Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (UNIOESTE)

Docente do Curso de Ciências Contábeis (UEL e UNOPAR)

marcelotarifa@hotmail.com

 

 

Daniel Ramos Nogueira

Doutorando em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP)

Docente do Curso de Ciências Contábeis (UEL e UNOPAR)

danielrnog@hotmail.com

 

 

 

Resumo:

A sociedade esta cada vez mais preocupada e consciente com relação aos assuntos e efeitos ligados a temas ambientais e que tratam de sustentabilidade. Em todas as áreas do conhecimento se ouve falar de pesquisas, estudos e atitudes ligadas a esta temática em nível mundial. No interior da Ciência contábil há também estudos envolvendo este tema, sob o ponto de vista contábil. Considerando a relevância desta área para a sociedade moderna, a presente pesquisa buscou verificar quais foram as pesquisas já realizadas em contabilidade ambiental, considerando as publicações realizadas em todas as edições do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. A pesquisa foi realizada nas 11 edições do Congresso (de 2001 a 2011), sendo que nesse período obteve-se a publicação de 47 artigos. As análises dos resultados apontam que o ano com maior número de artigos sobre contabilidade ambiental foi em 2006. Os autores com maior número de artigos publicados em todo o período considerado foram Maísa Ribeiro e Hans Van Bellen. A USP foi a instituição que apresentou o maior número de artigos publicados. Investigações futuras podem se lançar a investigar o porquê há um grande número de autores com apenas um artigo publicado neste tema, tentando interpretar porque poucos pesquisadores continuaram com as pesquisas nesta área.

 

Palavras-chave: Contabilidade Ambiental, Sustentabilidade, Publicações, Meio Ambiente, Pesquisa Científica.

 

1.    INTRODUÇÃO

O século XXI traz novas preocupações quanto ao meio ambiente e a sustentabilidade no planeta. A Contabilidade, não ficando alheia a esta discussão, incorporou entre os seus ramos de atuação a Contabilidade Ambiental.

Como esclarece Ribeiro (2006) a contabilidade ambiental não é uma nova ciência, mas uma segmentação da contabilidade tradicionalmente já conhecida. Neste sentido, o objetivo da contabilidade ambiental é “identificar, mensurar e esclarecer os eventos e transações econômico-financeiros que estejam relacionados com a proteção, preservação e recuperação ambiental, ocorridos em um determinado período, visando a evidenciação da situação patrimonial de uma entidade” (RIBEIRO, 2006, p. 45).

Neste aspecto, “do ponto de vista da contabilidade, o que se pode medir e fazer constar, nas demonstrações contábeis, são os eventos e transações econômico-financeiros, que refletem a interação da empresa com o meio ambiente” (RIBEIRO, 2006, p. 39). Em resumo, a contribuição da contabilidade é em demonstrar qual o reflexo das ações ambientais da empresa no seu patrimônio.

Desta forma, a contabilidade sempre teve como missão evidenciar o patrimônio das entidades em sua amplitude, não podendo deixar neste momento de considerar os impactos ambientais que a empresa incorre, pois muitos destes podem interferir diretamente na continuidade da entidade.

Atentos a preocupação com o desenvolvimento desta área da contabilidade, a presente pesquisa norteia-se pela seguinte questão de pesquisa: “Quais as características da produção científica na área de contabilidade ambiental publicada no Congresso USP?”. Consoante com esta questão de pesquisa o objetivo é verificar quais as características dessa produção em termos de número de artigos por edição, autores com maior número de publicação, entre outros aspectos.

Justifica-se a presente pesquisa considerando a necessidade de manutenção e aperfeiçoamento das pesquisas em contabilidade ambiental. Além disso, é necessário acompanhar seu retrospecto histórico para que se possa entender o seu desenvolvimento.

