Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Trabalhos Enviados
04/09/2012 (Nº 41) PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRESERVAÇÃO DO LAGO DO CURVÃO DE UMA ESCOLA DE BELÉM DO PARÁ
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1287 
  

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRESERVAÇÃO DO LAGO DO CURVÃO DE UMA ESCOLA DE BELÉM DO PARÁ

 

Prof.ª  Patrícia  de  Souza  Miranda e  Profº   M.  Sc.  Jorge  Raimundo   da  Trindade  Souza

Profª Patrícia Graduada em Licenciatura Plena em Química pela Universidade  Federal  do  Pará e Mestranda bolsista em Química (físico-química) pela Universidade Federal do Pará.

Profº Jorge Graduado  em  Química Industrial pela Universidade Federal do Pará Pós-Graduado com título de Mestre em Geoquímica pela Universidade Federal do Pará e Trabalha como professor de química da Universidade Federal do Pará.

RESUMO

            A preocupação com o problema de poluição do Lago do Curvão, que se situa no interior da Escola Estadual Palmira Gabriel localizada em Icoaraci um bairro de (Belém-PA) levou a realização deste trabalho, que visou desenvolver atividades de Educação Ambiental (EA) com os discentes e com as pessoas que moram ao entorno da escola no sentido de preservar o Lago. Buscou-se através da Educação Ambiental, envolvendo um ensino de química contextualizado, minimizar os problemas ambientais observados no lago. Para isso realizou- se atividades educacionais de ciências, enfatizando o conhecimento, dentre elas a distribuição de folders, a realização de palestra e a aplicação de questionários, onde  objetivou-se conscientizar  os alunos  de uma turma de 3ºano do ensino médio e a comunidade  local sobre a poluição do Lago do Curvão. Foi comprovado que quando as questões ambientais são associadas ao cotidiano da comunidade escolar é possível uma Educação Ambiental efetiva, possibilitando desta forma uma relação harmoniosa entre homem/natureza e a garantia de uma qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental (EA), poluição, Lago do Curvão.

 

Practices of environmental education for the preservation of Curvão’s Lake in a school in belém, pará state

 

ABSTRACT

 

            The concern about the pollution of the Curvão’s Lake, which is located within Palmira Gabriel State School, in Icoaraci, a district of the city of Belém, Pará State, led to this work. It aimed to develop Environmental Education (EE) activities with its students and people who live around the school in order to preserve the lake. Through Environmental Education, including a contextualized teaching of Chemistry, we aimed to minimize its environmental problems. Thus educational activities in Science, with emphasis on knowledge, were carried out: among them, there were lectures, questionnaires and distribution of brochures. These activities aimed to educate third-year high school students and the local community on the pollution  Curvão’s Lake. It has been shown that when environmental issues are associated with the daily life of school and local communities, an effective environmental education is possible, which also makes possible a harmonious relationship between people and nature, as well as the guarantee of a good quality of life for the current and future generations.

 

KEYWORDS: Environmental Education (EE), pollution, Curvão’s Lake.

 

Introdução

            A  grande  relevância  do   tema   Educação  Ambiental (EA) nos  meios  educacionais,

atualmente, é resultado das políticas de impacto estimuladas no mundo todo e da decorrência de medidas ambientais em esfera internacional. Pois, a Educação Ambiental é fundamental na vida do homem porque ela é mais que um ensino de conceitos é uma educação voltada para conscientizar pessoas sobre as questões ambientais, também esclarecer como atitudes inconsequentes de alguns indivíduos afeta o equilíbrio do meio ambiente, prejudicando o presente e o futuro das gerações.

            Entende-se que o ensino de EA não deve ficar retido somente a uma disciplina, mas precisa perpassar por várias disciplinas, uma vez que a EA possibilita um conhecimento sobre muitos assuntos dentro de cada ciência. Assim é extremamente importante que o Educador de EA não tenha um conhecimento limitado da sua área de estudo mais também de outras áreas de ciências, para assim proporcionar ao seu aluno uma visão ampla da EA.

