Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
10/09/2018 (Nº 38) Editorial da 38ª Edição da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1170 
  
Revista Educacao Ambiental em Acao 38

Editorial – Dezembro/2011

 

“A vida é cheia e transbordante do novo. Mas é necessário esvaziar o velho para dar espaço à entrada do novo.” (Eileen Caddy)

 Educação Ambiental para transformação global.

 

Esta edição de final de ano da revista virtual Educação Ambiental em Ação está repleta de trabalhos que nos farão refletir sobre as ações que habitualmente praticamos, seja no trabalho, no convívio social, na família. O novo, por vezes, nos assusta de forma racional. Projetamos sempre conhecer o precedente. A ansiedade e a curiosidade nos levam a resistir às mudanças e assim nos acomodamos em situações frustrantes e fracassadas. Em outras situações somos surpreendidos com conflitos, com a necessidade de mudar, de tomar decisões sob pressão. Nestes momentos, os conhecimentos adquiridos através da EA são a chave para a escolha do caminho mais correto. São fatores limitantes entre a frustração e o sucesso.

A prática de EA sempre nos provê benéficas surpresas, nos promove amadurecimento lento e seguro e desta forma incorporamos os conhecimentos, absorvemos os sentimentos e nos preparamos para os dias futuros.

O novo sempre nos remete a transformações, a situações inusitadas, ao crescimento. Neste momento em que o ano de 2011 se encerra já nos perguntamos o que será 2012? Como irão acontecer as coisas em nossa vida? Procuramos respostas, nos sites de astrologia, nas revistas do mesmo gênero, mas todos, de forma geral, desejamos que tudo seja realizado  satisfatoriamente em nossas vidas, sem surpresas (novas), projetamos uma visão para cada situação e aguardamos que se realizem nossos desejos, esquecendo que as ações sofrem as reações das energias projetadas. Desejamos receber coisas boas, mas nem sempre agimos com energias positivas. 

Começamos esta edição final de 2011, projetando o “novo para 2012” em nossa Revista. Recebemos um NOVO COLABORADOR. Eu, particularmente, desejo para ele muita harmonia e luz, já que teremos muito trabalho para 2012.

Nós, equipe de Editores e Colaboradores desta Revista, esperamos que 2011 tenha sido um ano de aprendizado, de superação, mas principalmente transbordante de coisas novas,  que as teorias apocalípticas, sejam apenas um alerta, que Gaia sempre nos dê uma segunda chance, que 2011 se encerre com todas as interrogações transformadas em energias positivas para que  em 2012 estejamos abertos às novas e continuas mudanças.

Que os sentimentos de lealdade, amizade, integridade, solidariedade estejam entre os ingredientes principais das ceias, para que as mudanças globais que irão acontecer não nos causem impactos negativos, para que estejamos preparados para superar com serenidade e força cada dia do próximo ano.

Desejamos que todos os educadores ambientais estejam mais sensibilizados para enfrentar as mudanças e conflitos que se fizerem presentes no próximo ano. Que 2012 seja um ano de mudanças, de encerramentos, de nascimentos e de conscientização. Estaremos aqui aguardando, ansiosos, os novos trabalhos, experiências e eventos que sejam publicados na Revista. Que todos nossos amigos leitores, colaboradores, ao romper das luzes do novo ano, reflitam sobre seus desejos e metas e, em especial, agradeçamos a uma nova vida que chegou nesta família REVISTA EA EM AÇÃO. Neste final de ano o nosso menino Jesus se fez presente através da AMANDA.

Parabéns a todos nossos leitores, colaboradores e colegas, Feliz Natal e Ano Novo.    

Sandra Barbosa e Equipe da Educação Ambiental em Ação

Ilustrações: Silvana Santos