Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
04/06/2012 (Nº 40) Em busca dos sonhos possíveis
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1250 
  

 

Em busca dos sonhos possíveis

 

A oportunidade de realizar um sonho é uma coisa que não se deve deixar passar, mesmo porque sonhos mudam. Nós crescemos, a vida toma outros rumos e aquele sonho de ser a princesa do reino encantado, passa.

Desejar algo é legitimo, e em minha opinião, quando você deixa de sonhar, está “morrendo aos poucos”, este pensamento não é só meu, existem muitos autores que compartilham desta ideia.

Temos sonhos que permanecem e nos acompanham por toda a vida, que crescem junto conosco; também aqueles sonhos de criança “sempre” possíveis, afinal quando criança tudo é crível; sonhos reais, possíveis, impossíveis... Enfim, um sem números de imagens que seguem, crescem, mudam, melhoram, pioram, alguns viram somente risadas e boas lembranças por toda a vida.

Ah, imaginem porque que estou falando sobre a realização de um sonho. Adivinharam?

Eu acabo de voltar do Peru, onde conheci um pouco de Lima. Em Lima não chove NUNCA, as ruas não tem “boca de lobo” e alguns telhados são planos. A cidade é a beira mar (Oceano Pacífico), e no meio da cidade existe o sítio arqueológico de HUALLAMARCA, uma pirâmide construída em adobe, uma mistura essencialmente de barro, palha e/ou pelo de animais. A cidade de Lima tem muitos encantos, e este lugar é imperdível.

004.jpg

De Lima fomos a Arequipa, cidade charmosa, que abriga o Mosteiro de Santa Catalina, merece uma visita.

E então partimos rumo ao Vale Del Colca por uma estrada que corta o país, uma estrada na qual a paisagem se modifica muitas vezes, em parte pelas diferentes altitudes, saímos de 2300m e passamos por locais a 5000m, onde estava nevando.

No vale onde está o rio a altitude é de 3140m, mas o mirante do Condor fica a 4800m, e você é capaz de ver esta paisagem maravilhosa preenchida por terraços de plantações. O Condor não veio nos ver, apesar do nosso esforço em visitá-lo, pois estava frio naquele dia.

063.jpg

De Colca partimos para Puno. Esta é uma das cidades que beira o Lago Titicaca, para chegar a Puno, pegamos novamente aquela estrada cuja paisagem me deslumbrou, vimos nela desde Arequipa, lhamas, guanacos, vicunhas, esquilos, flamingos, neve, chuva, vento...

A cidade de Puno é feia, muito feia, uma cidade que vale conhecer se você pretende ser urbanista, pois aprenderá como NÃO deve ser uma cidade.

O Lago Titicaca, tem cerca de 8300 km² e fica a 3821m acima do nível do mar, é o lago comercialmente navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina (fonte Wikipédia). Neste lago existem ilhas flutuantes, feitas de tuturo, uma planta aquática típica da região, das quais os habitantes fazem casas, embarcações e ilhas e que valem a pena a visita. Mas segundo informações obtidas, não existem mais moradores nas ilhas de Uros, este é somente um tipo de cenário, apesar de aqueles que “se dizem” moradores do local, ainda viverem do dinheiro dos visitantes/turistas.

080.jpg

 

082.jpg

(Nesta foto, a de chapéu é minha companheira de viagem)

De Puno, fomos a Cuzco, nestas cidades e entre elas existem muitos sítios arqueológicos que merecem a visita.

Cuzco era a capital do Império Inca, os sítios de lá são um espetáculo, pedras enormes, precisamente trabalhadas e encaixadas com perfeição, um dos cartões de visita dos Incas.

123.jpg

(Para quem não me conhece, esta sou eu!)

A caminho de Machu Picchu, fizemos uma parada em Ollantaytambo, uma das grandes cidades Incas e uma visão das muitas paisagens de perder o fôlego no país.

175.jpg

De lá para Machu Picchu onde tivemos o prazer de circular por dois dias seguidos, mas poderíamos ficar só admirando por mais uma semana, a cada momento uma percepção diferente.

228.jpg

261.jpg

Machu Picchu, um sonho realizado.

 

MSc. Marina Strachman - arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental. marinastrachman@yahoo.com.br

 

Ilustrações: Silvana Santos