             O Lago do Curvão, que se situa no interior da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Palmira Gabriel”, localizada em Belém no bairro de Icoaraci, está muito poluído, devido a falta de consciência ambiental de algumas pessoas que desconhecem os danos que estão causando para o meio ambiente. Por isso a importância de se fazer este trabalho referente a aplicações de ações de Educação Ambiental com os alunos dessa escola e com a comunidade local.

            Este trabalho buscou levar Educação Ambiental aos alunos de uma turma de terceiro ano do ensino médio da Escola Palmira Gabriel e a comunidade local, através de atividades educacionais de ciências, evidenciando conhecimentos de química, para que haja uma redução da poluição do lago da escola.

            Desenvolveram-se ações junto aos alunos e membros da comunidade próxima ao Lago do Curvão com o objetivo de conscientizar sobre a importância de se preservar esse lago; foram desenvolvidas atividades que contribuíram no aprendizado das questões ambientais; distribuição de folders explicativos /educacionais para a comunidade local; disponibilização de informações referentes ao meio ambiente e sensibilização sobre o tema poluição de águas superficiais e a inter-relação homem/meio ambiente.

            Buscou-se um ensino de química inovador e transformador que não fique limitado somente aos alunos memorizarem conceitos, fórmulas, nomes de substâncias, etc. Mas, é de suma importância que esse ensino assuma uma inter-relação entre as demais disciplinas quando vinculado à Educação Ambiental, para que através desse aprendizado o educando compreenda de fato a relação que existe entre a química e as questões ambientais, além de seu papel de preservar a natureza.

Metodologia

            Utilizou-se a pesquisa de campo exploratória e a descritiva, sendo que na primeira foi utilizada uma abordagem quantitativa por meio de questionários e distribuição de folders; e na segunda usou-se uma abordagem qualitativa por meio de uma palestra e questionários avaliativos.

            O trabalho iniciou-se com a distribuição de folders para os alunos e para a comunidade local, com intuito de eles serem informados sobre o problema de poluição do Lago do Curvão, e também por meio da disponibilização desses folders para esses grupos explicaram-se os motivos que se têm para se preocupar com a poluição desse lago. Foram distribuídos 50 folders: 25 para os alunos e 25 para a comunidade local.

            Após a distribuição de folders, foi feita a aplicação de questionários para os discentes e para os moradores que residem próximo a Escola Palmira Gabriel. Objetivou-se ter uma idéia prévia do que pensam a respeito: dos problemas ambientais e da poluição do lago do Curvão. Os questionários são constituídos de perguntas: abertas e fechadas, sendo que na primeira o entrevistado expõe a sua opinião sobre os temas ambientais, e na segunda  ele  mostra através de suas respostas oriundas das perguntas de múltipla escolha se entende sobre as questões ambientais. Foram distribuídos 40 questionários: 20 para os discentes e 20 para a comunidade local.

            Por último realizou-se uma palestra, tendo caráter qualitativo para informar, explicar e esclarecer os conceitos a cerca do tema poluição das águas para a comunidade local e para os alunos de uma turma de terceiro ano do ensino médio, os estudantes e as pessoas que residem ao entorno da escola, compreenderam cientificamente os termos mais específicos a respeito da poluição hídrica, através de uma linguagem clara e concisa. Após o término dessa palestra,  aplicou-se 30 questionários para os participantes da mesma: 20 para os alunos e 10 para a comunidade local. O entendimento desse público pôde ser comprovado, através das respostas que deram nos questionários logo após o término da palestra.  Teve-se a preocupação de relacionar nessa palestra o termo abrangente de poluição aquática à poluição específica da água do Lago do Curvão e as suas consequências na vida das pessoas, dos animais e do meio ambiente.

            Participaram desta pesquisa 20 alunos do turno da tarde, e 20 pessoas da comunidade local, mais especificamente os moradores do condomínio Teotônio Vilela, que fica adjacente a escola, que são apontados pelos funcionários da escola e pelos alunos como os principais responsáveis pela  poluição  do  Lago do Curvão, uma vez que as  pessoas da comunidade pesquisada relataram que o esgoto desse conjunto habitacional é despejado nesse lago.

