Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
16/03/2012 (Nº 39) PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM NOSSA SENHORA DO Ó – IPOJUCA – PE, SOBRE A SELEÇÃO DE LIXO E TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1199 
  

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM NOSSA SENHORA DO Ó – IPOJUCA – PE, SOBRE A SELEÇÃO DE LIXO E TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO

 

Janelle Najara da Silva1

Arthur Vinícius de Oliveira Marrocos de Melo 2

1.    Aluna do curso Técnico em Meio Ambiente; ETR- Escola Técnica Regional – Rua Gervásio Pires, 693, Boa Vista, Recife-PE, 50-050-070. E-mail: janelle.mea@hotmail.com

2.    Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal – UFPE, Centro de Ciências Biológicas - Av. Professor Moraes Rego, s/n Cidade Universitária, Recife – PE CEP: 50670-420.

Professor da rede Municipal de Barreiros – PE

 

RESUMO

 

Este artigo tem como tema principal, a educação ambiental que é de grande importância quando aplicada e desenvolvida de modo formal e não formal, dentro de diversos ambientes, entre eles o escolar que capacita alunos de pequeno a adulto a respeitar o meio ambiente e vêem a importância de jogar o lixo em locais apropriados. Foi aplicado um questionário objetivo a alunos do ensino fundamental II, para analisar o conhecimento de cada um a respeito do meio ambiente, coleta seletiva de lixo, reciclagem, educação ambiental e etc. Foram satisfatórias as respostas, quando os alunos demonstraram ter um pouco de conhecimento sobre o assunto, porque mesmo previsto em lei a educação ambiental não está sendo desenvolvida nas escolas. A Educação Ambiental na escola é fundamental porque revelar à percepção dos alunos, suas necessidades, conhecimento e a valorização da diversidade do saber local, buscando inserir a comunidade em suas atividades.

Palavras- chaves: Coleta seletiva, Educação ambiental, Lixo.

 

ABSTRACT

 

This article has as main subject, the ambient education that is of great importance when applied and developed in formal and not formal way, inside of diverse environments, between them the pertaining to school that enables pupils of small the adult to respect the environment and sees the importance to play the garbage in appropriate places. An objective questionnaire was applied the pupils of basic education II, to analyze the knowledge of each one regarding the environment, collects selective of garbage, recycling, ambient education and etc. the answers Had been satisfactory, when the pupils had demonstrated to have a little of knowledge on the subject, because exactly foreseen in law the ambient education she is not being developed in the schools. The Ambient Education in the school is basic because to disclose to the perception of the pupils, its necessities, knowledge and the valuation of the diversity of knowing place, searching to insert the community in its activities.

Keys Words: Selective collection, ambient Education, Garbage

 

INTRODUÇÃO

 

            De acordo com Barbosa (2005) são quatro os pressupostos filosóficos — ético, social, ambiental e informacional — para a abordagem das questões relativas à gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos e à educação para a redução, reutilização e reciclagem de resíduo pós-consumo, a serem tratados na Plataforma de Educação Socioambiental do Programa Coleta Seletiva Solidária. Segundo Calderoni (1996), a reciclagem, na sua essência, é uma maneira de educar e fortalecer nas pessoas o vínculo afetivo com o meio ambiente, despertando o sentimento do poder de cada um para modificar o meio em que vivem. Para Layrargues (2000) a compreensão da necessidade do gerenciamento integrado dos resíduos sólidos proporcionou a formulação desta chamada Política ou Pedagogia, que inspira técnica e pedagogicamente os meios de enfrentamento da questão. Segundo esta política, primeiramente deveríamos tentar reduzir o volume de resíduos gerados (tanto em nossas residências quanto nas indústrias), depois deveríamos reutilizar, ao máximo, os resíduos e só por fim deveríamos apelar para a reciclagem. Esta pedagogia é largamente utilizada em projetos de educação ambiental que têm os resíduos sólidos como tema, mas esta abordagem também é alvo de diversas críticas.

