Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Trabalhos Enviados
04/06/2012 (Nº 40) A Percepção Ambiental do Usuário do Terminal de Integração do bairro Varadouro, João Pessoa – PB
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1232 
  
Educação Ambiental em Ação 40

 

A Percepção Ambiental do Usuário do Terminal de Integração do bairro Varadouro, João Pessoa – PB

 

 

 

Deinne Airles da Silva

Técnica Agrícola com habilitação em Agroindústria (UFPB), discente de Ciências Biológicas (UEPB), Educadora Ambiental (ONG ARCA). Contato da UEPB: Av. Monsenhor Walfredo Leal, 487, Tambiá, João Pessoa - PB, CEP: 58020-540. E-mail: deinne_airles@hotmail.com

Milena Estephanie Cardoso e Dantas

Discente de Ciências Biológicas (UEPB).

Contato da UEPB: Av. Monsenhor Walfredo Leal, 487, Tambiá, João Pessoa - PB, CEP: 58020-540. E-mail: milenadantas_@hotmail.com

 

 

1.      Resumo

            O presente trabalho aborda o modo como os usuários do Terminal de Integração do bairro Varadouro, João Pessoa-PB, vêem o ambiente que utilizam. As percepções ambientais foram obtidas através de questionário, o qual possuía questões que variavam desde a renda familiar mensal, a cidade residente, higienização do local, educação ambiental até a sua satisfação ou não com o sistema de transporte de João Pessoa.

Palavras-chaves: ônibus, percepção, ambiente, integração.

 

2.      Abstract

This work addresses how the users of Terminal Integration Varadouro district, João Pessoa-PB, see the environment they use. The environmental perceptions were obtained through a questionnaire, which had questions ranging from family income, the city resident, cleaning the site, environmental education to their satisfaction or not with the transport system of João Pessoa.


Keywords: bus, perception, environment, integration.

 

3.      Introdução

De acordo com Bertucci (2010, p. 1):

 

 

A vida cotidiana moderna é fundada na cidade. É na cidade que habita a maior parte dos cidadãos de um país. A cidade reúne os espaços de produção, trabalho e lazer e nela se distribuem os serviços essenciais para a vida de seus habitantes. Logo, a forma de administração da cidade e de organização dos espaços públicos de convívio e interação social influencia fortemente a vida das pessoas.

 

No século 20, uma nova era se iniciou no Brasil, quando a sociedade brasileira que era considerada uma das mais rurais do mundo, passou a ser predominantemente urbana. Nesta época, quase 80% da população brasileira foi residir nas cidades. Com este acelerado processo de urbanização, veio também uma melhoria no que se diz respeito ao bem-estar, na esperança de vida e até nos graus de escolaridade (Motta, 2000).

Com o crescimento e desenvolvimento dos municípios, estes passaram a assumir também maiores responsabilidades, incluindo trânsito e transportes.

A mobilidade das pessoas tem sido apontada em estudos realizados nos últimos anos, como uma questão essencial para o desenvolvimento das grandes cidades. Além de afetar a qualidade de vida dos moradores, ela desequilibra a economia das cidades e acentua a exclusão social.

Então, para maior comodidade e economia do pedestre brasileiro, foi desenvolvido o Sistema de Integração de Transportes. Nesse sistema, o usuário paga apenas uma passagem, utiliza dois ônibus para chegar ao seu destino e usa o terminal de integração entre um ônibus e outro.

Na Paraíba, o governo da cidade de João Pessoa criou o primeiro Terminal de Integração do Estado, o Terminal de Integração do Varadouro, que foi inaugurado em abril de 2005. O Terminal de Integração é o local onde o usuário vai esperar o seu ônibus. Neste ambiente encontram-se: telefones públicos, quiosques vendendo lanches e revistas, banheiros, bebedouros, bancos para os usuários sentarem, câmeras de seguranças e auto-atendimento do Banco do Brasil.

Com a facilidade de uso dos transportes coletivos proporcionada pela integração, o local apresenta um grande fluxo de passageiros diariamente. Esse grande adensamento populacional implica em um elevado consumo de produtos no local e conseqüentemente uma grande produção de lixo pelos usuários. Outro fator preocupante é a higiene de banheiros e bebedouros, com tantas pessoas utilizando destes meios todos os dias.

