Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Para Sensibilizar
19/09/2003 (Nº 4) Viagens da Oficina de Sonhos Sementes da Paz
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=121 
  

Viagens da Oficina de Sonhos Sementes da Paz

 

por Evandro de Castro Sanguinetto

 

 

         No final de 2002, amigos da Rede de Arte Planetária – RAP, estavam indo para o Fórum Social Mundial e me convidaram a participar. Era o último dia para inscrição de oficinas e resolvi inscrever-me. Três semanas de preparação, elaboração do projeto, alguns pilotos para testar a receptividade e metodologia, divulgação da oficina, construção do site e estava na estrada.

         Saí dia 26 de dezembro em direção a Sorocaba onde fizemos a primeira Oficina de Sonhos Sementes da Paz (www.oficinadesonhos.hpg.com.br). A idéia era percorrer o caminho dos tropeiros em direção a Porto Alegre, aonde chegaríamos para o Fórum Mundial de Educação e Fórum Social Mundial. Os objetivos da proposta eram desenvolver as oficinas no trajeto, sensibilizando pessoas e promovendo e divulgando a cultura de paz; coletar sonhos pessoais e coletivos por um mundo melhor; coletar sementes e trocá-las ao longo do caminho visando a variabilidade, troca e enriquecimento genético dos ecossistemas; colher histórias e mergulhar na alma brasileira; realizar educação ambiental prática e exercitar a ecopedagogia.

(Outro objetivo, pessoal este, era fazer um mergulho dentro de mim mesmo e relembrar minha juventude, quando saí para a estrada de carona e, a partir daí, fazer um paralelo entre aquela época e agora. Saí como então: mochila, barraca, saco de dormir, quase nenhum dinheiro e uma pergunta: quanto 20 anos podiam fazer diferença na construção de uma vida? Mas essa é outra história!).

         Final de ano, troca de governos estaduais, férias. As oficinas não aconteceram como planejado e adiantei alguns percursos parando um pouco mais em Curitiba e Florianópolis e chegando mais cedo em Porto Alegre. Duas oficinas apenas aconteceram no caminho, uma com adultos e outra com crianças.

         Em linhas gerais, a oficina inicia com a apresentação do Encantador de Sonhos, personagem responsável por “encantar sonhos pessoais e coletivos, de tal forma que estes se transformem em seres luminosos capazes de percorrer o caminho entre o reino das idéias e dos sonhos e se manifestar no plano da realidade física, concreta, material”.

A seguir, o Encantador de Sonhos conta a Fábula-mito do Cuidado (Boff, Saber Cuidar – Ética do Humano, Compaixão Pela Terra) e conclama os participantes a entrar na oficina com o espírito do cuidado essencial que se deve ter com a vida. Diz ainda o Encantador, que todo trabalho será observar a natureza, aprender e transportar esse conhecimento para o cotidiano. Para isso as pessoas são convidadas a refletir sobre os quatro elementos (fogo, terra, ar e água) e suas funções na natureza. Ao fogo é dada especial atenção pela sua força em transformar, limpar, transmutar, modificar o meio de maneira rápida.

Solicita-se então dos participantes, que escrevam em um pedaço de papel sobre tudo que os incomoda, sufoca, magoa, entristece – tudo que esteja demais em suas vidas e que lhes faça mal. Esse papel pode ser picado ou queimado e em ambos casos misturado na terra, com a idéia de que o tempo se encarrega de transformar em cinzas e húmus todo lixo que carregávamos dentro de nós.

A terra agora está preparada para receber as sementes. Em outro pedaço de papel escrevemos os sonhos que temos de um futuro luminoso para nós mesmos e os amassamos até tomarem a forma de uma semente, que vai para o fundo de um saquinho. A terra anteriormente preparada é agora despejada no saquinho até enche-lo.

Como se trata de um processo simbólico, ritualístico, sagrado, o Encantador de Sonhos distribui as sementes que coletou no caminho e conduz o “Juramento do Semeador de Belezuras”, após o qual as sementes podem ser plantadas.

Com seus sonhos-sementes e sementes de plantas semeadas, os participantes são convidados a deixar seus saquinhos todos juntos no centro do círculo e passamos para a segunda etapa.

Trabalhamos agora os sonhos coletivos. As perguntas são semelhantes à primeira etapa, mudando-se o enfoque do pessoal para o coletivo: o que está demais na sociedade e gostaria que fosse modificado; quais os sonhos que cada um tem de uma sociedade, país, planeta melhor, mais luminoso, ético, harmonioso. Essas respostas ficam com o Encantador de Sonhos, pois serão utilizadas oportunamente em processos de revegetação, replantio, adensamento, formação de bosques, praças e jardins (Oficinas de Sensibilização Socioambiental em www.encantadordesonhos.hpg.com.br), plantando esses sonhos junto com as mudas.

Finalizando a oficina, os participantes são convidados a levar um saquinho semeado com sonhos e sementes. Como agora está tudo misturado, logo se compreende que o individual cuidará do coletivo e o coletivo fortalecerá o individual – como ninguém sabe mais onde está seu sonho pessoal, isso convida a cuidar igualmente do sonho de todos e compreende-se que todos terão o mesmo cuidado com os sonhos de cada um, não importa com quem esteja.

 

Em Porto Alegre fiquei no Acampamento Intercontinental da Juventude e na Tenda Galáctica, da Rede de Arte Planetária, desenvolvemos outras oficinas. No penúltimo dia de Fórum, resolvi fazer um experimento para testar a força da proposta e aproximei-me de duas meninas: “vocês tem sonhos que gostariam de ver encantados?”. Enquanto fazia a oficina com as duas, mais e mais pessoas se aproximavam e fiz a segunda oficina, dessa vez com umas 36 pessoas. No final da tarde uma outra oficina, a última, e estávamos com perto de 120 pessoas.

No momento temos 248 papéis com sonhos coletivos de um mundo de paz, esperando o local apropriado para plantá-los e formarmos um Bosque dos Sonhos Semeados.

 


         Evandro de Castro Sanguinetto é Diretor da Encantador de Sonhos Educação e Meio Ambiente Ltda, Educador Socioambiental, Palestrista e Consultor. Idealizou, coordena, focaliza e facilita ações e processos do Projeto Semeador de Belezuras, Oficinas de Sensibilização Socioambiental e Oficinas do Olhar Curvo junto a crianças, jovens e adultos. Aprendiz de Contador de Histórias, desde 1990 atua nas áreas de (Eco) Turismo, Meio Ambiente e Educação, voltado para Educação Socioambiental, Alternativas de Sustentabilidade e Desenvolvimento Integral do Ser.

                             Contatos:

Telefones: (11) 4425-4989 ou (11) 9770-9982

E-mail: evandrosanguinetto@hotmail.com

Web:  www.encantadordesonhos.hpg.ig.com.br - encantadordesonhos@ieg.com.br

    

Ilustrações: Silvana Santos