Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
19/09/2003 (Nº 4) MARKETING VERDE, a oportunidade para atender demandas da atual e futuras gerações
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=114 
  
Nova pagina 1

MARKETING VERDE, a oportunidade para atender demandas da atual e futuras gerações

 

Por Marilena Lino de Almeida Lavorato (*)

 

O destino da humanidade é o aprimoramento, e a vida em sociedade é um grande exercício para o desenvolvimento contínuo da espécie humana através da cidadania, do consumo, do trabalho, etc.

A atividade econômica mundial, baseada na produção de massa e no consumismo (mercado globalizado) acaba definindo e impondo estilos e comportamentos que interferem diretamente na qualidade de vida da população. Esta situação se expressa através das tendências e preferências de consumo. No caso dos grandes centros urbanos a questão qualidade de vida (determinada por fatores sócioambientais) é considerada uma demanda urgente.

Dentro deste cenário é que surgiu o chamado marketing verde, produtos e serviços direcionados a um segmento específico que valoriza e consome produtos ecologicamente corretos.  

Só para lembrar: Marketing  é uma função fundamental da empresa voltada para a identificação das necessidades, carências e valores de um mercado- alvo, visando a sua satisfação com rapidez, qualidade e eficiência. As principais ofensivas do mercado são: oferta X procura, descobertas tecnológicas, políticas protecionistas e alianças estratégicas.  

Considerando estas variáveis é que as estratégias são montadas para vencer a acirrada guerra de mercado que as empresas travam entre si na luta pela conquista e manutenção de clientes.  

NICHO VERDE

Do escambo a globalização, a essência da troca (moeda por um bem ou produto)  é a mesma: necessidades baseadas em valores e cultura definindo critérios de consumo e produção.

No caso do marketing verde, trata-se de um nicho (pequeno segmento da sociedade) crescente do mercado.

É considerado nicho porque é ainda incipiente o que determina baixo volume de produção e consumo, e é crescente, porque está dentro da necessidade urgente de melhores indicativos de qualidade de vida.  

A cultura da qualidade surgiu do mundo corporativo, mais especificamente na fabricação de bens e serviços, e invadiu nossas casas para determinar níveis de exigência de consumo.  

UMA EQUAÇÃO QUE NÃO FECHA:

O Nicho verde é um segmento específico do mercado que valoriza produtos e serviços ecologicamente corretos por conhecer, compreender e não aceitar as conseqüências das atividades extrativistas e  não sustentáveis que provocam o esgotamento de recursos naturais para as atuais e próximas gerações.

Nós seres humanos consumimos recursos naturais vitais renováveis (Ar, Água, Alimento) e não renováveis (petróleo, minerais, etc.). Tudo que consumimos vem da natureza, e no caso de bens e serviços na sua grande maioria são oriundos de recursos naturais não renováveis.

Como o sistema atual de produção e consumo em massa, a velocidade para o esgotamento é alta, o que significa um desequilíbrio na lei da oferta e da procura.

Não podemos esquecer que só podemos discutir qualidade de vida após termos assegurado as condições básicas para a própria vida no planeta. Tudo que colocar em risco a vida no planeta, não fará sentido algum para a qualidade de vida, pois a situação óbvia para demanda de qualidade de vida é a própria vida.

Vivemos uma equação que não se fecha: 1 planeta limitado fisicamente, uma população crescente (6 bilhões), um estilo de vida extrativista (recursos não renováveis) e poluidor (descartável) determinando um rápido esgotamento de tudo aquilo que nos proporciona vida (água, ar, solo, fauna e flora) e qualidade de vida (petróleo, minerais, energia, espaço, etc.). A possibilidade de extinção da vida vem nesta sequência: Primeiro são as plantas, depois os animais e depois o próprio homem é que sentirá os efeitos negativos da devastação e da poluição ambiental.

A humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Com isso, está avançando sobre os estoques naturais da Terra, comprometendo as gerações atuais e futuras segundo o Relatório Planeta Vivo 2002, elaborado pelo WWF e lançado em 2002 na Genebra.