Partindo dessas questões e das características do Terminal de Integração do bairro Varadouro, localizado na cidade de João Pessoa, Paraíba, o presente trabalho tem por objetivo conhecer a percepção ambiental destes usuários.

 

4.      Metodologia

Neste trabalho enquadrou-se o método de pesquisa quantitativa. Segundo Wolffenbüttel (2008) a pesquisa quantitativa “utiliza instrumentos específicos, os quais são capazes de estabelecer relações e causas, levando em conta mensurações”. Este método serve para medir opiniões, atitudes, comportamento, determinar o perfil de um grupo de pessoas.

Para coletar os dados com os usuários, foi utilizado como recurso técnico de pesquisa o questionário, sendo este semi-estruturado, que permite apreender informações de origem qualitativa e quantitativa, por apresentar perguntas abertas e fechadas. Este tipo de questionário mescla subjetividade, através de questões mais profundas, ou seja, as questões abertas, e objetividade por meio das perguntas fechadas.

O universo da pesquisa compôs-se de 106 usuários.

 

5.      Resultados e discussão

5.1 Perfil dos pesquisados

5.1.1 Cidades que residem os entrevistados envolvidos na pesquisa: 93% dos usuários entrevistados residem em João Pessoa. Os outros 7% estão distribuídos em Santa Rita, Bayeux, Conde e Guarabira.

 

5.1.2 Bairros que residem os usuários pesquisados: 23% dos usuários que participaram desta pesquisa são moradores do bairro Tambiá e 19% vivem no Jardim Cidade Universitária. Ambos os bairros localizados em João Pessoa.

 

5.1.3        Gênero: Os sujeitos da pesquisa são em sua maioria do sexo masculino, correspondendo a 51,88%. Portanto, não há diferença estatisticamente significativa na amostra quanto ao sexo.

             5.1.4 Faixa etária: 40,56% dos entrevistados têm de 19 a 26 anos. Nota-se que o Terminal de Integração do bairro Varadouro é um ambiente utilizado por muitos jovens, que utilizam o transporte em massa (ônibus) para deslocarem-se para casa, escola, universidade e entrenimento, servindo também como um local de encontro, denominado por “ponto de encontro”.

Ao realizar-se a análise quanto à faixa etária, pode-se observar que nesta pesquisa foram poucos os usuários entrevistados que tem de 61 e 68 anos. Este dado converge com a realidade do Terminal de Integração do bairro Varadouro, pois também encontramos poucos portadores de necessidades físicas, pois esta questão pode ser justificada pelo fato dos Terminais de Ônibus dificultarem a acessibilidade integral a todas as pessoas, principalmente as com necessidades especiais: idosos, gestantes, pessoas portadoras de deficiência, que encontram dificuldades em seu cotidiano em relação às edificações e espaços públicos (LAUFER et al, 2006).

 

5.1.5 Nível de escolaridade: Há predominância nesta pesquisa de jovens e estes possuem ensino médio completo ou estão cursando ensino superior. Houve também entrevistados com os seguintes graus de escolaridades: sem escolaridade (não freqüentaram a escola); cursando, completo ou incompleto ensino fundamental; cursando, completo ou incompleto ensino médio; cursando, completa ou incompleta graduação; cursando ou concluída a pós-graduação.

 

5.1.6        Renda familiar mensal

Cerca de 48% dos entrevistados possuem renda familiar mensal de 1 a 3 salários mínimos,28% possuem de 3 a 5 salários; 10 % recebem de 5 a 8.

Os outros 14% correspondem aos entrevistados que não possuem renda (exemplo: estudantes), que recebem igual ou maior que 8 salários mínimos e aos que não responderam.

Segundo Panariello (1993, p. 10 ):

 

 

Esses indicadores constituem um referencial para se analisar o comportamento de variáveis tais como tarifas, custos e subsídios. No seu conjunto, eles expressam o poder aquisitivo da população, sobretudo dos segmentos que mais se utilizam dos transportes coletivos urbanos.

