Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
16/03/2012 (Nº 39) A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA CONTABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL NO CURSO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE DE ARACRUZ-FAACZ/ESPÍRITO SANTO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1188 
  

A importância da disciplina Contabilidade Social e Ambiental no Curso de graduação de Ciências Contábeis da Faculdade de Aracruz-FAACZ/Espírito Santo

 

 

DAL`COL, Simoni Casagrande

 

 

Pós-graduada em Gestão de Pessoas e Logística, professora Assistente do Departamento de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade de Aracruz-FAACZ. Rua Professor Berilo Basílio dos Santos, nº 180, Bairro Vila Rica, Aracruz/ES, CEP.: 29.194-910, telefone (27) 3302-8000, e-mail simoni.casagrande@hotmail.com.

Resumo

Este artigo trata do ensino da disciplina de Contabilidade Social e Ambiental no curso de graduação de Ciências Contábeis da Faculdade de Aracruz-FAACZ, tendo por objetivo verificar a importância da disciplina no currículo do curso e o interesse dos discentes em utilizar os conhecimentos de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental para prevenir, mensurar e contabilizar possíveis danos causados ao meio ambiente das atividades empresariais. A Contabilidade Social e Ambiental é um novo ramo da Contabilidade Tradicional, que foi sendo ajustado às necessidades de informações de seus diversos usuários, ou seja, com o aumento das obrigações relacionadas à proteção ambiental, as demonstrações financeiras passaram a ter novos desafios relacionados à padronização de normas e procedimentos contábeis. O artigo é originado de uma pesquisa descritiva e bibliográfica, realizada através de um apanhado geral dos trabalhos realizados pelos alunos do 6º período no decorrer do segundo de semestre/2010, referente à relevância da Contabilidade Social e Ambiental e seu impacto na análise das informações de cunho social e ambiental.

 

 

Palavras-chave: Contabilidade Social e Ambiental. Responsabilidade Social. Sustentabilidade. Ética.

 

 

 

1 Introdução

Vivemos um processo acelerado de destruição de ecossistemas inteiros e de extinção de espécies, má distribuição de renda no planeta, aumento da violência urbana, guerras civis, superpopulação mundial, entre tantos outros problemas conseqüentes do comportamento humano que se originam, em parte, pela ganância por acúmulo de capital e pela busca desenfreada de poder. Nesse contexto, surge a importância da responsabilidade ambiental nas empresas, adotando uma postura mais ampla de responsabilidade sócio-empresarial.

 

Atualmente, a sociedade de um modo geral vem exigindo que as empresas adotem posturas socialmente responsáveis. Tais posturas estão relacionadas ao comportamento ético em lidar com os stakeholders que permeiam as organizações. Nesse sentido, a responsabilidade social é vista como harmonizador dos eixos que sustentam as organizações atuais que podemos classificar como: social, ambiental e econômico.

 

A preocupação com o meio ambiente serve como incentivo para que as organizações modernas invistam em programas sociais e de forma mais ampla, assim como em projetos sócio-ambientais que possam contribuir para a melhoria das relações sociais e contribuam de forma direta para melhoria do meio ambiente.

 

Para o profissional da área de Contabilidade que está assumindo uma nova postura, diante das necessidades competitivas das empresas de produtos e serviços, o principal objetivo é compreender como as políticas e práticas de responsabilidade social corporativa podem auxiliar na relação entre as empresas e o ambiente físico e social onde estão inseridas.

 

Desse modo, este artigo trata de Contabilidade Social e Ambiental, com ênfase no ensino da disciplina no curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Aracruz-FAACZ, tendo por objetivo verificar a importância da mesma na formação do contador e o interesse dos discentes em assumir os conhecimentos adquiridos para atuar na área.

 

2 Responsabilidade Social e Sustentabilidade

 

De acordo com Srour (2000), uma empresa socialmente responsável é aquela que demonstra disposição para aceitar as conseqüências de seus atos e que apresenta senso de obrigação, tanto para com o seu público interno (colaboradores) quanto para com a comunidade externa (clientes, parceiros, fornecedores e sociedade em geral). Ou seja, o autor ressalta que uma empresa responsável é aquela em que a sociedade pode confiar e que adota uma postura ética em todos os setores.