De acordo com o relatório, o planeta tem 11,4 bilhões de hectares de terra e espaço marinho produtivos - ou 1,9 hectares de área produtiva per capita. Mas a humanidade está usando o equivalente a 13,7 bilhões de hectares para produzir os grãos, peixes e crustáceos, carne e derivados, água e energia que consome. Cada um dos 6 bilhões de habitantes da Terra, portanto, usa uma área de 2,3 hectares. Essa área é a Pegada Ecológica de cada um. O fator de maior peso na composição da Pegada Ecológica hoje é a energia, sobretudo nos países mais desenvolvidos.

No caso da metrópole Paulistana, o adensamento urbano (16 milhões de pessoas concentradas) consumindo (3,2 trilhões de litros d’agua/ dia)  e descartando (mais de 16 mil toneladas de lixo/dia), poluindo rios, solo e ar de uma área física de 8.051 km2 distribuídos em 39 municípios.

Dá para imaginar o resultado desta equação a médio e longo prazo, e assim definir critérios de consumo mais responsáveis e sustentáveis.

PIORES ACIDENTES ECOLÓGICOS DO SÉCULO  

Segundo o Programa do Meio Ambiente da ONU, os piores acidentes ecológicos tiveram inicio na 2ª metade do século passado após intensa atividade industrial

1959 – Minamata, Japão: Mercúrio é descarregado em canais de água: 400 mortos, 2000 feridos

1974: Flixborough, Reino Unido: Explosão de uma fábrica de produtos químicos: 23 mortos, 104 feridos.

1976: Seveso, Itália: Vazamento de dioxina, 193 feridos, 730 retirados do local

1978 – Manfredonia, Itália: Vazamento de Amonia de uma fábrica de produtos químicos – 10 mil retirados

1984: Bhopal, India: Vazamento de pesticida de fábrica. 2500 mortos, milhares de feridos, 200 mil retirados

1986 - Chernobil, Ucrânia: Vazamento energia radiotiva em teste mal sucedido sistema de resfriamento, 31 mortos, 100 mil pessoas removidas  

1989 – Alaska: Vazamento de 260 mil barris de óleo no mar - Petroleiro Exxon Valdez, 1800 klm comprometidos do ecossistema local  

E agora mais recentemente  tivemos  em 2002– Espanha, Galiza. Derramamento de 77 mil toneladas de crude no mar - Petroleiro Prestige, balanço provisório: 42 milhões de  euros prejuízo econômico

TENDÊNCIA VERDE

Segundo pesquisa (*) realizada na Europa, os países que mais valorizam produtos ecologicamente corretos são: Espanha  (83%), Rússia  (76%) e Alemanha  (73%).

O mercado verde ainda é jovem. Portanto apresenta características diferenciadas em relação aos mercados maduros:

•Mercado jovem: Baixa  Concorrência, Alto investimento de penetração (construção da cultura de consumo), Baixo volume de consumo, Faturamento baixo  

•Mercado Maduro: Alta Concorrência, Investimentos de manutenção de imagem, Alto volume de consumo, Faturamento Alto.

Nesta grande teia social definem-se: crescimentos econômicos, oportunidades de mercado, produtos melhores, Consumidores mais  responsáveis.

A FUNDAMENTAÇÃO DO MKT VERDE:

Lei da Oferta e da Procura: Vivemos num modelo econômico que acelera o esgotamento de recursos naturais vitais e não vitais:

·        Produção extrativista (matéria prima) X Recursos Naturais finitos

  • Produção Massa (alta produção de resíduos) X Recursos Naturais Contaminados (poluição)
  • Consumo Massa  (Alta Produção descarte)  X Espaços reduzidos (volume de lixo)

Leis Protecionistas: As leis são determinadas pela sociedade segundo suas necessidades e valores. No caso do meio ambiente desde 1992 (ECO 92) o mundo está atento e interessado. Vários outros encontros, debates e acordos mundiais tem se estabelecidos. Como exemplo temos o protocolo de Kyoto que determina índices de redução na emissão de CO2 na atmosfera. Este posicionamento global de preservação ambiental se traduz em incentivo à adoção de novos hábitos de produção e consumo. A legislação, as políticas de importação, campanhas e procedimentos incentivando e impondo a mudança de mentalidade (VALORES).  