 

Conhecer a renda familiar mensal do usuário de integração é importante para que sejam criados projetos de políticas públicas, para o transporte público ou outra área, sabendo-se qual público se beneficiará de tais ações.

 

5.2 Análise da percepção ambiental dos usuários envolvidos na pesquisa

5.2.1 Confortabilidade do ambiente do Terminal de Integração do Varadouro

Mais de 70% responderam que a Integração é um ambiente desconfortável, devido ao barulho, ocasionado pela presença dos carrinhos de sons dos ambulantes, localizados fora e ao redor do Terminal de Integração do Varadouro. Sabe-se que acima dos 70 decibéis o ruído pode causar danos a saúde (MAGRINI, 1995 apud MACHADO, 2003), por isso deve-se ter uma fiscalização para que o ambiente do Terminal de Integração seja saudável para todos os usuários e lhes garanta direta ou indiretamente qualidade de vida.

Segundo a Prefeitura Municipal de João Pessoa (2005) a “eficiência, segurança e o conforto do sistema de transporte coletivo de um município são essenciais para melhorar a qualidade de vida da população.”

Outra questão observada, é que no Terminal de Integração do Varadouro, os usuários passam um tempo exacerbado esperando os ônibus atrasados, ficando impacientes mais cansados, devido à passarem o dia todo no trabalho, nas instituições educacionais e isto cria um ambiente com pessoas estressadas e desconfortáveis.

 

5.2.2 Higienização do Terminal de Integração

Os usuários mostraram-se insatisfeitos quanto à higienização do local, pois observam os resíduos jogados no chão, os bebedouros quebrados e sem higienização adequada e banheiros sujos.

 

            5.2.3  O uso dos coletores de lixos pelos usuários da pesquisa

Mais de 94% dos usuários pesquisados responderam que utilizam os coletores de lixo do Terminal de Integração do bairro Varadouro, sendo esses dados controversos quanto à realidade encontrada no ambiente, pois o Terminal de Integração encontra-se com uma grande quantidade de resíduos jogados no chão (apesar de existir funcionários para a limpeza do local). Os coletores de lixos no local são sujos e, às vezes, estão cheio de resíduos e por esse motivo os usuários não os utilizam, portanto, há falta de consciência ambiental.

Quanto aos dados obtidos na questão do uso de coletores de lixo presentes no Terminal de Integração do Varadouro, a maioria dos usuários pesquisados são jovens, com ensino médio completo ou cursando ensino superior, são sensíveis quanto à questão ambiental e tem consciência da importância de se conservar, manter limpo e organizado o meio que utilizam.

 

5.2.4 E quando não há coletores de lixo por perto?

77% dos usuários pesquisados responderam que quando não há coletores de lixos por perto no ambiente do Terminal de Integração praticam uma boa ação: guardam em bolsas, nos bolsos das vestimentas. 18% dos usuários pesquisados admitiram jogar o lixo no chão quando estão no Terminal de Integração. Lembrando que o Terminal do Varadouro possui coletores de lixo.  De acordo com Santana e Magalhães (2008), “o comportamento contrário a jogar lixo no chão gera apenas pequenos benefícios pessoais e satisfação para a maioria das pessoas e não leva a um senso de eficácia pessoal, pois a limpeza do lixo depende da ação coletiva de muitas pessoas.”

Os outros 4% procuram o coletor de lixo na Integração e 1% dos entrevistados ao entrarem no ônibus depositam o lixo em sacolas neles existentes, que têm a função de depósito de lixo.

 

5.2.5 Utilizou ou utiliza o bebedouro do Terminal de Integração

Bebedouros quebrados; medo de contrair doenças, devido ao uso por uma grande quantidade de pessoas; ausência de higienização destes equipamentos: são estes alguns dos motivos citados pelos usuários por não usarem o bebedouro do Terminal de Integração do bairro Varadouro, portanto, correspondendo a 88,67% dos entrevistados.

Já 11,32% afirmaram que utilizaram os bebedouros por necessidade, pois estavam com sede.