O presente artigo apresentará na próxima sessão o referencial teórico buscando esclarecer mais sobre o tema principal desta investigação e relatar sobre pesquisas já realizadas. Em seguida o tópico de procedimentos metodológicos explicitará o processo de pesquisa que incorreu-se para a obtenção dos dados. Os tópicos finais de análise dos dados e considerações finais apresentam os resultados obtidos na pesquisa, suas limitações e sugestões de pesquisas para a continuidade das investigações.

 

2.    REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Ferreira (1995, p. 1) gestão ambiental não se trata somente de destruição e poluição, mas de seu custo econômico e social, e neste contexto volta-se maior atenção para as empresas, pois estas são potencialmente as maiores causadoras de poluição.

Através de seus demonstrativos a contabilidade reflete a interação da empresa com o meio ambiente, apresentando as transações econômico-financeiras que podem ser de grandeza relevante e causar impacto na saúde econômico financeira das entidades (RIBEIRO, 2006).

O desenvolvimento de instrumentos de informação para a gestão ambiental nas empresas, assim como métodos para incorporar dados de cunho ambiental nas demonstrações contábeis, é de suma importância, em especial quando é observado o postulado da continuidade que se adéqua a entidade maior, o nosso planeta (FERREIRA, 1995, p. 1).

O assunto tratado neste artigo é atual e tem sido veiculado com frequência nos eventos científicos da área contábil. Estas pesquisas auxiliam a compreensão do estágio de desenvolvimento da área. O Congresso USP apresentou, quando comparado ao EnANPAD e ANPCONT, o maior número de artigos voltados para a Contabilidade Social e Ambiental (MACHADO et al, 2009, p. 6).

Um estudo de Reis et al (2011), bem como o de Machado et al (2009), apresentaram um levantamento da produção cientifica na área ambiental, seja ela por artigos científicos em periódicos e livros publicados. Ambos concluíram que o tema é incipiente, contando com ainda com poucas publicações, quando comparadas com outras áreas da contabilidade.

Em complemento, Reis et al (2011), constataram em seu trabalho uma diminuição, a partir de 2008, no número de publicações de natureza ambiental. Uma das explicações que podem ser atribuídas a este efeito foi a crise internacional dos mercados, visto que os reflexos ocorreram em todos os setores da economia, sendo as pesquisas direcionadas para avaliar os efeitos da crise nos mercados e nas organizações, relegando outros assuntos a um segundo plano.

Em outra pesquisa, Rover (2008) examinou as características do disclosure voluntário de empresas brasileiras quanto a informações contábeis ambientais justificando a necessidade de seu estudo pela crescente demanda por essas informações e também pela escassez de estudos quanto a evidenciação, levantando questões quanto a credibilidade das publicações e a utilidade das informações e sugerindo a necessidade de uma melhor normatização e auditoria para uma melhor fidedignidade.

Rosa et al (2011), analisando o perfil das publicações espanholas, verificou que elas têm contribuído principalmente quanto aos aspectos normativos e considera como oportunidades de pesquisa a utilização de indicadores ambientais para avaliação externa das empresas, educação, política e controle ambiental, avaliação e gerenciamento da evidenciação das informações ambientais além de temas específicos como apuração de resultado ambiental, investimentos e passivos.

Analisando também as produções científicas, Gallon et al (2007) apresentaram um estudo bibliométrico dos artigos publicados de 2001 a 2006 no Congresso USP e EnANPAD da área ambiental. Analisaram quanto ao enquadramento em contabilidade, evidenciação, gestão ambiental e sustentabilidade. Houve similaridade quanto aos estudos, abordagem metodológica e quantidade de autores por artigo dentre os 186 artigos levantados, 21 eram do congresso USP.

Já Murcia et al (2008), apresentaram uma revisão da literatura internacional quanto ao disclosure ambiental. As principais questões foram levantadas quanto a relevância das informações ambientais na tomada de decisão. De 77 artigos, somente 2 eram experimentos e constatava a variabilidade da informação por país e setor da economia assim como tamanho da empresa e visibilidade na mídia. Mas as pesquisas ainda não chegam a um consenso quanto aos benefícios das divulgações contábeis e nem mesmo a relação quanto ser ambientalmente responsável e a maximização dos lucros.