 

Durante muito tempo a grande preocupação das empresas foi obter melhor produto/serviço, melhor preço, buscar maior competitividade e na seqüência mais lucro. Com o passar do tempo foram surgindo novas visões organizacionais que se atentaram para questões de diversidade sócio-cultural, econômica, e respeito e garantia dos direitos humanos que são essenciais na atuação responsável.

 

Nesse sentido, a responsabilidade social surge como uma ação associada diretamente aos negócios e adota postura de resgate do papel social das empresas, com principal objetivo de promover o desenvolvimento humano sustentável nos diversos âmbitos.

 

Para Belizário (2005, p.75), a empresa socialmente responsável procura resolver as questões sociais que envolvam seus stakeholders, utilizando-se de sua influência e boa condição financeira, e busca atender a demanda de interesse de todos os envolvidos em seu bom funcionamento. Para a autora, ser responsável implica em descentralizar a atividade essencial da organização: a de obter lucros. “O lucro fica no mesmo nível de prioridade que atender aos desabrigados, atender bem aos clientes, pagar impostos, etc.”

 

Friedman (1984, p. 122-123), diz que a concepção de que os altos funcionários das grandes empresas possuem outra responsabilidade que não a de atender aos interesses de seus acionistas é contrária a estrutura de economia livre vigorante e a aceitação de outra forma de atuação social se torna subversiva. Para o autor, as organizações só possuem uma única responsabilidade social: aumentar o lucro dos acionistas.

 

Já Braga (2007, p.1-2) afirma que por ser fundamental para a preservação da vida humana, o meio ambiente deve ser inserido no âmbito da responsabilidade social das empresas, seja pelo processo educacional, pela descartabilidade de recursos, pela prevenção e retomada de impactos, ou pela preservação da existência humana e da relação entre seres humanos e natureza.

 

Diante do exposto e de acordo com as opiniões expressadas pelos autores, observa-e que a vantagem de ser ambientalmente responsável é atualmente a busca constante da melhoria da imagem da empresa perante a sociedade, podendo ser adotada como uma eficaz estratégia de marketing e servir como ferramenta para despertar a motivação dos seus colaboradores.

 

As organizações que buscam atuar em concordância com o meio ambiente apresentam como vantagens aspectos que favorecem a redução de custos, redução de penalidades por poluição, aumento da demanda para produtos que contribuam para a diminuição da poluição, melhoria da imagem institucional entre outros benefícios.

 

3 Relação entre Contabilidade e Responsabilidade Social e Ambiental

 

A profissão contábil está regulamentada pelo Código de Ética Profissional do Contabilista aprovado em 1970. O Código de Ética Profissional possui objetivo de nortear a forma pela qual os contadores devem conduzir a sua postura no exercício profissional.

 

Sendo assim, cumprir o código de ética é uma questão ligada à responsabilidade social, ou seja, atuar na sociedade de acordo com os limites da legislação e colaborar com a perpetuação das organizações, torna-se uma questão de consciência estritamente ética.

 

Nota-se que a constante preocupação da sociedade com o desenvolvimento econômico, alicerçado na destruição do meio ambiente continua provocando nos variados ramos do conhecimento, a busca por maior empenho e dedicação em desenvolver mecanismos que estimulem a preservação da natureza e ao mesmo tempo, controlem o resultado socioambiental do crescimento econômico.

 

As organizações que demonstram interesse em divulgar as informações sociais e ecológicas relativas à atividade que desempenha, encontram à sua disposição um leque de demonstrações contábeis que podem auxiliar no detalhamento e apresentação das informações, assim como, a divulgação das ações sociais e ambientais desenvolvidas.

 

A Contabilidade como ciência está alicerçada em princípios fundamentais, normas e convenções contábeis que são destinadas para o melhor controle e embasamento das informações, visando a tomada de decisões dos seus usuários, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Em complemento é possível associar a Contabilidade Social e Ambiental ao esclarecimento e mensuração de fatos econômicos-financeiros, ligados às questões sociais e ambientais em determinado período de tempo, vislumbrando a evidenciação da posição do patrimônio empresarial.

