Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Trabalhos Enviados
16/03/2012 (Nº 39) Impactos Econômicos e Socioambientais Da Produção Silvicultural no Cerrado Norte Mineiro
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1182 
  
RESUMO SIMPLES – PESQUISA

Impactos Econômicos e Socioambientais

Da Produção Silvicultural no Cerrado Norte Mineiro

Thamyres Sabrina Gonçalves

[1] Acadêmica do 4º período de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES.  sabrina5thamy@yahoo.com.br

 

INTRODUÇÃO: Silvicultura: É a arte ou a ciência de manipular um sistema dominado por árvores e seus produtos, com base no conhecimento das características ecológicas do sítio, com vista a alcançar o estado desejado, e de forma economicamente rentável (Louman et al., 2001).

OBJETIVO: A finalidade desta pesquisa consiste em fazer uma análise dos principais custos e benefícios ambientais, econômicos e sociais da intensificação da Silvicultura na região Norte de Minas Gerais.

MATERIAIS E MÉTODOS: Foram utilizados métodos analíticos e comparativos feitos principalmente através de pesquisa bibliográfica e de observações feitas em visitas á comunidades situadas próximas as áreas onde ocorrem as implantações dos projetos florestais silviculturais bem como uma captação de dados através da aplicação de questionários direcionados á pessoas que já trabalharam ou trabalham com a silvicultura na região através das plantações de eucaliptos; entrevistando também agricultores familiares que moram próximos a essas implantações, além da conexão de informações que se complementam entre as diferentes áreas do conhecimento levando-nos a compreender que, a silvicultura no Norte de Minas foi economicamente importante, porém dentro de uma análise de custo benefício trouxe impactos socioambientais que comprometeram de forma bastante negativa a vida das populações residentes nas proximidades das áreas onde foram implantadas as florestas de eucaliptos e pinos que são a mais expressiva implantação da silvicultura na região.

RESULTADOS: O Norte de Minas Gerais é uma região que favorece em grande parte a implantação da silvicultura de eucalipto tanto pelo relevo, quanto pela boa drenagem hídrica; fertilidade pedológica, fragilidade na atuação adequada de alguns órgãos ambientais que tendem a facilitar a atuação das empresas que plantam eucalipto para a produção de lenha e madeira para os mais diversos fins. Contudo as populações que vivem da agricultura familiar, do extrativismo como os geraizeiros que buscam complementar sua renda na comercialização do pequi perderam muito espaço para as monoculturas, o que trouxe um grande impacto social na vida dessas pessoas. No que se refere ao meio ambiente os impactos também foram em sua grande maioria negativos devido a forma como foi implantada a silvicultura na região, que ao que os estudos indicam, não passou por um manejo adequando, trazendo, portanto um grande desgaste biológico para o ecossistema, causando a expulsão de animais silvestres da avifauna, desgaste hídrico, e a utilização de insumos agrícolas que comprometem o solo. Contudo atualmente têm sido desenvolvidas várias pesquisas que visam à sustentabilidade na silvicultura através, por exemplo, dos sistemas agrossilvipastoris.

CONCLUSÃO: O grande problema não está na silvicultura em si, e sim no manejo inadequado dos sistemas silviculturais, é preciso conciliar a produção florestal com a sustentabilidade socioambiental não desconsiderando o fato de que os povos do cerrado são parte integrante desse ecossistema.

 

Palavras Chave: Silvicultura; Cerrado; Economia; Impacto Socioambiental

 

 

REFERÊNCIAS:

 

ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA. Disponível em: http://www4.fct.unesp.br/nera/atlas/

 

AMS – ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE SILVICULTURA. Anuário Estatístico AMS. – Belo Horizonte: set, 2005.

 

FLORESTAR ESTATÍSTICO, 2004 in: Fatos e Números do Brasil Florestal. Sociedade Brasileira de Silvicultura, 2006.

 

Louman, B.; David, Q.e Margarita, N. (2001). Silvicultura de Bosques Latifoliados Húmidos com ênfases em América Central. CATIE. Turrialba, Costa Rica.

 

THIBAU, Carlos Eugênio. Produção sustentada em florestas: conceitos e tecnologias, biomassa energética, pesquisas e constatações. Belo Horizonte, MG: 2000.

 

Uhlig, Alexandre. Lenha e carvão vegetal no Brasil: balanço oferta-demanda métodos para a estimação do consumo. São Paulo, 2008.

 

VELOSO, Lérica Maria Mendes. Impactos ambientais do eucalipto: Uma reflexão sobre os mitos e verdades no Brasil e no Norte de Minas Gerais. Montes Claros, MG, 2011. (Monografia)

Ilustrações: Silvana Santos