            Ao longo deste trabalho, buscou-se através de atividades educacionais de ciências, focalizadas em Educação Ambiental (distribuição de folders, palestra e questionários), sensibilizar os discentes e as pessoas que residem ao entorno da escola a cerca das graves consequências da poluição do Lago do Curvão para o meio ambiente e para a  vida deles e  dos animais. Formando uma consciência ambiental nesses pesquisados, visando uma diminuição da poluição do Lago da escola.

Resultados e Discussões

            Os questionários foram aplicados aos alunos e a comunidade local, e o resultado obtido das respostas desses entrevistados são apresentados em porcentagem.

            Em virtude das respostas dos entrevistados serem muito distintas na pergunta 1, foi necessário mostrar os resultados de suas opiniões em dois gráficos, um para os alunos e outro para a comunidade. O restante dos gráficos expressa às respostas de todos os entrevistados.

Pergunta 1: Você preserva o meio ambiente? Por quê?

Gráfico 1: Resultados das respostas dos alunos da pergunta 1

 

            Verifica-se no gráfico 1, que a maioria dos entrevistados (40%) declararam que se preocupam em cuidar do meio ambiente, porque ele precisa ser preservado, isto não condiz com a concepção de Loureiro (2004), o qual diz que primeiramente é necessário que o indivíduo tenha convicção de que o exercício pleno: da participação social e da cidadania são práticas essenciais para que haja a democracia e a emancipação sócio-ambiental, a fim de que depois possa haver uma ruptura e transformação das ações do homem favoráveis a preservação do meio ambiente.

            Observa-se que (30%) dos entrevistados informaram que não preservam o meio ambiente, uma vez que fazem várias ações inconscientes que causam danos ao meio ambiente. De acordo com Jacobi (2003) isso deve-se ao fato de que esses estudantes não têm conhecimentos sobre a temática ambiental, e também não têm consciência ambiental, ou seja, não sabem o quanto estão prejudicando o meio ambiente, com atitudes que degradam em demasia este meio.

            É relevante expor que a minoria dos entrevistados (10%) responderam que preservam o meio ambiente, porque a existência humana depende dele. Isto condiz com o pensamento de Berry (1991) que evidencia que a poluição gerada pelas atividades humanas e as ações inconsequentes das pessoas em relação ao meio ambiente, coloca em risco a sobrevivência da humanidade e do planeta. Pois frisa que o maior agressor da natureza é o homem, que não se deu conta de que deve sua existência a ela.

Pergunta 1: Você preserva o meio ambiente? Por quê?

Gráfico 1: Resultados das respostas da comunidade local da pergunta 1

 

            Percebe-se no gráfico 1, que a maioria dos entrevistados (40%) afirmaram que preservam o meio ambiente, porque quando não há uma preocupação com a preservação da natureza a vida das pessoas e o meio ambiente são negativamente afetados, isto concorda com o pensamento de Cunha (2005) que defende que quando as pessoas têm o princípio da prevenção ambiental, elas priorizam suas ações visando não ocasionar prejuízos ao meio ambiente e a saúde da população.

                Nota-se que a minoria dos entrevistados (10%) responderam que preservam o meio ambiente, porque os  recursos  naturais  são esgotáveis, isto concorda com os fundamentos de Brasil (1996) que expõe que os recursos hídricos são esgotáveis, uma vez que ocorre a morte da água, causada pela intervenção das atividades humanas, através do despejo de efluentes (agrotóxicos, esgotos domésticos e industriais, produtos químicos pesados,...) nos ecossistemas aquáticos.

Pergunta 2: Você sabia que o lago da escola estadual Palmira Gabriel, denominado Lago do Curvão está muito poluído, principalmente por causa do despejo de esgoto nesse lago? O que você acha disso?

Gráfico 2: Resultados das respostas da pergunta 2

           

            Observa-se no gráfico 2, que a maioria dos entrevistados (30%) têm conhecimento sobre a causa de poluição do Lago do Curvão, e acham que isso deve-se a falta de consciência ambiental das pessoas que poluem o lago da escola, isto concorda com os princípios de Jacobi (2003) que atribui que a causa dos problemas ambientais ocasionados pelas atividades humanas, como a poluição, deve-se principalmente a desinformação da população a respeito das questões ambientais e também a falta de consciência ambiental dessa, ou seja, essas pessoas não sabem o dano que podem causar ao meio ambiente, jogando por exemplo uma “simples” garrafa de água mineral num lago. 