 

As informações sociais e ambientais devem ser observadas, produzidas e registradas nos alicerces da Contabilidade Tradicional, e como ramo da Ciência Contábil, possui como objeto produzir informações sobre os impactos sociais e ambientais resultantes da atuação das empresas e seus reflexos no patrimônio, não só da organização, mas do patrimônio social e ambiental que é de toda a sociedade, representado através de seus recursos naturais e fundamentais à vida do ser humano.

 

E como disciplina, a Contabilidade Social e Ambiental vem sendo difundida de forma paulatina e com ações concretas fundamentadas na ciência contábil. E a sua evolução vem sendo acentuada a cada dia, aumentando a atuação e a responsabilidade dos profissionais da área contábil no processo de gestão social e ambiental.

 

 

4 Metodologia e Procedimentos Metodológicos

 

Para consecução do objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e descritiva, seguida de um estudo de caso.

 

Marconi e Lakatos (2007, p.160) confirmam a ideia ao afirmarem que a pesquisa bibliográfica refere-se a “um apanhado geral sobre os principais trabalhos já realizados, revestidos de importância, por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados ao tema.”

 

A pesquisa descritiva, por sua vez, caracteriza-se pela observação, registro, classificação e análise de dados ou fenômenos, sem manipulá-los (Oliveira, 2008, p.97).

 

Na seqüência Gil (1996) coloca que o estudo de caso “é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento”.

A pesquisa foi realizada no 2º semestre de 2010, junto aos alunos do 6º período do Curso de graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Aracruz-FAACZ, que oferece a disciplina de Contabilidade Social e Ambiental em sua grade curricular.

Nesta pesquisa, foram observados alguns itens considerados como relevantes e a população estudada foi de 26 alunos, que corresponde à população de futuros contadores, com finalização do curso em dezembro/2011.

A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário e trabalhos diversos contendo perguntas destinadas aos alunos, que foram respondidas em forma de trabalho e discussão realizados em sala de aula.

 

5 Apresentação e análise dos resultados

 

Os dados coletados no questionário foram tabulados de forma quantitativa e apresentados com as respectivas descrições e considerações, conforme detalhado abaixo:

 

Tabela 1- Perfil de atuação profissional dos alunos por setor de atividade

Setor de atividade

Quantidade

%

Comércio

03

11

Serviços

19

73

Indústria 

04

16

Total

26

100

Fonte: Elaborado pela autora baseado nos dados pesquisados (2010)

 

Do total de alunos que responderam aos questionamentos, 73% atuam na área de prestação de serviços e o restante, seguidos de 11% atuam na área do comércio e 16% na indústria, conforme Tabela 1.

 

Tabela 2- Programas e projetos sociais presentes no ambiente de trabalho

Programas/Projetos

Quantidade

%

Assistência ao idoso

1

4

Assistência à criança

1

4

Comunidades carentes

Não existe

Outros

3

12

9

11

46

35

Total

26

100

 Fonte: Elaborado pela autora baseado nos dados pesquisados (2010)

 

Em relação aos programas/projetos sociais desenvolvidos no ambiente de trabalho, o percentual significativo de 46% afirmou que não há a existência de programas e/ou projetos sociais desenvolvidos pela empresa em quê atua e outros 46% consideram que são realizados outros programas que não foram mencionados no questionário. Apenas 4% dos entrevistados, consideram que são realizados programas de assistência ao idoso e outros 4% conhecem programas que são realizados de assistência à criança carente, conforme Tabela 2.

 

Tabela 3- Programas ambientais presentes no ambiente de trabalho

Programas/Projetos

Quantidade

%

Reciclagem

1

4

Coleta seletiva

3

11

Outros

Não existe

1

21

4

81

Total

26

100

Fonte: Elaborado pela autora baseado nos dados pesquisados (2010)

 

Quanto aos programas ambientais desenvolvidos no ambiente de trabalho, 11% afirmam que são desenvolvidos programas de coleta seletiva na empresa em quê atuam e outros 81% consideram que não há a existência de programas e/ou programas ambientais que são desenvolvidos.