A Educação Ambiental – EA pode ser formal ou não formal. A EA formal compreende a dimensão ambiental nos diferentes níveis e modalidades de ensino, onde as escolas e universidades devem ser incentivadas a participar na sensibilização da sociedade BRASIL (2001). A educação ambiental tem se tornado cada vez mais importante, como um meio de buscar apoio e participação dos diversos segmentos da sociedade para a conservação e a melhoria da qualidade de vida, uma vez que propicia ampliação dos conhecimentos, a mudança de valores e o aperfeiçoamento de habilidades, que juntos podem fazer com que os homens assumam comportamentos e atitudes que estejam em harmonia com o meio ambiente PÁDUA & VALLADARES - PÁDUA (1997). A análise da prática da EA na escola é importante à medida que procura desvendar a natureza do trabalho educativo e como ele contribui para o processo de construção de uma sociedade sensibilizada e capacitada a enfrentar o desafio de romper os laços de dominação e degradação que envolvem as relações humanas entre a sociedade e a natureza. Interessa saber, assim, se a natureza do trabalho educativo favorece em maior ou menor grau a criticidade, autonomia, a participação, a criatividade e o aprendizado significativo (SEGURA, 2001). Em 1996, o Ministério da Educação - MEC, incluiu temas ecológicos nos currículos do Ensino Fundamental e Médio e nos cursos superiores, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96, determinando que a Educação Ambiental deverá ser abordada em todos os conteúdos curriculares sem constituir uma disciplina específica (BRASIL, 1996).

Segundo Brasil (1998) nos Parâmetros Curriculares Nacionais, para administrar a problemática do lixo é necessário uma combinação de métodos, que vão da redução, dos rejeitos, durante a produção até as soluções técnicas de destinação, como a reciclagem, a compostagem, o uso de depósitos e os incineradores. A problemática do lixo vem sendo agravada, entre outros fatores, pelo acentuado crescimento demográfico, especialmente nos centros urbanos, resultantes do êxodo rural e da falta de um planejamento familiar. A produção de objetos de consumo em larga escala e a introdução de novas embalagens no mercado vem aumentando assustadoramente desde a Revolução Industrial. Consequentemente, o volume e a diversidade de resíduos gerados sofreram considerável acréscimo, surgindo assim, a era dos descartáveis. O conhecimento do problema passou a incluir no seu universo de análise preocupações, por exemplo, com a velocidade do processo de produção de resíduos sólidos nas cidades e com os fatores que influenciam esse processo, que é superior à velocidade natural dos processos de degradação. A questão dos resíduos sólidos no meio urbano representa impactos ambientais relevantes que afetam e degradam a qualidade de vida urbana (OLIVEIRA, 1973). A percepção ambiental pode ser entendida como a tendência geral pelas quais as pessoas desenvolvem atitudes e sentimentos pelo ambiente (ALTMAN & CHEMERS, 1989).

Com a preocupação e os cuidados com o meio ambiente, foi realizado este artigo que vai relatar a percepção ambiental de alunos em uma escola, no município de Nossa Senhora do Ó, na cidade de Ipojuca – Pernambuco sobre as questões ambientais. Podendo conhecer assim o desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas do município.

 

MATERIAL E MÉTODO

 

            Foi realizada uma visita ao ambiente escolar onde os alunos foram inquiridos através de um questionário contendo sete questões subjetivas, para uma melhor forma de resposta por parte dos alunos aos conteúdos questionados. Sendo as questões: 1º O que você entende por Educação Ambiental? 2º Porque a Educação Ambiental é importante para as gerações presentes e futuras? 3º Porque a coleta seletiva é importante? 4º Qual a cor dos coletores da coleta seletiva dos resíduos abaixo: Plástico; Papel; Vidro; Metal. 5º Qual a importância da Reciclagem? 6º Qual a diferença entre lixo e resíduo? 7º Quais são os problemas que o lixo pode trazer para uma cidade?

Vinte e um alunos com idades variando entre 13 e 16 anos, da turma do 9º ano do ensino fundamental II (8ª Serie) de uma escola particular no bairro de Nossa Senhora Ó na cidade de Ipojuca, litoral sul do estado de Pernambuco responderam aos questionários.

            Utilizou – se essa metodologia baseado nos estudos de Melo et al. (2008) e Melo (2009) que destacaram a importância e a eficiência no uso de questionários subjetivos na busca da percepção ambiental em variados temas na área ambiental. O método consistiu em o aluno responder de forma livre e autônoma o questionário para busca da percepção sobre a temática estudada. Não se permitiu a interferência de nenhum outro agente para não causar distorção do conhecimento dos alunos.

