Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Entrevistas
19/09/2003 (Nº 4) Entrevista: Élio Müller e a Confraria Coruja da Figueira
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=110 
  

Entrevista:

Élio Müller e a Confraria Coruja da Figueira

Nosso entrevistado é uma pessoa muito especial e dedicada às questões ambientais. Élio Müller é o fundador da Confraria Coruja da Figueira que desenvolve um trabalho de divulgação das questões ambientais, como também busca reunir pessoas que têm afinidade na área de Meio Ambiente e/ou Educação Ambiental. Vamos conhecer um pouco mais o trabalho dele.

- Élio, como surgiu o interesse pelas questões ambientais? Conte-nos um pouco de sua história.

Nos anos 70 tivemos a felicidade de conhecer o Professor JOSÉ LUTZENBERGER, o eterno Presidente da AGAPAN, que foi o nosso mentor nas questões ambientais e para a defesa do meio ambiente. JOSÉ LUTZENBERGER foi, certamente, um dos maiores defensores da natureza, que até hoje conhecemos. Um verdadeiro lutador e guerreiro ambientalista e conhecedor profundo dos nossos problemas ambientais, não só em solo riograndense, porém no Brasil e em questões de amplitude mundial. Muito devemos a este homem. Por isto, para início de conversa, nossa singela homenagem póstuma, pois, lamentavelmente o Criador, e Senhor da Eternidade, precisou dele e o buscou no dia 14 de maio de 2002.

Foto do ambientalista gaúcho JOSÉ LUTZENBERGER, conhecido e respeitado mundialmente por suas lutas conservacionistas, iniciadas na década de 70, vendo-se ao centro o professor físico atômico e teórico de sistemas Fritjoff Capra, pioneiro da Alfabetização Ecológica.

- Como surgiu a idéia de fundar a Confraria Coruja da Figueira e como é o seu funcionamento?

A idéia da “Confraria Coruja da Figueira” surgiu no Vale do Rio Três Forquilhas, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul de forma bastante despretensiosa e aos poucos. O plano original fora de organizar, há quase 30 anos, apenas um grupo local para promover o cuidado pelas águas do Rio Três Forquilhas e pela natureza quase paradisíaca, onde vivia e ainda vive uma população sofrida (analfabetismo acentuado, agricultura rudimentar e predatória, agricultores empobrecidos, de minifúndio, vivendo num vale de terras muito férteis). Fundamos nos anos 70 a Associação para o Desenvolvimento de Itati (ADITA) e o Centro de Assistência Rural de Itati (CARI). Fracassamos, sem eco para as iniciativas. Porém em nosso “Sítio da Figueira”, em Itati – RS se pode ver uma centenária figueira , onde mora um casal de corujas, que deram origem ao nome da Confraria e que passaram a ser um símbolo e uma bandeira inconfundível para a causa abraçada. A Confraria somente se consolidou ao criarmos em 2001, pela Internet, um grupo ou comunidade virtual, aberto (sem nenhuma regra rígida, para o ingresso). Portanto, a Confraria, como hoje a conhecemos, na verdade surgiu somente em 2001, graças aos recursos da Internet.

- Qual é a principal meta da Confraria Coruja da Figueira?

A meta da Confraria Coruja da Figueira continua sendo despretensiosa. Visa unicamente aproximar pessoas com afinidade para a causa da educação ambiental. Os integrantes recebem, todos, o mesmo status de gerentes, com poderes para interagir e para dar o rumo para as discussões e troca de idéias. Hoje, o grupo é integrado por gente desde a Amazônia até os Pampas Gaúchos e desde o Pantanal até o Nordeste Brasileiro. A Confraria tem o tamanho do Brasil. A preferência dos integrantes, pelo que se constata, é mais pela divulgação e não tanto pela discussão de idéias e mais pelo alerta para os problemas ambientais.

- Qual a importância da Internet para as questões ambientais? Em que sentido você acha que a Internet pode servir para minimizar os problemas ambientais?

A Internet revelou-se um instrumento de extraordinário valor para servir no propósito de minimizar os problemas ambientais. Podemos encontrar uma rica variedade de opções de busca, sobre as mais diferentes questões ambientais. Existem páginas pessoais, de órgãos governamentais, de ONGs e de grupos de interesse específico, que podem ser consultados por todo o público interessado. A Internet tira toda e qualquer desculpa dos cidadãos e cidadãs, de não saber o que fazer ou como fazer a defesa do nosso meio ambiente. A Internet democratiza informações e as torna acessíveis ao público em geral.

- Como fazer para participar do grupo?

A Confraria Coruja da Figueira teve seu maior desenvolvimento por ocasião do Curso de Educação Ambiental à Distância (CEAD), promovido , em 2001, pelo Ministério do Meio Ambiente e Universidade de Brasília, quando muitos cursistas ingressaram no grupo, para debater as questões levantadas pelo Curso. Entretanto, o grupo não ficou fechado para educadores ambientais. Toda e qualquer pessoa interessada sempre pode participar, seja para divulgar idéias, para dar alerta para problemas ambientais ou simplesmente para ver o que se passa no grupo, apenas recebendo mensagens. Basta acessar a página principal do grupo e fazer a inscrição, sem nenhum compromisso seja de ordem financeira, ideológica, de crença ou de partido político.

- Deixe uma mensagem aos leitores e leitoras da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação.

Queremos parabenizar os editores da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação que aí estão como vanguardeiros, na utilização dos modernos recursos oferecidos pela Internet. O papel desta Revista, sem dúvida, é relevante e está ajudando a traçar rumos para o trabalho no campo da Educação Ambiental e para a formação de uma clara consciência , de compromisso coletivo e individual, para com o futuro da Terra.

Agradecemos sua colaboração e aproveitamos para parabenizar esta iniciativa que em muito tem contribuído para uma mudança de postura e para a conscientização das pessoas que acessam a internet!

Para saber mais, o endereço da Confraria Coruja da Figueira é: http://groups.msn.com/ConfrariaCorujadaFigueira/


Entrevista realizada por Solange Guimarães e Berenice Gehlen Adams

Ilustrações: Silvana Santos