 

 

Tabela 4- Relevância do ensino de questões ambientais e sociais

Programas/Projetos

Quantidade

%

Muito relevante

Relevante

Pouco relevante

Irrelevante

Sem resposta

12

9

2

2

1

46

35

8

7

4

Total

26

100

Fonte: Elaborado pela autora baseado nos dados pesquisados (2010)

 

A Tabela 4 apresenta a percepção dos alunos quanto aos temas contábeis abordados pela disciplina Contabilidade Social e Ambiental. Ou seja, o percentual de 46% considera que o ensino de questões sociais/ambientais no curso de Ciências Contábeis é muito relevante, acompanhados de 35% que afirmam que os temas trabalhados possuem relevância e somente 7% dizem que é irrelevante. Os percentuais mais altos revelam um interesse significativo por parte dos alunos por questões ambientais/sociais ou o reconhecimento de sua relevância para a sociedade.

 

Tabela 5- Relevância dos assuntos para formação profissional

Programas/Projetos

Quantidade

%

Reciclagem

DVA

Balanço social ambiental

Custos aplicados ao meio ambiente

Desenvolvimento sustentável

Responsabilidade social

Sem resposta

2

2

16

4

6

22

-

4

4

31

8

11

42

-

 

Total

52

100

Fonte: Elaborado pela autora baseado nos dados pesquisados (2010)

 

Os alunos entrevistados tiveram a opção de escolher duas opções de assuntos relevantes para a formação do profissional da área contábil ligados ao ensino da Contabilidade Social e Ambiental no curso.

 

Conforme a Tabela 5, os assuntos Balanço Social Ambiental (31%) e Responsabilidade Social (42%) obtiveram as maiores médias, na sequência Desenvolvimento sustentável com 11% e Custos aplicados ao meio ambiente com 8%, seguidos de Reciclagem e DVA com 4%.

 

Vale ressaltar, que todos os alunos fizeram a opção por um assunto no mínimo, ou seja, entenderam que todos os assuntos eram importantes para a sua formação profissional.

 

Tabela 6 – Existência de relatórios sociais e ambientais no ambiente de trabalho

Programas/Projetos

Quantidade

%

Demonstração do Valor Adicionado      

Balanço Social

Relatórios de poluição

Relatórios de sustentabilidade

Relatórios de doações

Outros

1

25

-

-

-

-

     

4

96

-

-

-

-

  

Total

26

100

Fonte: Elaborado pela autora baseado nos dados pesquisados (2010)

 

Quanto aos relatórios sociais no ambiente de trabalho, o percentual relevante de 96% conhecem apenas o Balanço Social nas empresas em quê atuam, seguidos de 4% que possuem conhecimento referente à existência da Demonstração do Valor Adicionado, de acordo com a Tabela 6.

 

Observa-se que mesmo os alunos da área de Ciências Contábeis atuarem no ramo de serviços, comércio e indústria, na sua grande maioria em escritórios de Contabilidade, conforme verificado me sala de aula, nenhum citou ou optou pelos demais relatórios citados acima.

 

 

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Após a apresentação dos dados coletados e uma análise superficial de cada item abordado, a pesquisa permitiu tecer algumas considerações que podem assumir papel relevante para análise do ementário proposto para o curso e possíveis estratégias que possam despertar maior interesse dos alunos na busca de mais conhecimento ligado à Contabilidade Social e Ambiental e sua aplicação no dia-a-dia do mercado de trabalho.

 

A quase totalidade dos respondentes considera relevante o ensino de questões sociais e ambientais nos cursos de Ciências Contábeis, porém na grande maioria também desconhecem a existência de projetos e/ou programas sociais e ambientais implementados e desenvolvidos pelas organizações onde estão inseridos.

 

Outro aspecto relevante é que um percentual significativo dos entrevistas também desconhece a existência de relatórios contábeis de cunho social e ambiental.

 

Percebe-se que os alunos consideram importante para a sua formação profissional, os assuntos que fazem parte da disciplina Contabilidade Ambiental ou Social, e que os mesmos contribuem para o seu aprimoramento educacional, exerce também, influência na sua formação pessoal, como cidadãos.

 

Diante das informações coletadas é possível observar que o ensino da Contabilidade Social e Ambiental possui relevância, porém cabe ao professor titular da disciplina atuar de forma interdisciplinar, visando despertar maior interesse dos alunos na visualização de relatórios e/ou estudos de casos verídicos para aproximar a ciência da realidade.