Após aplicação dos questionários eles foram analisados de forma qualitativamente que de acordo com La France (1987) a análise dos dados depende do discernimento do pesquisador, sendo uma forma boa de análise para trabalhos em áreas de percepção. Ainda considerando a variedade de respostas dos alunos nos questionários, utilizou-se à técnica proposta por Pereira et al.,(2006), que classifica as respostas em três categorias de respostas: ”Satisfatórias” (S), para as respostas completas, nas quais os alunos demonstraram ter um conhecimento significativo do assunto abordado; “Parcialmente satisfatórias” (PS), para as respostas nas quais os alunos demonstraram ter um conhecimento mínimo do assunto abordado; “Insatisfatórias” (I), para as respostas onde os alunos demonstraram ou declararam nada saber sobre o assunto, ou ainda, quando os mesmos deixavam a questão em branco. Essa técnica tem sido muito utilizada em trabalhos da área de educação ambiental, se mostrando uma técnica bem adequada para a quantificação de dados qualitativos em respostas a questões ambientais, principalmente em ambientes escolares, como também estudado por Melo et al., (2008) e Melo (2009).

 

RESULTADO E DISCUSSÃO

 

           Logo após o processamento das respostas dos alunos sobre a Educação Ambiental, foi possível conhecer o nível de conhecimento dos vinte e um alunos, sobre a coleta seletiva de lixo, reciclagem, lixo e resíduos, que foram sistematizando em forma de tabela (Tab. 1) para uma melhor visualização das respostas e um melhor discernimento do conhecimento dos alunos, sendo as respostas qualitativas posteriormente destacadas. 

Tabela 1. Classificação das questões e a porcentagem das referidas respostas dos alunos de uma escola particular do Município de Nossa Senhora do Ó – Ipojuca – PE com relações as questões ambientais relacionadas ao s resíduos sólidos.

Questões

 

Satisfatória (S)

Parcialmente Satisfatória (PS)

Insatisfatória (I)

 

 

 

 

1-      O que você entende por

 Educação Ambiental?

 

 

2-      Porque a Educação Ambiental é

Importante para as gerações presentes

e futuras?

 

 

3-      Porque a coleta seletiva é importante?

 

 

4-      Qual a cor dos coletores da coleta

Seletiva dos resíduos abaixo: Plástico ;Papel; Vidro; Metal.

 

5-      Qual a importância da Reciclagem?

 

 

6-      Qual a diferença entre lixo e resíduo?

 

 

7-      Quais são os problemas que o lixo

pode trazer para uma cidade?

 

33,34%

 

 

38,09%

 

 

 

33,34%

 

 

4,76%

 

 

 

28,57%

 

 

4,76%

 

 

80,95%

57,14%

 

 

33,34%

 

 

 

47,61%

 

 

90,48%

 

 

 

47,62%

 

 

4,76%

 

 

19,05%

9,52%

 

 

28,57%

 

 

 

19,05%

 

 

4,76%

 

 

 

23,81%

 

 

90,48%

 

 

0%

 

   Na escola trabalhada não existe nenhum projeto de coleta seletiva nem existe a disciplina de educação ambiental no currículo escolar, mais em conversas informais alguns professores informaram que trabalham a temática em suas disciplinas, mas de forma informal, não sendo conteúdo obrigatório durante o ano letivo, sendo necessário uma implementação de mais atividades e conteúdos no dia – a – dia das disciplinas e dos alunos, para uma melhor aprendizagem dos conteúdos ambientais.

Como podem vê na primeira questão. Quando inquiridos sobre o que você entende por Educação Ambiental? 57,14% dos alunos responderam de forma parcialmente satisfatória com destaque para resposta de dois alunos: “Educação Ambiental é ter noção de reciclagem, é ter noção de quais os problemas o lixo pode causar e etc...”; ”entendo que é bom cuidar do meu ambiente tipo não poluir rios nem jogar lixos no chão. De forma satisfatória 33,34% merecendo destaque o aluno (a) que descreveu da seguinte forma: ”Como o nome já fala é a educação que ensina a como preservar e cultivar o meio ambiente.”  

            A pergunta, porque a Educação Ambiental é importante para as gerações presentes e futuras? Foi respondida de forma bem equilibrada tendo 38,09% Satisfatória, 33,34% Parcialmente Satisfatória e 28,57% Insatisfatória, em destaque três alunos que responderam de forma satisfatória descrevendo: “Pois hoje em dia a camada de ozônio está bem prejudicada, e tudo isso por poluição. O lixo também é o causador dessa cituação, e com isso nós podemos ajudar bastante, principalmente com a educação ambiental.”;” Por que com isso a natureza é preservada e ira ter recursos naturais para manter as jerações futuras.”;” Porque no futuro vai estar tudo destruído se não ensinarem as crianças a educação ambiental.” As informações passadas pelos alunos foram descrita da forma que foram citadas pelos alunos respeitando sua forma de expressão.