Inovações Tecnológicas: Por outro lado, acesso a tecnologias mais limpas e a própria tecnologia de informação e difusão de conhecimentos  agilizam processos e mudanças de hábitos e atitudes. Hoje, já se reconhece a  receptividade da atual geração por uma nova ordem de consumo. 

NOVOS MERCADOS:

O nicho verde trabalha com tendências atuais e futuras, com novos hábitos de consumo, novos produtos e novos mercados.

Cada Geração avança 1 passo em comparação a anterior. Nos próximos 20 anos teremos decisões mais precisas, escolhas mais responsáveis.

Hoje já temos nas prateleiras opções de produtos ecológicos como o alimento orgânico, produtos reciclados, carros menos poluidores, equipamentos elétricos com menor consumo de energia, detergentes biodegradáveis, serviços de coleta seletiva de lixo, etc.

O marketing verde é também um up grade da relação empresa X mercado na medida que aprimora a relação da empresa X consumidor, empresa X comunidade, empresa X meio ambiente.

A partir do momento que temos como pré requisito a questão: custo X benefício, fatores tangíveis como qualidade, preço, conveniência devem estar resolvidos, e o diferencial ficar por conta do intangível: DESEJO de pertencer a uma tribo, de consumir sem remorsos, de fazer parte de um processo que melhora as condições de vida em sociedade (que volta para o individuo), de responsabilidade social, de proteção ao meio ambiente, enfim de aprimoramento da qualidade humana na pratica compulsória do consumo.

CONSUMO RESPONSÁVEL:

Destacamos a frase do Chefe Indígena de Seatle: A terra não pertence ao homem. O homem é que pertence a Terra (*).

Fazemos parte do ecossistema com uma participação muita pequena (somos uma das espécies) porém com grande poder de interferência positiva e/ou negativa. 

A espécie humana se auto-proclamou a vida inteligente do Planeta. 

E já que nosso destino é o aprimoramento, não podemos e nem queremos deixar como marca registrada da interferência humana no planeta, o lixo e a poluição.

E assim sendo, a partir de uma percepção maior do consumidor traduzido em atitude crítica no momento da compra, em muito contribuirá para acelerar investimentos em tecnologias limpas, produtos e posicionamentos ecológicamente corretos e responsáveis , permitindo assim, os ajustes necessários para a conquista e manutenção de melhores índices de qualidade de vida, baseado na sustentabilidade dos sistemas natural e econômico.

VIVA O CONSUMO RESPONSÁVEL.

(*)Fontes : Ottman, Jacquelyn A. Marketing Verde- Makron Books e Programa de Meio Ambiente da ONU

(*)  Marilena Lino de Almeida Lavorato:  Publicitária (PUCC), Pós graduada em Gestão Ambiental (IETEC), em Marketing (ESPM), em Globalização e Cultura (EPGSP-SP), em Gestão Estratégica de Negócios (FGV). Mais de 20 anos de experiência na condução de equipes multidisciplinares, parcerias estratégicas, e novos negócios de grandes empresas. Por 9 anos, foi responsável pelas Casas do Professor e Novos Negócios da Editora Scipione (líder de mercado na produção de conteúdo didático/paradidático para ensino fundamental e médio). Criou e desenvolveu diversas ações macroeducativas na temática ambiental para mercados público e privado. Diretora Executiva da MAIS PROJETOS Sócio-Ambiental e Fundadora/Coordenadora do GMGA- Grupo Multidisciplinar de Gestão Ambiental da APARH (Associação Paulista de Administradores de Recursos Humanos).

Nova pagina 1

Contatos com a autora: maisprojetos@maisprojetos.com.br

 

Ilustrações: Silvana Santos