 

5.2.6 Utilizou ou utiliza o banheiro do Terminal de Integração

67,92% dos usuários pesquisados não utilizam/utilizaram o banheiro do Terminal de Integração do bairro Varadouro, pois segundo alguns usuários:

“Não costumo usar banheiro público.”; “É sujo.”; “Não confio na higiene.”; “A maioria dos banheiros públicos são pessimamente higienizados e cheiram muito mal.”

Com as citações acima nota-se que os usuários tem uma péssima imagem dos banheiros públicos e não confiam em utilizá-los no Terminal de Integração, por ter um odor ruim, ser sujo, ter pias quebradas, e podendo contrair doenças.

 

5.2.7 Ambiente perigoso

69,81% dos usuários pesquisados responderam que não acham perigoso o ambiente do Terminal de Integração do bairro Varadouro: “Sempre tem guarda municipal”; “Acho muito seguro, sinto-me muito bem”; “Porque é um local fechado”.

Há também neste ambiente um sistema de câmeras que registram o movimento neste Terminal de Integração. Este importante sistema de monitoramento, desconhecido por muitos usuários e que foi citado por apenas um usuário participante desta pesquisa.

 

5.2.8 Sistema de transporte de João Pessoa

53% dos usuários pesquisados aprovam e estão satisfeitos com o sistema de transporte de João Pessoa. Outros 43% demonstraram sua insatisfação, queixando-se dos poucos ônibus disponíveis para seus bairros, do desconhecimento dos horários dos ônibus, entre outras.

Segundo a Agergs (2005) apud Cordeiro et al (2006) “os transportes por ônibus, por sua vez, representam uma peça essencial na dinâmica das cidades. O funcionamento da sociedade depende desses transportes, cujo desempenho afeta quase todas as atividades humanas.” Os transportes devem garantir bem estar ao usuário e ser de qualidade.

O transporte coletivo por ônibus na cidade de João Pessoa é um serviço essencial, este deve ser de qualidade, já que é de utilidade pública e deve dispor-se a atender as necessidades sociais e dar suporte às atividades econômicas.

 

5.2.9 Insatisfações e sugestões

Algumas insatisfações e sugestões dos usuários pesquisados: poucos assentos; falta de limpeza; falta de informações sobre os horários dos ônibus; falta de segurança; melhorar a estrutura; “Falta de política pública de conscientização para os usuários, de como ter educação, ser higiênico e organizado.” Cabe ao poder público organizar as pessoas naquele recinto de forma educativa; organização do ambiente pelos próprios usuários; padronizar os horários dos ônibus; “Um projeto de Educação Ambiental no Terminal de Integração, se bem feito, seria uma boa ajuda para resolver grande parte dos problemas no local”; cursos relacionados a cidadania para os motoristas e cobradores, pois ocorre o desrespeito dos motoristas que não param o transporte para o usuário ao passar nas paradas de ônibus; aumento da frota de ônibus em alguns bairros da capital.

 

6.      Conclusão

Apesar dos grandes avanços sofridos na última década para melhoria do transporte público (ônibus), João Pessoa e o Brasil ainda deixam a desejar, pois a qualidade do serviço ainda precisa ser melhorada. Pois sabe-se que existe uma relação íntima entre transporte coletivo urbano e a qualidade de vida de seus usuários (Fernandes e Bodmer, 1995).

No Brasil, a maioria dos usuários do transporte coletivo de ônibus não sabe o horário exato que passam os ônibus nas paradas. Fica clara a necessidade de um sistema de informações sobre horários, que traga benefícios para estes usuários (WEIGANG et al., 2001).

Esta mesma situação citada acima ocorre com os usuários que estão dentro do Terminal de Integração do bairro Varadouro, pois estes indivíduos desconhecem os horários que os ônibus passam no local. Há também a insatisfação quanto à falta de uma frota maior para alguns bairros e

Espera-se que sejam criados projetos e programas que busquem a eficiência, ou seja, o melhoramento contínuo do sistema de transporte, procurando melhorar a qualidade dos serviços e também verificar a existência ou não de falhas.