Na 3ª. Questão, Porque a coleta seletiva é importante? Foi possível perceber que os alunos tem algum conhecimento do assunto quando eles descrevem deforma Satisfatória (S) 33,34% exemplos: “Concerteza, para manter nosso mundo limpo, para que o nosso lixo seja reciclado organizadamente, e com a coleta seletiva fica mais fácil e organizado de separar cada um tipo de lixo.”;” Para levar o lixo já certo para os lugares que todos vão para reciclagem e já não gasta muito tempo para separar.” Já de forma Parcialmente Satisfatória (PS) 47,61%. “Porque ela além de ajudar o planeta ela ensina da forma pratica, as pessoas a serem mais cuidadosas e preservativas em relação ao ambiente.”; ”para que todos tenha a consciência de jogar o lixo na lixeira i no lugar certo.”.

            Já na 4ª questão Qual a cor dos coletores da coleta seletiva dos resíduos abaixo: Plástico; Papel; Vidro; Metal. Foi bem surpreendente quando os alunos 90,48% responderam Parcialmente Satisfatórios, eles demonstrarão em suas respostas saberem as cores dos lixeiros, só não conseguiram associar as cores aos devidos resíduos mais já é um grande começo sabendo-se que todos os lixeiros vêm os devidos nomes de resíduos, apenas um dos alunos representando 4,76% da sala respondeu de forma Satisfatória. Na 5ª questão, qual a importância da Reciclagem? 47,62% dos alunos responderam de uma forma parcialmente satisfatória. Como exe.: ”A reciclagem é importante por duas causas 1-a ajuda ao planeta 2- que vira uma belicima decoração.”; ”Para que o nosso lixo seja organizado, e com essa organização dá para aproveita o que os lixos da para fazer com ele.”. Qual a diferença entre lixo e resíduo? Nesta questão foi possível perceber um grande grau de dificuldades para a resolução, apenas 4,76% dos alunos responderam satisfatoriamente quando citou: ”Lixo é algo que não pode ser reciclado, não é útil para nada. Residuo é algo que pode ser reciclado para fazer decorações ou algo assim.” Infelizmente 90,48% responderam de modo insatisfatório, demonstrando assim que o aluno não conhecia os distintos significados que pode ser visto na citação dos alunos: ”Porque o resido não pode ser aproveitado e reciclado. O lixo pode ser reciclado.”; ”Residuo e tudo lixo que não pode ser reciclado.”.

            Quais são os problemas que o lixo pode trazer para uma cidade? Nesta 7ª e última questão, foi constatado um ótimo nível de conhecimento tendo 80,95% das respostas sendo satisfatória, mostrando que cada um dos avaliados tem o domínio do assunto quando citaram: “O visual da cidade fica feio, quando tem chuvas os lixos tapam as saídas que a água era pra sair causando enchente nas cidades, danifica o solo e etc...”; ”Problemas de saúde, desconforto aos moradores, poluição. ”Fig. 2.

           

Description: C:\Users\j2\Documents\eatemp\html\ipojuca39_files\image001.png

Figura 2- Respostas do questionário em gráfico com porcentagem.

 

            Na avaliação da percepção ambiental dos alunos, a metodologia utilizada foi bastante eficiente porque é através dele que possível conhecer o nível de conhecimento de cada aluno, o método de utilização de perguntas abertas foi também utilizado com êxito por Pereira et al  (2006) e Rodrigues et al (2008). Todos esses autores investigaram a percepção de alunos sobre este ambiente, afirmando que este método permite ao entrevistado expressar seu pensamento sem ser induzido, para elaborar uma coerente ação educativa. Através deste questionário pudemos perceber que mesmo os alunos não tendo o programa de coleta seletiva implantado na escola, contam apenas com a educação ambiental nas disciplinas de forma informal, eles têm um bom conhecimento a respeito da mesma, do meio ambiente e algumas de suas importâncias. Sendo necessária a implementação de ações educativas para melhorar as percepções e ações desenvolvidas pelos alunos no dia – a – dia da escola, e fora dela, já que esses jovens serão os atores sociais do amanha, com a grande necessidade da implementação de ações sustentáveis essas se faz como uma das mais importantes por se tratar de um ambiente escolar.

Ainda se faz necessário a percepção dos educadores em utilizar técnicas de educação ambiental eficiente durante o processo de ensino aprendizagem dos seus alunos bem como desenvolver atividades de cunho, multi, inter, e transdisciplinares para melhorar a educação ambiental no nosso país. 