 

 

Referências Bibliográficas

 

 

BELIZÁRIO, Fernanda Branco. A deontologia da Responsabilidade social: uma proposta de interseção entre o funcionalismo e o marxismo. Responsabilidade social das empresas: A contribuição das universidades. São Paulo 2° Ed. Vol. 4. Peirópolis, 2005.

 

BRAGA, Célia. Contabilidade ambiental: ferramenta para a gestão da sustentabilidade. São

Paulo: Atlas, 2007.

 

BRASIL. Instituições credenciadas no curso Ciências Contábeis pelo município de Belém. Ministério da Educação. Disponível em Acesso em 12 jun. 2009.

 

BRASIL. Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Disponível em Acesso em 21 jun. 2009.

 

CALIXTO, Laura. O Ensino da Contabilidade Ambiental nas universidades brasileiras: Um estudo exploratório. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 2, n. 3, p. 65-78, set./dez. 2006.

 

CARVALHO, Gardênia Maria Braga de. Contabilidade Ambiental: Teoria e Prática. Curitiba: Juruá, 2008.

 

CFC. Conselho Federal de Contabilidade. Resolução CFC 750, de 29.12.1993. Aprova os princípios fundamentais de Contabilidade.

 

CFC. Conselho Federal de Contabilidade. Resolução CFC 1.003, de 19.08.2004. Aprova a NBC T 15- Informações de natureza social e ambiental.

 

DIAS, Lidiane Nazaré da Silva; SIQUEIRA, José Ricardo Maia de. Os Indicadores Ambientais no Balanço Social da Petrobrás. Contabilidade Ambiental e Relatórios Sociais. São Paulo. Atlas, 2009.

 

DONAIRE, Denis. Gestão ambiental na empresa. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

 

FERREIRA, Aracélia Cristina de Sousa. Contabilidade Ambiental: uma informação para o desenvolvimento sustentável- inclui Certificados de Carbono. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2006.

 

FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e Liberdade. São Paulo: Abril cultural, 1984 (Os economistas).

 

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

 

INSTITUTO ETHOS. O que é RSE. Disponível em <http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/pt/29/o_que_e_rse/o_que_e_rse.aspx> . Acesso em: 3 de junho de 2009.

 

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. Introdução à teoria da Contabilidade para nível de graduação. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

 

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2004.

 

MARCONDES, Sandra. Brasil amor à primeira vista: viagem ambiental no Brasil do século XVI ao XXI. São Paulo: Peiropolis, 2005.

 

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 6 Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

 

MELO NETO, Francisco Paulo de; FRÓES, César. Responsabilidade Social & Cidadania Empresarial: A Administração do terceiro setor. 2° Ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

 

MONTEIRO, Paulo Roberto Anderson; FERREIRA, Aracéli Cristina de Sousa. A Evidenciação da Informação Ambiental nos Relatórios Contábeis: um Estudo Comparativo com o Modelo do ISAR/UNCTAD. Contabilidade Ambiental e Relatórios Sociais. São Paulo. Atlas, 2009.

 

OLIVEIRA, Valéria Rodrigues de. Desmitificando a pesquisa científica. Belém: EDUFPA, 2008.

 

PAIVA, Paulo Roberto de. Contabilidade Ambiental: evidenciação dos gastos ambientais com transparência e focada na prevenção. 1ª Ed. 2ª Reimpr. São Paulo: Atlas, 2006.

 

RIBEIRO, Maisa de Souza. Contabilidade Ambiental. São Paulo: Saraiva, 2006.

 

SROUR, Robert Henry. Ética empresarial: posturas responsáveis nos negócios, na política e nas relações pessoais. Rio de Janeiro, Campus, 2000.

 

TINOCO, João Eduardo Prudêncio. Balanço Social: uma abordagem da transparência e da responsabilidade pública das organizações. São Paulo: Atlas, 2001.

 

TINOCO, João Eduardo Prudêncio; KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Contabilidade e Gestão Ambiental. 1° Ed. São Paulo: Atlas, 2006.

 

TORRES, Juliana de Q. Ribeiro, DUARTE, Cristiani de O. Silva. Responsabilidade Social Empresarial: Dimensões Históricas e conceituais. Responsabilidade social das empresas: A contribuição das universidades. São Paulo 2° Ed. Vol. 4. Peiropolis, 2005.

 

 

Ilustrações: Silvana Santos