Em relação à percepção ambiental dos usuários envolvidos nesta pesquisa, notou-se que a grande maioria é de jovens (ensino médio completo ou cursando graduação) e já ouviram falar em Educação Ambiental, portanto, para eles o ambiente do Terminal de Integração do Varadouro apresenta poluição sonora, lixos jogados no chão, banheiros e bebedouros sujos e quebrados levando a crer que deve ser realizado um programa que sensibilize os usuários quanto à preservação do ambiente que utilizam.

Provavelmente, os 106 entrevistados não representam uma amostra significativa para conhecer melhor a percepção do usuário daquele ambiente, porém essa amostra é significativa para a pesquisa exploratória.

 

7.      Referências bibliográficas

Bertucci, J. O. Os Benefícios do Transporte Coletivo. Disponível em: <a.yimg.com/kq/groups/.../os+benefícios+do+transporte+coletivo.pdf>. Acesso em: 15.06.2010.

CARMO, S. A semântica do lixo e o desenvolvimento socioeconômico dos catadores de recicláveis - considerações sobre um estudo de caso múltiplo em cooperativas na cidade do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1679-39512009000400005&script=sci_arttext>. Acesso em: 14.06.2010.

CORDEIRO, C. O. A qualidade do sistema de transporte coletivo por ônibus em Manaus. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR470326_7648.pdf>. Acesso em: 14.06.2010.

LAUFER, A.; ZAFATOSKI, C.; KLUK, H.; PANNACCIONE, L.; CARNEIRO, M. Avaliação de acessibilidade física e informacional do terminal urbano de transporte Capão Umbuia. Disponível em:

<http://apps.unibrasil.com.br/revista/index.php/comunicacao/article/viewFile/67/60>. Acesso em: 14.06.2010.

MACHADO, A. A. Poluição sonora como crime ambiental. Disponível em: <http://www.pm.al.gov.br/intra/downloads/poluicao_sonora.pdf>. Acesso em: 14.06.2010.

MOTTA, M. A. Vivas. Trânsito e Transporte Público Urbano no Brasil: Visão Geral e Experiências Municipais. BID, 2000. Disponível: <http://idbdocs.iadb.org/wsdocs/getdocument.aspx?docnum=418456>. Acesso em: 15.06.2010.

PANARIELLO, L. M. Sistema de Informações: Transporte público urbano de passageiros. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/pub/td/td_295.pdf>. Acesso em: 14.06.2010.

Planejamento e Integração do Transporte Coletivo. Disponível em: <http://www.vimsa.com.br/component/content/article/1-latest-news/84-11-02-2010?aa4cf4a0cc0e5201830795c484fa9f1a=tkqbnckj>. Acesso em 15.06.2010.

SANTANA, W. C.; MAGALHÃES, H. G. D. Marketing verde como erramenta para a educação ambiental. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/4246/4176>. Acesso em: 14.06.2010.

Trânsito e Transporte Público Urbano no Brasil, disponível em: <http://idbgroup.org/publications/search.cfm?query=&context=&filter=Publicationstype%3D%3DLivros--BK%0Acountry%3D%3DBrasil--BR&lang=en> Acesso em: 15.06.2010.

TRANSPORTE PÚBLICO – REVISTA CIDADES DO BRASIL. Disponível em: <http://cidadesdobrasil.com.br/cgicn/news.cgi?cl=099105100097100101098114&arecod=7&newcod=807> Acesso em 15.06.2010.

Terminal de Integração do Varadouro. Disponível em:  <http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/sttrans/dirtransportes/divonibus>. Acesso em: 14.06.2010.

WEIGANG, L.; YAMASHITA, Y.; SILVA, O. Q.; XiJun, D.; Prazeres, M. A. T.; OLIVEIRA, D. C. S. Implementação do Sistema de Mapeamento de uma Linha de Ônibus para um Sistema de Transporte Inteligente. Disponível em: <http://200.169.53.89/download/CD%20congressos/2001/SBC%202001/pdf/arq0185.pdf>. Acesso em: 14.06.2010.

WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Pesquisa qualitativa e quantitativa: dois paradigmas.

FASEV, FUNDARTE/UERGS/SMED-PoA.

 

 

Ilustrações: Silvana Santos