Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
10/09/2018 (Nº 38) A arte de transformar papel em semente
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1172 
  
Revista Educacao Ambiental em Acao 38

A arte de transformar papel em semente

Cascas de árvores, retalhos de tecidos, restos de madeira. Reaproveitar é marca do Projeto Tear. Sete oficinas terapêutico-profissionalizantes funcionam neste galpão, no centro de Guarulhos, na Grande São Paulo. Os cerca de cem participantes são portadores de transtornos mentais encaminhados pelo serviço de saúde da prefeitura, que mantém o projeto junto com a ong Cornélia Vlieg e a iniciativa privada. Reabilititação e inclusão social são os objetivos.


Valéria Bianchini/coorda. Projeto Tear :
" Eu diria que não é só a reciclagem de materiais. E sim um pouco de reciclagem de vida. Porque eu acho que aqui eles tem a oportunidade de mostrar que embora eles tenham um problema mental, que é uma doença como outra qualquer, que merece um tratamento digno, mas que eles tem um potencial produtivo, que são pessoas que estão em plena atividade, estão no convívio social, não precisam ficar excluídos".


Na Oficina de Papel Reciclado sai um produto diferente, cheio de vida, que você dificilmente viu, a não ser que tenha feito uma viagem para o exterior.
Com o papel branco picado, que chega para o reaproveitamento, é feita a polpa de papel reciclado. A essa polpa são acrescentadas sementes de grama. A folha fica assim. Por meio da serigrafia pode ser impressa. Depois que o papel é utilizado ele é plantado. Se for regado regularmente germina em cerca de dez dias.


Rosimeira de Almeida - monitora da oficina -


"P:Como surgiu a idéia de fazer papel com sementes?
R:Veio a partir de uma demanda externa. Teve um cliente que ligou aqui, conhecia o projeto, e sabia que nós fazíamos papel reciclado. Ele tinha visto esse papel fora daqui, na Inglaterra e falou: é uma semente com papel que você planta e nasce. Nós não fazíamos, pegamos e começamos a testar, produzimos, plantamos, deu certo e aí começou a produzir e divulgar".
Os participantes da oficina comemoram os resultados: a invenção rendeu boas encomendas. E o retorno financeiro deles varia conforme as vendas. O Projeto Tear também envolve outro tipo de ganho.
 

Élcio Bueno/ participante -
" Eu ficava muito em casa, na depressão, passando mal, isso me libertou um pouco desse problema meu.
 

Rosemeire/monitora -:
" A gente começou a oficina em 2003 e aí começamos a fazer o papel reciclado simples, branco. E começamos a experimentar borra de café para tingir, caldo de cebola.Era o mais usual, a gente já conseguia fazer papel com casca de cebola, fibra de bananeira, mas aí tinha uma feira livre aqui na frente e nós começamos a pegar os restos de fibras vegetais lá e experimentar. Fizemos com talo de beterraba, talo de couve flor, folha de alface, casca de mandioca, de milho."
 

Agora estão sendo testadas sementes de Salsinha, que produzem este papel com um belo relevo, e de flores, como o Amor Perfeito e a Onze Horas, que já brotou. O segredo é não usar produtos químicos nem cola.

Projeto Tear- Papel Semente
site: www.projetotear.org.br
tel(011) 6409-2200

Autor:
Editora-Chefe: Vera Diegoli. Pauta: Marici Arruda. Edição de Texto: Mariene Pádua. Imagens: Marcelo Scano. Auxiliar de Câmera: Rafael Batista. Produtor:Maurício Lima. Supervisor Geral: Washington Novaes.

Fonte: http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=919

Ilustrações: Silvana Santos