            Percebe-se que a minoria dos  entrevistados (3%) também conhecem a causa de poluição do lago da escola Palmira Gabriel, e acham que o engenheiro do condômio Teotônio Vilela não soube projetar uma infra-estrutura adequada de esgoto, isto concorda com as proposições de Azevedo (1999) que ressalta que para se  haver um controle da poluição baseado em sua prevenção  compete aos engenheiros o desenvolvimento de processos com um mínimo de rejeitos a fim de não poluir em demasia o meio ambiente, e também frisa que é necessário haver uma conscientização das pessoas para a necessidade da diminuição do volume de lixo gerado.

Pergunta 3: O que é poluição em sua opinião?

Gráfico 3: Resultados das respostas da pergunta 3

           

            Verifica-se no gráfico 3, que a maioria dos entrevistados (50%) entende a poluição como tudo aquilo que traz algum tipo de dano ao meio ambiente, isso condiz com as proposições de Azevedo (1999), que caracteriza a poluição  como  qualquer substância que esteja em excesso, num determinado ecossistema, por exemplo, num lago, que acarreta danos ao meio ambiente, sendo que esta substância é gerada pelas atividades humanas.                                         

            Nota-se  que  a minoria dos entrevistados (7%) compreende a poluição como sendo a  falta de respeito com as pessoas e com a própria natureza, isto condiz com a idéia de Athiê (2008), que caracteriza a poluição como o uso indevido, e a falta de respeito com a natureza, além de expor que é também uma falta de respeito com as pessoas, visto que a poluição produzida pelas atividades humanas, como a excessiva queima de combustíveis fósseis e liberação de gases poluentes na atmosfera, ocasiona danos para a saúde das pessoas como doenças respiratórias.

Pergunta 4: Cite uma solução para despoluir o lago dessa escola?

 

 

Gráfico 4: Resultados das respostas da pergunta 4

Verifica-se  no  gráfico 4, que  a   maioria  dos   entrevistados (47%) acham   que  uma solução para  despoluir o lago do Curvão, seria  a  retirada do esgoto que está sendo despejado no  lago dessa  escola, isso não concorda  com  as  proposições  de  Wagner e Bellotto (2008), visto   que  defendem   que   a  solução  para  a  despoluição  dos  ecossistemas  aquáticos, por exemplo de um lago, seria  a  implantação  de  processos de  tratamento  de esgoto. Enfatizam  que  além do tratamento de  esgoto  beneficiar diretamente  o  meio  ambiente, gera emprego e  pode   desencadear    um  processo  de   desenvolvimento  econômico, inclusive  no   contexto regional. Wagner   e  Bellotto (2008) expõem   que   a    redução   de  gastos   com  a saúde,  a ampliação    da  capacidade   produtiva  das  pessoas e a inclusão social de moradores de áreas carentes  que  tem esgotamento  implantado  são  alguns  dos  benefícios indiretos gerados por ações neste setor.                                                                                                                          Entende-se que a simples retirada do esgoto  doméstico despejado no Lago do Curvão, oriundo  do  condomínio  adjacente  a escola, poderia  talvez  solucionar  o  problema local de poluição  desse  lago, mas  e  depois   para  onde  seria  despejado esses efluentes? Certamente para outra reserva hídrica, por  isso uma solução  mais eficaz  para  a  despoluição desse  lago, seria o tratamento de esgoto desse condomínio.                                                                                       Percebe-se que  a minoria  dos  entrevistados (3%)  acreditam  que  uma  solução  para despoluir  o  lago, seria   fazer   uma  limpeza  eficaz  no  lago  e  em todo  o  espaço  ao redor dele, esse  modo de  pensar foi  observado  apenas nas respostas dos alunos, isso não concorda com    as    proposições   de   Baptista  e   Araújo-Neto (1995), que  defendem  que   uma   das  soluções   para   despoluir   um    recurso    hídrico (como um lago), seria   a   fiscalização, por   parte    dos     órgãos   de     controle   ambiental, de  esgotos    clandestinos    de    casas    que   estejam   poluindo    um   determinado  ecossistema  aquático, punindo  os  responsáveis  com  pesadas  multas. A fim de que possa coibir esse tipo de atitude ecologicamente incorreta.   