Considerando-se esses antecedentes, a presente pesquisa buscou se focar nas publicações do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, considerando esse ser um dos fóruns nos quais ocorreu a maior apresentação e discussão de artigos voltados à temática ambiental.

 

3.    PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A presente pesquisa classifica-se como descritiva, segundo Gil (1999, p. 44) este tipo de investigação visa “[...] descrever características de determinada população ou fenômeno [...]”, no artigo em questão, o foco da análise são os artigos publicados no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade sobre o tema de Contabilidade Ambiental.

A população pesquisada foram os artigos publicados de 2001 a 2011 no Congresso USP de Controladoria e contabilidade. Foram computados no estudo artigos com os seguintes descritores: ‘ambiental’, ‘ambientais’, ‘meio ambiente’ e ‘sustentabilidade’. Os resultados das buscas indicaram alguns artigos que não tinham relação com o tema foco desta pesquisa (contabilidade ambiental). Estes artigos então foram eliminados e ao final chegou-se ao total de 47 artigos para serem analisados. Foi utilizado o Congresso USP como foco da pesquisa, pois conforme pesquisa já realizada (MACHADO et al, 2009, p. 6) este congresso apresentou um maior número de publicações nesta área quando comparado com EnANPAD e ANPCONT.

Todos os artigos foram tabulados em uma planilha eletrônica, separados em colunas por ano da publicação, título do artigo, nome do autor, número de autores no artigo, universidade que o autor informou no artigo como vínculo acadêmico.

Após a tabulação os dados foram analisados e segregados em tópicos para análise. Os resultados estão apresentados no próximo tópico.

 

 

4.    ANÁLISE DOS DADOS

 

Buscando uma melhor organização dos resultados, as análises foram segregadas em três tópicos: publicação por ano, por autores e por universidade.

 

4.1 Publicações Por Ano

Conforme pode se observar no Gráfico 1, verifica-se que em 2006 foi publicado o maior número de artigos em Contabilidade ambiental no congresso, totalizando 7 artigos.

Também se constata, pela análise, que houve uma forte queda nas publicações registradas nos anos de 2007 e 2008, caindo dos 7 artigos de 2006 para 3 artigos em 2007 e 2008, voltando a registrar leve aumento a partir o ano de 2009, uma hipótese para a explicação desta queda seria que devido a crise econômica mundial de 2008 as pesquisas e trabalhos acadêmicos se voltaram a estudar este evento.

Resultado semelhante foi encontrado em pesquisa realizadas na Espanha, Rosa, et al (2011) também constataram esta queda na produção cientifica acerca da contabilidade ambiental nos anos de 2007 e 2008 o que reforça a hipótese de explicação, no caso citado reduzindo de 10 artigos em 2006 para 6 artigos em 2007 e 2008, a diferença e que nesta pesquisa a tendência de queda continuou nos anos seguintes.

           

Gráfico 1: Publicações por ano

           

4.2 Publicação por autores

Foram listados 111 autores nos 47 artigos publicados, sendo que a grande maioria (95 autores) publicaram somente 1 artigo no período de 11 anos do congresso. De acordo com a Tabela 1, os autores que mais publicaram foram Maisa de Souza Ribeiro contando com publicações nos anos de 2003, 2004, 2006 e 2007 e Hans Michael Van Bellen, com publicações em 2007, 2008, 2010 e 2011, ambos os autores com 4 publicações cada. Em seguida aparece a autora Idalia Antunes Cangussú Resende com 3 publicações figurando nos anos de 2004, 2005 e 2006.

