Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
04/06/2012 (Nº 40) Editorial da 40ª Edição da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação Junho-Agosto/2012
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1244 
  
Educação Ambiental em Ação 40

Editorial da 40ª Edição da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação Junho-Agosto/2012

Fazem exatos 10 anos que a 1ª edição da revista foi para a rede da Internet.

Foi um começo singelo e nosso principal objetivo era, e ainda é, o de compartilhar experiências de Educação Ambiental, tanto dos participantes do Grupo de Educação Ambiental da Internet: http://br.groups.yahoo.com/group/geai2002/ (hoje considerado a rede GEAI, elo da Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA e outras, criado em 2000, que agrega aproximadamente 800 participantes, entre pessoas e instituições de todo o Brasil, com alguns poucos estrangeiros), quanto de pessoas que atuam e realizam Educação Ambiental nos diferentes ambientes formais e não formais da nossa sociedade.

Quando a revista nasceu, o GEAI tinha um pequeno número de membros – se comparado com o número de participantes de agora. E o GEAI cresceu, e muito!

Atualmente o grupo se articula pela troca de informações, sempre relacionadas com as questões ambientais e educacionais da atualidade. A diversidade de interesses e ambientes de atuação dos membros do grupo é uma das suas marcas, comprovando a interdisciplinaridade da Educação Ambiental, que, mesmo de forma tímida, já está em quase todos os lugares. E é justamente isto o que também queremos mostrar: o quanto a EA está presente em nossas vidas, para incentivar uma mudança em nossa  percepção e atuação, pois já sabemos que precisamos pisar mais leve no solo da Terra, resta-nos aprender a fazer isto através da Educação Ambiental, para fazermos o que é possível de ser feito a partir da nossa casa, nossa rua, bairro, mesmo sabendo que muitas vezes não temos como escapar desta ciranda social de consumo que já estava instalada quando nascemos.

Agora, época de Rio +20, mais do que nunca, precisamos contar muito uns com os outros para engendrarmos as necessárias mudanças em nossa forma de vida, e a revista serve de espaço comum para congregar iniciativas que foquem para a transformação socioambiental do planeta.

E é com muita alegria que, nesta edição comemorativa de 10 anos de revista, em pleno Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, apresentamos vivências, opiniões, experiências de Educação Ambiental através de entrevistas, artigos, dicas, curiosidades, textos para reflexão, em diferentes seções da publicação.  É com a frase que nos motivou para esta publicação que deixamos o convite a todos vocês ingressarem com um ritmo mais acentuado e comprometido nesta onda de mudança, que nos torna pessoas melhores, menos manipuladas e mais sensíveis para a vida e para a sustentabilidade planetária:

“Uma ética da convivência social supõe o cuidado com o lugar onde estamos: a biosfera”.(Bernardo Toro)

À todos uma boa leitura!

 

www.revistaea.org

Junho-Agosto 2012

 

Berenice Gehlen Adams e

Equipe da Educação Ambiental em Ação

 

Ilustrações: Silvana Santos