Pergunta 5: Você conhece o destino de esgoto da sua casa?

Gráfico 5: Resultados das respostas da pergunta 5

Observa-se no gráfico 5, que a maioria dos entrevistados (60%) conhecem o destino de esgoto de suas residências, porém a maior contribuição dessa porcentagem deve-se a comunidade local, pois percebeu-se que os moradores dessa localidade ao entorno da escola Palmira Gabriel, têm conhecimento que seus esgotos domésticos são despejados no lago dessa escola.                                                                                                                                                   Verifica-se que a minoria dos entrevistados (40%) não conhecem o destino de esgoto de suas casas, entretanto a maior contribuição dessa porcentagem deve-se aos alunos.  De acordo com Jacobi (2005) não se interessar pelos temas ambientais (como a poluição das águas por esgotos), decorre principalmente da falta de conhecimento sobre as questões ambientais e suas implicações na vida das pessoas, dos animais e do meio ambiente (recursos hídricos). Compreende-se que conhecer o destino de esgoto das nossas residências é se preocupar com o meio ambiente, pois os esgotos domésticos contêm substâncias químicas, como nitratos e fosfatos, presentes, por exemplo, nos detergentes que são prejudiciais ao meio ambiente, a vida das pessoas e dos animais. Alterando todo o equilíbrio de um ecossistema, por exemplo, de um lago poluído por dejetos humanos, causando à mortandade de peixes, a proliferação de algas e plantas, além de ocasionar danos à saúde da população.

Pergunta 6: Você acha  que  a  formação  de  uma consciência ambiental nas pessoas, através da EA diminuiria os problemas de poluição do Lago do Curvão?

Gráfico 6: Resultados das respostas da pergunta 6

                Verifica-se no gráfico 6, que todos os entrevistados (100%), acreditam que a conscientização ambiental das pessoas, através da Educação Ambiental minimizaria os problemas de poluição do Lago do Curvão. Visto que se as pessoas tivessem conhecimento a cerca das questões ambientais, mais precisamente da poluição das águas e suas conseqüências, elas passariam a ter atitudes ecologicamente corretas, assim diminuiria a poluição do Lago do Curvão.

 

Conclusão

            A Educação Ambiental é mais que um ensino de conceitos, sendo uma educação que tem o compromisso de informar, esclarecer e sensibilizar as pessoas a cerca das questões ambientais, além disso, visa conscientizar ambientalmente o educando. Por isso é relevante que essa educação esteja presente nas instituições de ensino para que assim os discentes compreendam a relação que existe entre o homem e o meio ambiente, todavia essa educação não deve se restringir somente as salas de aulas, também deve está presente nas associações comunitárias, religiosas, culturais e onde haja aglomeração de pessoas, para assim atingir os mais variados tipos de pessoas.

            Torna-se importante tratar as questões ambientais no ambiente escolar e na comunidade, tomando o devido cuidado de relacioná-la a realidade local dos alunos e das pessoas que moram ao entorno da escola, para que eles tenham uma compreensão de meio ambiente local, por conseguinte associá-lo a uma escala planetária, além do mais, quando os educadores inserem os temas ambientais em suas aulas eles estão difundido o conhecimento ambiental que desecandeia na inter-relação homem e natureza, e também estão contribuindo para a formação de alunos críticos.

            Percebeu-se que neste trabalho há uma preocupação da Escola Palmira Gabriel com o problema de poluição do Lago do Curvão, pois existe um projeto ambiental na escola que visa à revitalização, a preservação e a diminuição da poluição desse lago, por meio de ações de cunho ambiental como a realização de trilhas ecológicas, a catalogação das espécies vegetais e animais presentes nesse ecossistema, o plantio de mudas na área ao redor do lago, entre outras. Verificou-se que os alunos e a comunidade local mostraram interesse em relação à temática ambiental, sobretudo no que diz respeito ao problema de poluição do Lago do Curvão, isso ficou evidente principalmente na palestra ministrada na escola Palmira Gabriel, uma vez que após o seu término, os discentes e alguns membros da comunidade local fizeram perguntas, tiraram dúvidas e fizeram comentários sobre a problemática da poluição do lago do Curvão: da poluição hídrica e do lixo.

