Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Plantas medicinais
19/09/2003 (Nº 4) No combate ao colesterol - Alimentos comuns que ajudam a reduzi-lo
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=117 
  

No combate ao colesterol – Alimentos comuns que ajudam a reduzi-lo

Azeite de Oliva

O azeite de oliva – e outros alimentos como nozes, abacates, óleo de amendoim – são ainda ricos numa espécie de gordura: a monoinsaturada. Acreditava-se que essa gordura não tivesse efeito sobre o teor de colesterol, depois se descobriu que o reduzia.

Pesquisas revelam que a dieta rica em gorduras monoinsaturadas reduz o teor de gorduras. Revelam também que há uma redução do LDL-colesterol (o mau colesterol) com preservação do HDL-colesterol (o colesterol bom).

Portanto, o ideal é empenhar-se numa dieta com baixo teor de gordura, mas complementada por 2 ou 3 colheres de sopa de azeite de oliva (uma quantidade equivalente a de outros alimentos ricos em gordura monoinsaturada), por dia. O importante é substituir as outras gorduras pelas monoinsaturadas e não apenas acrescentá-las à dieta.

Feijão

Nutritivo e barato, o feijão e certos legumes contém uma fibra hidrossolúvel chamada pectina, que circunda o colesterol e seus acompanhantes, e não os deixa entrar no organismo. Pesquisas demonstraram a eficácia do feijão na redução do colesterol. Em certo experimento, os homens que comiam 1 xícara e meia de feijão por dia mostraram a extraordinária redução de 20% em apenas três semanas.  

As pessoas deveriam acrescentar à dieta cerca de 6 gramas de fibras solúveis por dia. Por exemplo: uma xícara de feijão cozido. Não se preocupe com o tipo: feijão branco, feijão fradinho, lentilha, todos têm a capacidade de reduzir o colesterol.

Frutas

As frutas também reduzem o colesterol graças à pectina. Verificou-se que a pectina da toronja (grapefruit) – encontrada na casca e na polpa – reduzia o colesterol em 7,6% em oito semanas. Como 1% de redução do colesterol traz um declínio de 2% no risco de cardiopatia, isso já é considerado bastante significativo.  

Para se obter esse volume de pectina, é preciso comer 2 xícaras e meia de toronja por dia. Como pode ser um pouco difícil de engolir, a recomendação é de meia toronja no desjejum, uma maçã no almoço, uma laranja no jantar, por exemplo.

Aveia

O farelo de aveia ou a aveia em flocos parece reduzir o colesterol sérico como as frutas ricas em pectina. Numerosas pesquisas demonstraram, com efeito, que a aveia é tão eficaz quanto o feijão. Para assegurar as 6 gramas recomendadas de fibras solúveis ao dia, você pode comer ½ xícara de aveia cozida como cereal ou bolinho. Numa pesquisa feita na Califórnia, estudantes de medicina que comeram dois bolinhos de aveia ao dia, durante quatro semanas apresentaram uma redução de 5,3% do colesterol sérico total.

Embora tenha maior quantidade de fibras solúveis, a aveia também reduz o colesterol; quando a pessoa acrescenta 2/3 de xícara de aveia trilhada a uma dieta com baixo teor de gordura e de colesterol, o declínio deste no sangue é mais acentuado do que o do emprego isolado da dieta.

Alho

Há muito tempo os pesquisadores descobriram que grandes quantidade de alho cru são capazes de reduzir a gordura maléfica do sangue.

BARONE, D. et al. Guia Médico – Remédios e Tratamentos Caseiros. Rio de Janeiro: Parsons/Walton/Press. 2001. pp.93-98

Autora: Iahel Manon / Contatos: iaia1310@yahoo.com.br

 

Ilustrações: Silvana Santos