 

AUTOR

QTDE

ANOS DE PUBLICAÇÃO

HANS MICHAEL VAN BELLEN

4

2007

2008

2010

2011

MAISA DE SOUZA RIBEIRO

4

2003

2004

2006

2007

IDÁLIA ANTUNES CANGUSSÚ REZENDE

3

2004

2005

2006

 

Tabela1: Autores com maior número de artigos publicados

 

 Uma pesquisa levantada por Reis et al (2011), elencou as publicações de livros relacionados a temática contabilidade ambiental no Brasil e em Portugal, e constatou que a primeira publicação ocorreu no ano de 2000. Também numerou no período compreendido entre 2000 e 2010 um total de 13 livros publicados acerca do assunto contabilidade ambiental e temas correlatos, sendo que a autora Maisa de Souza Ribeiro também publicou um livro com o titulo Contabilidade Ambiental, publicado pela Editora Saraiva.

Seguindo o processo de análise, buscou-se verificar se havia uma constância nas publicações, contudo, pode-se observar que a maioria dos autores publicou (95) apenas um artigo (Gráfico 2).

 

Gráfico 2: Número de artigos publicados por autor

 

Quando verificado o número de autores por artigo, pode-se constatar que 62% dos artigos tinham 3 ou 4 autores.

 

Nº DE AUTORES

FREQ.

FREQ %

1

3

6%

2

15

32%

3

16

34%

4

13

28%

TOTAL

47

100%

Tabela 2: Número de Autores por Artigo

Por intermédio dessa constatação é possível verificar que há pequenos grupos dispersos de pesquisadores na área, que publicam de forma pulverizada, havendo indícios de não continuidade das pesquisas na área, haja vista a relação de autores que possuem apenas um artigo publicado, sugerindo uma descontinuidade no processo de investigação.

 

4.3 Publicação por universidade.

Pela pesquisa realizada foi constatado que a instituição de ensino superior que conta com maior número de publicações no período é a própria anfitriã do evento, a Universidade de São Paulo (USP), com um total de 9 publicações sobre contabilidade ambiental no período compreendido entre 2001 e 2011, uma participação de 12,50% do total de artigos publicados.

Na segunda posição aparece a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentando um total de 7 publicações no período com uma participação de 9,72% do total, a Fundação Capixaba de Pesquisas em Contabilidade Economia e Finanças (FUCAPE) aparece na terceira posição com 4 artigos, a Universidade de Brasília (UNB) e a Universidade Estadual e Feira de Santana (UEFS) figuram com três publicações no período. E com duas publicações cada contam 5 das 72 instituições restantes, as demais 32 instituições contam com apenas 1 trabalho no período o que corresponde a exatos 50% das instituições listadas.

Cabe aqui salientar que o numero de instituições listadas foi superior ao número de trabalhos, pois haviam trabalhos com representantes de instituições diferentes aparentando uma interação entre estes para a elaboração dos trabalhos com uma relação de 72 instituições para um total de 47 artigos publicados.

 

UNIVERSIDADE

Frequência

Freq. %

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

9

12,50%

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

7

9,72%

FUNDAÇÃO INST CAPIXABA DE PESQUISAS EM CONTABILIDADE, ECONOMIA E FINANÇAS

4

5,56%

UNIVERSIDADE DE BRASILIA

3

4,17%

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

3

4,17%

UNIJUÍ

2

2,78%

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

2

2,78%

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

2

2,78%

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

2

2,78%

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

2

2,78%

OUTRAS

36

50,00%

TOTAL

72

100,00%

Tabela 3: Publicação por IES

Ao se relacionar as instituições que mais publicaram, verificou-se uma relação direta entre estes: a autora Maisa de Souza Ribeiro, que no período de publicação de 2003 a 2007 apresentava vinculação acadêmica com a Universidade de São Paulo- USP, o autor Hans Michael Van Bellen que representa a Universidade Federal de Santa Catarina, e a autora Idalia Antunes Cangussu Resende que apresentava a FUCAPE como vinculo acadêmico nos artigos analisados, correlacionando assim que os três autores que mais publicaram tinham relação com as três instituições que mais publicaram.