CONCLUSÃO

 

Concluímos que foi bastante satisfatório o trabalho quando observamos as respostas dos alunos, não esperávamos os resultados obtidos já que os alunos não vivenciam de forma sistemática os conteúdos da área ambiental, mas observa-se que o conhecimento deles está baseado no que vivenciam nos seus dias,. A EA é um tema bastante importante para a população porque visa ensinar de pequeno ao adulto a cuidarem e respeitarem o meio ambiente, reaproveitar, reciclar, reutilizar, não poluir rios, ar e ruas. Mesmo previsto em lei, a EA é lei que infelizmente não é cumprida no Brasil para que se tenha um país mais limpo e mais consciente. Esse tipo de trabalho com percepção ambiental de alunos é muito interessante e satisfatório porque vai examina a forma que o aluno cuida do seu meio ambiente, do que eles idealizam sobre as questões ambientais, porque o planeta está gritando por socorro, grandes catástrofes vem acontecendo e a maioria da população está fechando os olhos para isso, continuam poluindo, desmatando e esquecendo-se das futuras gerações, uns inocentemente outros porque querem só pensam no capitalismo. Este artigo enfatiza sobre algumas questões ambientais, que poderiam ser realizado a EA em todo o tipo de ambiente, em estudo o escolar que conta com a ajuda de alunos para dissipar os conhecimentos, podendo assim ajudar o planeta.

Assim como relatado por Melo et al. (2008) e Melo (2009) e o uso de questionários foi de extrema importância para obtenção da percepção do grupo estudado, sugerimos que a educação ambiental seja colocada em prática o mais rápido possível para que possamos cada dia mais melhorar a educação dos nossos jovens e melhorar consequentemente a qualidade ambiental das nossas cidades.

           

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ALTMAN, I.; CHEMERS,M. M. Culture and environment. Cambridge: CambridgeUniversity Press.Ilustrada, 1989.

BARBOSA, Erivaldo Moreira. Direito ambiental: Em busca da sustentabilidade. São Paulo:Scortecci, 2005.

BRASIL. Lei Nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: Acesso em 10/11/2011.

BRASIL. Secretaria da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos – apresentação dos temas transversais. 1998.

BRASIL. Educação ambiental curso básico a distancia- documentos e legislação da educação ambiental. 2001.

CALDERONI, Sabetai. Os bilhões perdidos no lixo. São Paulo: Ed. Humanistas, 1997.

LA FRANCE, M. Dados de observação e de arquivos. IN: SELLTIZ et al. Métodos de pesquisas nas relações sociais. V. 2. Medidas na pesquisa social. São Paulo: EPU, 1987

LAYRARGUES, P. P. “Educação para a Gestão Ambiental”. São Paulo: Cortez, 2000.

MELO, A. V. O. M.; FARRAPEIRA, C. M. R., PINTO. S. L. Estratégias de educação ambiental sobre o manguezal junto a uma comunidade estudantil de Olinda – PE. Rev. eletrônica Mestrado em Educação Ambiental v. 21, julho a dezembro de 2008.

MELO, A. V. O. M. Percepção dos alunos do 9º período do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco – URPE sobre o biodiesel.  Revista Educação Ambiental em Ação. Ano 26. Disponível em: . 2008. Acesso em 04 abr. 2009

OLIVEIRA, Walter Engracia de. Resíduos sólidos e limpeza urbana. MEC. São Paulo, 1973

PÁDUA, S. M. & VALLADARES-PÁDUA, C.Um programa integrado para a conservação do mico-leão-preto (Leontopithecuscrysopygus) – Pesquisa, educação e envolvimento comunitário. In: S. M., Pádua & M. F., Tabanez (ed.), Educação Ambiental: Caminhos Trilhados no Brasil. Brasília, Ed. Gráfica e Fotolito Ltda.1997.

PEREIRA, E. M.; FARRAPEIRA, C. M. R.; PINTO, S. L. Percepção e educação ambiental sobre manguezais em escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. Disponível em:. Acesso em: 27out. 2011.

RODRIGUES, L. L.; FARRAPEIRA, C. M. R.; RODRIGUES, R. O. L. Percepção e educação ambiental sobre ecossistema manguezal incrementando as disciplinas de Ciências e Biologia em escola pública de Recife. Disponível em:. Acesso em: 27 out. 2011.

SEGURA, D. S B. Educação ambiental na escola pública: da curiosidade à ingênua consciência crítica. São Paulo: Annablume, 2001.

Ilustrações: Silvana Santos