            O desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental como: distribuição de folders, questionários e palestra na Escola Palmira Gabriel e na comunidade local, foi relevante para haver uma conscientização dos discentes e da comunidade local a respeito do grave problema de poluição do Lago do Curvão, possibilitando assim uma minimização da poluição desse lago.

            Observou-se que uma grande parcela dos moradores do condomínio que fica adjacente a Escola pesquisada são responsáveis pela poluição do Lago do Curvão, sendo que essas pessoas têm um bom poder aquisitivo. Concluiu-se que nem sempre a conscientização ambiental esta relacional ao nível econômico da população.

            A Educação Ambiental só conseguirá atingir seu objetivo maior que é a conscientização das pessoas, se essa educação tratar das questões ambientais a nível local dos alunos e da comunidade, e relacioná-la a nível global, só assim eles poderão “Pensar global e Agir local”, dessa forma entenderão que os atos de hoje terão implicações em um futuro muito próximo, possibilitando assim a formação de cidadãos críticos e a conseqüente preservação do meio ambiente e de seus recursos naturais. Por isso é relevante que o conhecimento científico esteja relacionado ao contexto local dos discentes e da comunidade.

 

Referência bibliográfica

ATHIÊ, Samira. Gaia, o Homem e a Caixa de Pandora. Educação Ambiental em Ação, São Carlos, n. 23, 2008. Disponível em: http:// www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=543&class=04>. Acesso em 17 jun. 2009.

 

AZEVEDO, Eduardo Bessa. Poluição vs. Tratamento de Água: duas faces da mesma moeda. Revista Química Nova na Escola/SBQ. In: Química e Sociedade. n. 10, p. 21-25, nov. 1999.

BAPTISTA, Gustavo Macedo de Mello; ARAÚJO-NETO, Mário Diniz de. Recursos Hídricos e Ambiente. Brasilia: Centro Educacional Objetivo, 1995.                                     

BRASIL. Atlas do meio ambiente do Brasil. 2 ed. Brasília: Terra Viva, 1996, 61-62 p.

BERRY, Thomas. O Sonho da Terra. Petrópolis: Vozes, 1991.

 

CUNHA, Paulo Roberto. A relação entre meio ambiente e saúde e a importância dos princípios da prevenção e da precaução . Jus Navigandi, Teresina, ano 9, n. 633, abr. 2005. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6484>. Acesso em 15 jun. 2009.

 

JACOBI, Pedro Roberto. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. In: Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas. n. 118, mar. 2003, p. 189-205.

 

______. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.2, p. 233-250, 2005.

 

LOUREIRO, Carlos Frederico. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

 

WAGNER, Andresa Graciela; BELLOTTO, Valéria Regina. Estações de Tratamento de Esgoto Sanitário: Análise Econômica de Alternativas para Municípios Litorâneos - Estudo de Caso - Balneário Camboriú e Itajaí (SC), Brasil. Revista da Gestão Costeira Integrada/UNIVALI, Itajaí – SC, v. 8, n. 1, p. 93-108, 2008.

 

Para Saber mais

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : apresentação dos temas transversais, ética. Brasília : MEC/SEF, 1997.

 

______. Ministério da Educação, Secretária de Educação Fundamental. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei N° 9.394 de 20/12/1996). Brasília: MEC/SEF, 1996.

 

GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental: no consenso um embate? Campinas, São Paulo: Papirus, 2000, p. 68.

 

______. A Formação de Educadores Ambientais. Campinas, Papirus, 2004.

OIAGEN, Edson Roberto et al. Educação Ambiental: As concepções históricas e epistemológicas da sociedade atual. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. V. 1, n. 1, p. 87-95, jan/abril. 2001.

 

MAIA, Rodrigo Dias de Almeida. Reflexões sobre desenvolvimento sustentável e sua relação com a arquitetura e educação. Revista do CESED – Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento. V. 5, n. 6/7, p. 56-67, jan/dez. 2006.

Ilustrações: Silvana Santos