 

5.    CONSIDERAÇÕES FINAIS

A ciência contábil que sempre esteve voltada a estudar, controlar e acompanhar os fenômenos patrimoniais, tem se voltado nos últimos anos a uma nova área de pesquisa que antes era mais explorada por cursos das áreas de humanas e biológicas. Nesse novo momento histórico em que o mundo esta preocupado com os impactos causados pelas mais diversas atividades no meio ambiente, os acadêmicos de ciências contábeis também começam a demonstrar interesse nesse tema, através de uma área de pesquisa denominado contabilidade ambiental e sustentabilidade.

Através desta pesquisa pode-se verificar que o interesse pelas pesquisas nas áreas de contabilidade ambiental e sustentabilidade tem aumentado nos últimos anos, apesar da queda nos anos de 2007 e 2008, indicando uma maior preocupação e interesse por parte das instituições e ensino superior nesse tipo de pesquisa.

Verifica-se também que dos autores que mais publicaram artigos do tema, alguns publicaram livros sobre contabilidade ambiental, e ainda assim continuaram a escrever artigos sobre o assunto em anos posteriores, demonstrando um verdadeiro interesse pela pesquisa nessa área.

No âmbito das instituições de ensino superior, algumas aparentam maior incentivo da pesquisa na área ambiental do que outras sendo estas as maiores responsáveis pela propagação do conhecimento acerca do assunto.

Uma das limitações desta pesquisa se deve pelo fato dela ter sido feita em apenas um evento da área contábil, mesmo sendo o que apresentou o maior número de trabalhos do tema pesquisado no período, sugere-se para pesquisas futuras que seja ampliado este leque de eventos, assim como o acompanhamento em periódicos da área contábil.

Como sugestão para futuras pesquisas pode ser abordada a real motivação para alguns pesquisadores iniciarem investigações na área de contabilidade ambiental e depois abandonarem, pois como se pode observar na pesquisa, 95 autores produziram apenas um artigo.

 

REFERÊNCIAS

CERVO, A. L., BERVIAN, P.A. Metodologia cientifica.  4 ed. São Paulo: MAKRON Books do Brasil, 1996.

FERREIRA, A. C. de S., Contabilidade de Custos para Gestão do Meio Ambiente. Caderno de estudos nº 12, São Paulo, FIPECAFI, Setembro, 1995.

GALLON, A. V.; SOUZA, F. C.; ROVER, S.; VAN BELLEN, H. M. Produção científica e perspectivas teóricas da área ambiental: um levantamento a partir de artigos publicados em congressos e periódicos nacionais da área de contabilidade e administração. In: 7º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo: USP, 2007.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

MACHADO, M. R.; NASCIMENTO, A. R.; MURCIA, F. D. Análise Crítica–epistemológica da produção científica em contabilidade social e ambiental no Brasil. In: 9º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo: USP, 2009.

MURCIA, F. D.; SANTOS, A.; SALOTTI, B. M.; NASCIMENTO, A. R. Mapeamento da pesquisa sobre disclosure ambiental no cenário internacional: uma revisão dos artigos publicados em periódicos de língua inglesa no período de 1997-2007. In: 8º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo: USP, 2008.

REIS, L. G.; NOGUEIRA, D.R.; TARIFA, M. R. Uma Análise Histórica das Publicações Existentes sobre o Tema Contabilidade Ambiental. In: XIII Congresso de Contabilidade e Auditoria. Porto: ACIM, 2011.

RIBEIRO, Maisa de Souza. Contabilidade Ambiental. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.

ROSA, F. S. da; LUNKES, R. J.; FELIU, V. M. R.; ENSSLIN, S. R. Contabilidade Ambiental na Espanha: Análise de Referencial Teórico. In: XIII Congresso de Contabilidade e Auditoria. Porto: ACIM, 2011.

ROVER, S. MURCIA, F. D.; BORBA, J. A.; VICENTE, E. F. R. Divulgação de informações ambientais nas demonstrações contábeis: um estudo exploratório sobre o disclosure das empresas brasileiras pertencentes a setores de alto impacto ambiental. Revista De Contabilidade e Organizações, São Paulo, v.2, n.3, p. 53-72, mai/ago 2008.

Ilustrações: Silvana Santos